A extraordinária terra das árvores coloridas

Amanhece o dia nas terras distantes do hemisfério norte. O sol toca suavemente as folhas das árvores. E a natureza, com admirável maestria, vai revelando sua arte… É outono por aqui, mas os primeiros raios da manhã já revelam as belíssímas  cores de uma linda paisagem…

Nossos olhos se encantam e mal acreditam naquela beleza tão exótica e colorida… E enquanto caminhamos por ruas e alamedas forradas por incontáveis folhas, desfilam diante de nós, majestosas árvores que parecem puro sonho… Estamos agora no estado norte-americano do Maine,  fronteira do Canadá, terra  de extraordinária beleza natural e desconhecida para muitos brasileiros…

E como se a mãe natureza fosse tomada por um espírito de um grande pintor, resplandecem por todo o lugar árvores vestidas em vários tons de verdes, vermelhos, amarelos e marrons, e o céu bem azul completa o cenário mágico desta estação tão especial nestas latitudes… Aqui, o outono parece mesmo fruto de uma grande magia!

Mas a minha alma brasileira, criada nas paisagens exuberantes e sempre verdes deste nosso clima tropical, custa a acreditar no que vê… Será que estamos em um outro planeta ou tudo é apenas um belo sonho trazido pela brisa fria desse litoral estrangeiro?

E enquanto seguimos a nossa doce jornada, viajando por estas terras admiráveis e acompanhando os contornos desta costa infindável, cidadezinhas saídas de algum filme ou conto de fadas, vão surgindo aos nossos olhos… E entre pequenas baías de águas tranquilas e geladas, onde barcos e veleiros descansam de suas aventuras no mar bravio,casinhas brancas de madeira e belas igrejas nos trazem novamente aquela sensação de sonho… Será que estamos mesmo sonhando acordados?

Olho para o chão, e até neste momento, me surpreendo, ao ver o seu incrível tapete de velhas e coloridas folhas de árvores… Cada uma delas parece nos contar estórias de um ano inteiro, de dias de muita chuva,mas também de muito sol… Poema da natureza escrito pelo vento!

E estar bem ali,  no meio de tantas folhas e de tantas estórias, me emocionou demais… E descansar sobre este rústico e maravilhoso tapete da natureza, debaixo da imensidão de coloridas copas das árvores, me lembrou de como somos pequenos diante da extraordinária força que rege todo o universo… E agradeci à Deus por aquele momento tão especial e pela oportunidade de estarmos neste precioso lugar… Sentia que estávamos tão longe de casa, mas tão perto do coração da terra…

Porque os mistérios da natureza são mesmo assim… E por mais que nós, seres humanos, mergulhemos em busca dos segredos dos átomos e das estrelas, a magnitude da presença de uma inimaginável força do universo, jamais poderá ser explicada… Ela está por todo o lugar… Em todas as latitudes, em todas as estações, e por todos os mares e continentes… E há lugares preciosos, que você simplesmente sente que são sagrados, onde a natureza nos toca de modo mágico e nos emociona com sua majestosa presença.

Agora, de volta à casa, no aconchego do nosso cantinho carioca, mas muito distantes destas sagradas árvores,fico daqui refletindo sobre estas coisas… Recordando destes lugares encantados por onde estivemos, onde as mãos mágicas do outono pintam as folhas das árvores e nos enviam mensagens da mais bela esperança…

Mensagens que falam do fluir natural da própria vida e das estações que se sucedem ao longo de nossa existência…

Pois mesmo no cair destas mágicas folhas, há o sinal da beleza e da grandiosidade da vida, que se renova e se completa em ciclos definidos…

E seja no outono,no inverno,no verão ou na primavera, no nosso mundo tropical ou nas terras de clima temperado ao norte,a natureza sempre nos acena com a possibilidade de recomeçar e tentar ser feliz de novo… À cada singelo e sagrado dia…

Para isso, nem é preciso ir para tão longe…

Nem é preciso que seja um inspirador outono colorido…

Talvez, basta apenas relaxar e respirar fundo e mais devagar… Ou mesmo abraçar com carinho, uma criança ou uma de nossas brasileiras árvores, e escutar o vento…  Ouvir as estórias muito antigas que a natureza, com sua milenar sabedoria, quer nos contar…

Meu abraço carinhoso e colorido no coração de todos!!!!!

Teresa

19 comentários em “A extraordinária terra das árvores coloridas

  1. AMO SEU BLOG!!!! ESTAVA COM SAUDADES DE SUAS POSTAGENS! OLHO TODOS OS DIAS PARA VER AS NOVIDADES QUE SÓ VOCE SABE COMPARTILHAR…BEIJOS

  2. Teresa, como escreve (e fotografa) bem!
    Cheguei aqui por puro acaso e só posso tecer elogios.
    Gostaria de se sua seguidora, porém, não encontrei o painel de seguidores.
    esclareça-me, por favor.
    Beijo da Nina

  3. Amiga, que saudades!!!!Estou encantada com as fotos, lindíssimas! Eu me conheço, em um lugar assim eu ficaria muito emocionada tbm…obrigada por compartilhar essa preciosidade.Beijoss doce amiga.

  4. Que sonho, Teresa! Saudades de ti amiga. Fico feliz quando você compartilha tanta beleza… que outono mágico!!! Estás linda nas fotos, estou simplesmente encantada com tanta sabedoria… tu tens alma de escritora e fotografa tão bem, quando leio seus posts, sinto-me em perfeita harmonia com a natureza!!! Beijos doce pra essa família linda e continue a nos presentear com estórias de lugares tããããão distantes…

    • Teresa,
      Fico feliz por saber da sua felicidade. Que lugar maravilhoso, hein!? Sempre gostei de ver paisagens assim. Aproveite bastante e depois nos presentei com mais fotos.

  5. Oi Teresa! Que magnifico! adorei imenso a postagem, e gostei muito de ver as imagens lindas de cor de ouro destas arvores gringas!

    Aqui na minha cidade tem algumas árvores em um canteiro perto do centro que estão com a parte de cima da copa toda num rosa choque lindo, mais este tom pelo que pude observar são das folhas que estão nascendo e não das que estão caindo, achei muito legal, todo reparo e nunca tiro foto por estar desprovido de maquina quando o onibus passa rapido pelo local onde estão, tenho que tomar coragem de ir do centro ate la apé para fotografar estas lindas e belas árvores! um abraço minha amiga!

    essa foto de vc escorada na arvore de folhas amarelas esta perfeita!

  6. A beleza e o colorido dessas árvores,encanta…é realmente mágico!
    Lindo post amiga, texto e imagens belíssimas…amei!
    Tenha uma ótima noite!
    bjus!

  7. Oi Amor,
    Elogiar sua postagem seria redundancia e suspeito de minha parte. Quero dizer que foi maravilhoso apreciar toda esta beleza a teu lado, e embora todo este cenario seja de outono, gostaria que voce soubesse que a tua existencia faz da minha vida uma eterna primavera. Como diz a bela canção francesa:
    “Et si tu n’existais pas
    Dis-moi pourquoi j’existarais…”
    Agradeço a Deus pela sua existencia e poder compartilhar contigo a jornada da vida.
    Te amo muito querida.
    Wesley.

  8. Oi, Teresa:

    As árvores são maravilhas dessa Natureza encantada do nosso magnífico planeta Terra !!!
    Adoro essas árvores do Hemisfério Norte, com suas folhas tão coloridas e belas ! Imagino a emoção de caminhar por lugares tão bonitos…

    Bom que v. colocou essas fotos aqui para que eu possa fazer essa viagem virtual pelas terras lindas lá de cima !
    Beijo

    • Oi Tereza amamos seu blog, meu filho ficou maravilhado com as folhas de outono, e eu
      fiquei apaixonada por tudo.
      Tentamos te seguir mais não achamos como, se tiver jeito dá um alô.
      Ah! E obrigada pela sua visita em nosso blog e fique a vontade para usar os enfeites e obrigada por nos divulgar com nosso link.

      Um grande abraço.

  9. Teresa, querida!

    Menina, que imagens!
    Eu eu amo o outono europeu. Ele é a estação que mais me toca. Sei que ele é o prenúncio de um longo inverno, mas é esplêndido e lindo. Mesmo depois de tanto tempo vivendo no hemidfério norte, todos os anos me surpreende novamente com as cores dessa estação.

    Parabéns pelo texto perfeita, poética e sempre enmcantadora. És escritora, sabes né?
    E eu sou sua Fã!
    Pelo comentário lá no castelo… Ah, que maravilhoso!
    Obrigada por tanto carinho!

    Beijo no coração

  10. Amiga!
    Todas as vezes que escrevo para você é um momento especial para mim.
    Procuro então deixar uma mensagem carinhosa e especial. No comentário acima há erros… Que pena. Fico triste quando isto acontece. Mas veio do coração.
    Teresa, tive que procurar a senha novamente.
    Encontrei-a hoje.
    Por isto demorei!
    Perdoe!
    Abraço forte!

  11. Florzinha querida, estou aqui quase sem respirar, que mágico… que saudades de você, Te procurei todos os dias anciosa pelas suas postagens, mas como valeu esperar. Não tenho palavras para tudo o que eu sinto diante disso, só posso lhe agradecer por compartilhar conosco esse momento lindo. Parabéns. Desejo a você uma semana de muita paz. Até breve…

  12. A minha sobrinha caçula esteve no outono no Hyde Park, Londres, e tem algumas fotos deitado no chão coberto de folhas iguais a sua 5a fotografia! Eu sempre fui apaixonada por esta estação justamente por adorar ver estas cores deslumbrantes.

    Beijos

  13. Teresa,
    que post lindo! E que privilégio, menina, sentar-se num dapete daqueles! Bênção de Deus! Assim como a percepção de que talvez baste relaxar e respirar fundo e mais devagar… ou… ou…
    Belo texto, lindas fotos!
    Bjo&Carinho,
    Jussara

  14. Adorei essas árvores lindas.!!!! você sabe me dizer o nome delas? Será que elas podem ser cultivadas no brasil também? beijos

  15. Parabéns pelo excelente e colorido trabalho. Estou preparando uma sugestão para embelezar nossa futura praça ampliada, coração de nossa querida RAINHA da SERRA catarinense.

  16. Lindo! Seria um sonho conhecer esse lugar e se encantar com as maravilhas dessas arvores coloridas. Suas cores amarelo, laranjado, vermelho me encanta e quando bate o sol, as folhas ficam mais lindas. Verão me ilumina mas o outono, primavera e o inverno me encanta e a natureza fica mais bonita e chovendo com sol no outono é observar que Deus é perfeito. Lindo texto..

  17. Que lindo texto, encheu meu coração de paz, e realmente me fez sentir como se estivesse lá. Obrigada por essa narrativa tão envolvente, me encantei, lindas palavras, lindas paisagens. Um sonho! Espero um dia ter o prazer de visitar tais lugares.😍

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

