Presentes da primavera

Dias primaveris, mornos e ensolarados, nesta nossa querida cidade maravilhosa… E quem há de negar, agora já em outubro, que as cores e formas de uma radiante primavera estão alegremente se espalhando por aqui?

E basta a gente andar por aí, com a mente descontraída,percorrendo as ruas desta imensa e colorida cidade, para com o olhar bem atento,  descobrir, em meio as calçadas, esquinas e quintais, os belos presentes que a nossa primavera carioca tem pra nos oferecer… E eles, com certeza, são bem mais do que a nossa imaginação pode conceber!

Esta semana mesmo, indo levar o meu menorzinho à escola, deparo-me com este maravilhoso milagre da natureza: Um ipê branco, que já havia se enchido com tantas flores à bem pouco tempo,em pleno setembro, nos surpreende, florescendo novamente nestes dias de outubro pela segunda vez! Uma verdadeira dádiva da natureza de arrebatadora beleza! Impossível pra mim, não parar pra assistir à este deslumbrante espetáculo de tantas flores e delicada poesia… Um lindo sonho em milhares de pétalas brancas !

E alheio ao trânsito pesado e insensível de carros dos humanos, eis que este nobre ipê se mantém majestoso e sereno, mesmo espremido entre os limites da calçada e o solo da pequenina praça, como se estivesse num raro oásis no meio da nossa agitação tão urbana…

E a delicadeza de suas belas e incontáveis flores, sempre emociona o olhar daqueles que reparam na beleza imensa, contida em cada flor branca de  essência rosada! Pena dos olhos que enxergam e mesmo assim, não conseguem vê-la…

Seguindo adiante, num breve passeio por esse bairro onde moramos, são tantas cores e delicadezas de folhas, árvores e flores, que nos emocionamos a cada instante, com a admirável força e maestria destes seres do reino botânico…

E derramando-se, em cima de muros altos ou baixos, contrastando com a frieza do cimento ou das pedras, incontáveis bougavílies nos aparecem, iluminando e enfeitando o nosso caminho… E são tantos e de tão variadas cores, que é simplesmente injusto dizer qual é o mais bonito… Uma verdadeira festa de cores que vão do laranja,passam pelos tons de rosa aos vermelhos mais intensos!

Paramos também para apreciar as flores miúdas, bonitas e singelas,que crescem corajosas entre as rachaduras das calçadas e dos muros, evidenciando a própria vida que desafia os obstáculos do espaço e às intempéries do tempo… E também nos admiramos com aquelas de aparência mais vigorosas e exóticas, como as chamadas “saias brancas” ou “trombetas de anjos”, cujos arbustos nos chamam logo a atenção, pela generosa quantidade de suas flores grandes, em forma de graciosas trombetas brancas… Lembram,com certeza, uma suave sinfonia de paz…

Mas é também aqui, no sossego de nossa própria casa, o lugar onde podemos encontrar mais outros delicados presentes dessa nossa incrível natureza brasileira…

E entre tantos belos presentes, deste nosso pequeno e rústico jardim, posso dizer que este ano me surpreendi demais  com as nossas amadas flores de maio!  Pois contrariando o desempenho de outros anos passados, essas nossas admiráveis cactáceas, nos brindaram alegremente com suas florações extras e fora de época, nos emocionando  com a abertura de cada maravilhosa flor…

Primeiro, nos deram mais flores as “cor de rosa”, depois vieram as “laranjadas” e as “avermelhadas”… Pequeninas jóias deste nosso quintal!

Ainda, estes dias de outubro,vieram mais as adoráveis flores de maio amarelas, cuja doçura e suavidade conquistou os nossos corações…Lindas demais!

E pela quantidade dos brotos, ainda há tantos “presentinhos” de primavera para abrir! (Rs…)

Contudo, o presente primaveril que foi a “estrela ” desta semana, veio mesmo do quintal de um de nossos vizinhos laterais…

Então, num belo dia, ao abrir as portas do nosso quarto, que dá para o terreno ao lado, meus olhos encontram esta verdadeira “pintura” da natureza: O ipê amarelo já repleto de milhares de flores!  E a paisagem do nosso quarto transbordou da mais pura e iluminada poesia… Todos presentes maravilhosos de Deus para nós, filhos dos homens!

Então, minha gente querida, meu pensamento de hoje é que possamos agradecer a cada dia,por cada um destes presentes tão preciosos, cuja beleza muitas vezes nem reparamos, e que possamos estar sempre atentos à grandiosidade da vida, que há em cada dádiva da natureza,patrimônio de todos nós, seres humanos…

Meu abraço imenso e repleto de iluminadas flores para todos vocês!!!!!

Teresa

Anúncios

13 comentários em “Presentes da primavera

  1. Oi Teresa bom dia de domingo!

    quer coisa melhor que sair a rua e admirar a beleza das flores?!!! que delicia! e o ipê branco e amarelo são os dois que mais acho lindos! e esse dai florir pela segunda vez é mais que um presente!

  2. Good Morning Teresa, What beautiful colours surround your life. The pink and white of the Ipe are stunning. This is a tree I do not know. The colours of the bougainvillea were just beautiful and I loved the Trumpets of Angels. The cactus which you grow in your garden we call a Christmas Cactus, we grow these in our houses as it is too cold for the plant to be outside and the flowers arrive in time for Christmas. Thank you for such of wonderful tour. Best Wishes Daphne

  3. Oi amiga,
    Devemos sim agradecer por esse maravilhoso milagre que a natureza nos presenteia. Amei o seu post, as imagens são belíssimas…fiquei encantada com as flores do ipê branco, nunca as tinha visto de perto,são muito lindas!
    Tenha um lindo domingo!
    bjus!
    yves

  4. Que delícia de presente amiga! Essa beleza e singeleza das flores, da primavera, não tem preço!
    Lindas imagens dos recantos do seu bairro e do seu jardim!
    Bjsss e uma ótima semana!

  5. LIndo tudo!!!!!!!!!!!
    Me encanta “ouvir” suas postagens.
    Tá realmente lindos os ipês floridos por cá tbm.
    Bjs e mais bjs.

  6. Todas as fotos são lindas, mas a que tem a cerca de bambu me encantou pela simplicidade…
    Você consegue mostrar um rio que nem na imaginação mais fértil seria possível de se encontrar tendo em vista o que se divulga sobre a cidade. Parabéns! E um viva às flores!

  7. Oi Teresa! Que lindo! Eu vi uns ipês rosas ontem, mas não reconheci as flores. Não pude parar para fotografar. Dessa espécie eu não tenho. Bjs.

  8. Carioca
    Biologa
    Mae
    xiiii…… quem sabe vamos nos conhecer, heim?!

    Teresa, eu li seu comentario pelo celular e fiz em voz alta para amigos ouvirem.
    Fiquei emocionada tamanha beleza em tudo que me escreveu.

    Sinto contentamento por ganhar amizades inesperadamente magnificas, estas ficam para sempre.

    Beijos

  9. Amiga! Que sonho de post é esse? Tá lindo demais… a foto com o seu menino tá um encanto! Final de semana, recebi presentinhos da natureza também… os três ipês amarelos floridos timidamente, pois foi a primeira florada mas fiquei tão feliz! O que deu show por lá foi a calliandra (esponjinha cor de rosa em dois tons}, pena que fico tão entretida em olhar tudo, que esqueço de
    tirar fotos rsrsrsr…. vivo no mundo da lua mesmo, não tem jeito.
    Beijos, curta cada segundo de seu maravilhoso jardim e sua linda família!
    Ps: As flores de maio (outubro) tá show hein? a que tá no vaso é perolada? cor linda.

  10. Oi querida,

    Que presente, esse post sobre a beleza das flores!!! realmente, muitas vezes no corre corre do nosso dia, não paramos para prestar a atenção na natureza linda que está ao nosso redor. Que bom que vc mora num lugar tranqüilo e cercado de verde e pode desfrutar desse prazer, amiga.
    Bjs no coração e fica com Deus.

  11. Teresa, quero te parabenizar pelas fotos maravilhosas. Os ipês da sua rua é tudo de bom, aliás, morar nesta cidade linda e ao mesmo tempo ter um cantinho assim é privilegio de poucos, não é? Amiga, seu filho é em fofucho, que saudades do meu desse tamanho. O tempo passa tão rápido que a gente nem vê e quando percebe eles já estão adultos. Curta muito tudo isso que um dia mesmo aproveitando ao máximo, ainda vai achar que foi pouco. Tenha um fim de semana cheio de luz e um abraço bem apertado. ATÉ!!

  12. Por mais que o dia esteja cinza e a alma triste ou preocupada, o simples fato de admirar flores faz com que nosso dia brilhe luminosamente e nosso coração bata com muita alegria ! Pelo menos é assim que eu sinto…
    Maravilhosas as flores que v. mostrou nessa postagem !

    Beijo

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: