Preciosos beija-flores

Numa terna e fresca manhãzinha ensolarada,aqui no nosso cantinho carioca, acordo com aquele bichinho lindo me chamando da janela: Um pequenino beija-flor encantado!

Despeço-me do meu filho maior, que cedo vai pra escola, e corro pra dentro da casa,em busca da nossa fiel companheira, a máquina fotográfica.

Retorno o mais breve possível ao quintal, com os olhos atentos, à procura daquele ser tão pequeno e alado que cedinho me havia alegrado… Mas onde será que ele estava agora?

Mas resolvo me esquecer por uns minutos daquele belo passarinho e vou lá conversar e dar um pouco de atenção às minhas plantas queridas… O sol já se mostrava quente, bem antes das 8 horas,  anunciando mais um dia de muito calor…

E qual não foi a minha surpresa, num simples giro de visão, encontrá-lo então bem ali à minha frente…Pousado tranquilamente num galho fino do nosso bouganvílie…Uma visão simplesmente mágica de um beija-flor!

Conto aqui este momento com emoção, pois já fazem mais de 10 anos que tento fotografar esta delicada avezinha aqui no nosso quintal… Uma missão pra nós já quase impossível, uma vez que estes beija-flores que nos visitam e até moram por aqui, sejam criaturinhas muito rápidas e desconfiadas, que raramente nos proporcionam estes momentos de puro relaxamento… Ou seja, conseguir tirar uma fotografia de um deles em repouso é praticamente uma preciosa dádiva!

Imaginem então, a minha alegria, naquela iluminada manhã, em vê-lo ali, gracioso e solitário, bem paradinho naquele galho, como se desde cedo ele tivesse me chamado para fotografá-lo… Um verdadeiro “top model” da natureza!

E foram tantos “clics” na máquina fotográfica…Não podia deixar escapar esse raro momento…

Beija-flores são mesmo como pequeninas e frágeis jóias do nosso mundo natural…Verdadeiras obras-primas de Deus!

E quem de nós não se emociona e nem se encanta, diante de sua presença surpreendente, que risca o espaço reluzindo suas asas cor de puro sonho?

Beija-flores também têm muitos nomes, “colibri” e “guanambi” são alguns deles. Originários do continente americano, podem ser encontrados em muitos ambientes,desde o gelado Alasca até o finalzinho da América do Sul,em plena Terra do Fogo. Mas sem dúvida, habitam em maior diversidade e número, as terras mais quentes de clima tropical e subtropical, sendo que o Brasil e o Equador são seus territórios favoritos…Ganham longe na diversidade dessas pequenas aves!

Todos os beija-flores são reconhecidos por serem aves de tamanho bem reduzido, bico muito longo e uma língua bifurcada e extensível… Características que demonstram seu hábito alimentar principal: Sugar o néctar das flores!

E para se alimentar, preferem sempre as flores mais longas (de forma tubular) e de cores bem vistosas ( gostam muito de flores mais avermelhadas e bem coloridas, embora também apreciem algumas flores brancas e azuladas). Aqui em nosso quintal, eles parecem se deliciar com as florescências de nossas helicônias, muito chamativas e repletas de um néctar abundante… Deve ser mesmo um saboroso “banquete” pra eles,pois as visitam frequentemente…

Com seus vôos extremamente rápidos e movimentos muito ágeis, eles sempre nos enchem com um sentimento de poesia e encantamento… São também as únicas aves do mundo que podem se movimentar em “marcha-ré” e permanecerem voando “imóveis” no ar… Nos oferecendo um “ballet” de rara e genuína graciosidade!

Existem até alguns pequeninos beija-flores que incrivelmente batem suas asas na velocidade estonteante de 70 à 80 vezes por segundo… Totalmente surpreendente!

Aves de delicada aparência e com plumagem de um colorido metálico brilhante,os beija-flores parecem mesmo como admiráveis pinturas vivas que a natureza nos presenteia ao longo de nosso caminho…

E pra mim, nestes dias de primavera, eles são mesmo como preciosos e delicados milagres, que iluminam e adoçam o nosso urbano cotidiano… Uma mensagem delicada de esperança aos nossos coração humanos…

E pra vocês, que por aqui gentilmente me acompanham, nesta minha pequena estória de beija-flores  e preciosos milagres urbanos, envio o meu carinhoso abraço e a alegria festiva da primavera, nesta formosa flor de “amarilis” que desabrochou aqui no nosso jardim suavemente encantado…

Beijo grande dos lindos colibris do nosso quintal!!!!

11 comentários em “Preciosos beija-flores

  1. Olá!

    É um dos passarinhos mais encantadores. Ele é tao delicado, a penugem mais parece um veludinho! Nao me canso de observa-los: as cores, como são rapidos, o toque delicado dos bicos nas flores. Uma perfeição!

    Bjs e otimo domingo.

  2. Uma dádiva de Deus mesmo, Teresa! Encontrar um beija flor assim, relaxadinho num galho é coisa muito rara de se ver, quanto mais fotografar…eu amo ver esses pequenos seres da natureza!…bjossss

  3. Teresa,sencibilidade sem tamanho a sua em fotografar com tanto carinho essa maravilha. Compartilhar conosco isso tudo é sem igual, faz de você dentre os humanos um colibri, fazendo a sua parte para melhorar o nosso lindo mundo, tocando o coração das pessoas para os pequenos detalhes da vida onde encontramos a verdadeira felicidade.

  4. Oi Tereza , que lindinho e tu conseguiu imagem bem de pertinho
    aqui temos muitos também, mas estão meio assustados com os movimentos e barulhos das costruções, tenho uma garrafa térmica branca com uma enorme flor vermelha, estava em cima da mesa pois eu e marido estavamos tomando chimarrão ,veio o beija flor e bateu o bico com tudo na garrafa …foi muito rápido, outra vez um veio e ficou bem de cara comigo pensei que ia furar meu olho….e o filhotinho, nem espera eu pendurar a água e vem tomar na minha mão
    eu me sinto no céu, pois sabemos que são bem ariscos!
    hoje fui pra lá , nossa estou muito cansada de ir e vir, muito trabalho ainda!!!
    tivemos que tirar duas árvores, me doeeu o coração!
    linda cor do seu amarilís, o mu é bem vinho!
    uma linda semana!
    abraços amiga!!!

  5. Oi Teresa boa noite! vim apreciar seus beija-flores 🙂 por aqui em volta de casa ate que os vejo com frequência, e realmente são incríveis, é sempre estonteante imaginar tantas vezes que suas assas batem por segundo.. eu sempre fico com muita dó dos beija flores pois deve ser muito difícil achar comida em meio a cidade, não é todo dia que se acha flores… mais não sei se estou enganado mais acho que beija flores também comem aranhas, será?!.. a sua imagem 3 ficou lindíssima!!

  6. Teresa,

    Isso é quase um milagre. Fotografar um beija-flor em repouso, é realmente extraordinário.
    Imagino a sua emoção. Eu fico tremendo quando consigo fotografar um pardal, imagine um desses.
    Você esperou 10 anos, mas valeu a pena.
    Aqui não tem beija-flor. Acho que a NZ seria ainda mais linda se eles viessem pra cá. Mas, o clima, é frio pra eles..
    As flores são lindas também, e essa fotografia foi um presente de Deus pra você e pra todos nós.

    Um lindo e abençoado dia. Beijos

  7. Oi Teresa, eu tb ando tentando fotografar algum deles que sempre estão por aqui e ainda não consegui, infelizmente, imagino a suia alegria… adorei o post
    Bjs!!!!!

  8. Oi Tereza,

    Que lindo post, querida, no meu blog também fiz um post sobre os beija-flores que vem na minha janela, mesmo morando numa cidade grande e em apartamento, eles chegam realmente cedo, pedindo água se o bebedouro estiver vazio. Gostam de marcar território, pois eles espantam os pardais que disputam a água com eles.
    Você é uma poeta e tem uma sensibilidade aguçada, pois só uma pessoa sensível para escrever de maneira tão linda sobre a natureza. Adorei!
    Bjs no coração

  9. Boa noite amiga querida ,a foto ficou perfeita,linda, linda é muito dificil fotografar um beija flor já tentei várias vezes nunca consegui ,são mais rápidos que eu rsrs,beijos e um abraço carinhoso pra ti querida

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

