A incrível estória de blogs que viram árvores…

Era uma vez um blog simples e bonito, que no seu caminho plantava sorrisos nos rostos de tantas pessoas. Ele era modesto,singelo e feliz. Mas um dia, descobriu, aterrorizado, que sem querer, produzia espinhos que poderiam ferir os seres humanos. E depois de tanto chorar e procurar por uma cura, uma boa fada o visitou numa noite estrelada, e o  transformou numa linda e graciosa muda de árvore!

Então, depois de plantado com muito carinho numa fértil e gentil terra brasileira,  ao lado de suas outras irmãzinhas, a pequena árvore “blogueira” se sentiu mais em paz e contente, e hoje espera crescer com saúde e esperança,pra ajudar na recuperação de várias áreas degradadas de florestas pela maldade humana… Pois de certa maneira, acho que destino de blog é assim, pra crescer com saúde e dar belos e doces frutos.

Contando desse jeitinho, tudo parece mesmo um delicado conto de fadas da “era da informática”, mas felizmente esta nossa pequenina estória de hoje é um sonho bonito que pode,de certo modo, se tornar uma alegre realidade na área de reflorestamento das nossas árvores brasileiras…

E essa estória começa com a descoberta de uma outra incômoda realidade: Um simples blog pode ajudar a poluir a nossa atmosfera!

Mas como pode isso acontecer, se quando “blogamos” estamos quietinhos, utilizando apenas um pequeno mouse e um teclado? Pois é,minha gente, devido ao sistema de refrigeração dos computadores em geral, o manuseio de um singelo blog pode contaminar o nosso ar com a emissão de dióxido de carbono ( CO2).

Sei que tudo isso parece uma quantidade muito mínima quando a comparamos com outras grandes fontes poluidoras , mas estudos recentes demonstram que uma atividade blogueira mediana pode realmente liberar uma média,por cada blog, de aproximadamente 3,6 Kg deste gás por cada ano… Uma triste constatação, que assusta qualquer blogueiro que tenha um mínimo de consciência ecológica…

E sei que parece mesmo difícil acreditar que até a existência de um simples blog pode ajudar a piorar as condições saudáveis do ar que respiramos!       Eu já tinha ouvido comentários sobre este curioso assunto, mas foi mesmo na semana passada que conheci um site sobre isso, através do meu amigo biólogo, blogueiro e defensor da natureza, Fabiano Mayrink, do encantador e ecológico blog  Musgo do Campo”(http://musgodocampo.blogspot.com) . E bastou eu passar por lá, pra me interessar pelo projeto “Plante Árvore”, da empresa Guiato em parceria com o Intituto Brasileiro de Florestas (IBF ), cujo objetivo é plantar pelo menos 500 mudas de árvores nativas do Brasil, com a participação dos blogueiros brasileiros. A essência deste belo projeto visa à uma espécie de “neutralização” dos efeitos poluentes do uso do computador, pela atividade aeróbica das árvores, que através da fotossíntese, liberam mais oxigênio no ar…

Li, pesquisei um pouco mais sobre o assunto e resolvi também participar,pois afinal de contas, pelo menos é uma tentativa de reflorestar, trazer mais consciência ecológica e atenuar os efeitos poluidores do uso diário dos nossos computadores… E qualquer coisa boa e construtiva que façamos em conjunto, à favor da nossa natureza, é sempre algo positivo no nosso caminho!

    Para participar é fácil:

– Enviar um e-mail para:CO2neutro@guiato.com.br

– Fazer um pequeno post sobre este assunto

– Colocar o selo abaixo na sua barra lateral para divulgar a campanha

       Para quem se interessou pelo assunto ou quizer saber mais informações, basta dar uma passada lá no site da Giato pra conferir! (http://wwwguiato.com.br/meioambiente/)

E eu daqui do meu pequeno blog, desejo de coração, que as nossas atividades blogueiras possam ser sempre motivo de alegria,amizade, inspiração e respeito à natureza em geral, e que mesmo simbolicamente, possamos todos,blogueiros ou queridos leitores, dar realmente origem à maravilhosas e frondosas florestas…E para isso, só depende de pequenos gestos de cada um de nós…

(todas as belas imagens deste post de hoje foram extraídas da net e seus autores são desconhecidos por mim)

Meu abraço grande e carinhoso para todos os amigos das árvores!!!

Teresa

9 comentários em “A incrível estória de blogs que viram árvores…

  1. Oi amiga, que a paz esteja com você!
    Eu não sabia desta ‘poluição’!!Ainda bem que não tenho blogado muito…rs.
    Achei muito legal seu post…imagina quantas pessoas estão poluindo o planeta agora?E sem saber!! affff..vou participar desta campanha, já estou colocando o selo na lateral e logo faço o post.
    Um beijo gde e um ótimo dia.
    Mª Rita

  2. Olá Tereza querida… Acho maravilhosas as coisas que você escreve e compartilha conosco. Faz algum tempo que viajo com você nas suas aventuras. Adoro seu jeito de conduzir a vida e penso que tem que ser assim mesmo. Ficaria muito feliz se fossemos amigas e me visitasse também. Acho que nos parecemos bastante. Um forte abraço, de coração.

  3. Eu já sabia, tinha o selinho, retirei… não levo muita fé nessas campanhas, não sei…
    Vc sabia que eu plantei mais de 40 árvores esse ano, só na minha casa? Acho que esqueci de comentar. A minha mãe está reclamando que está ficando difícil de caminhar 😉
    Bjs.

  4. Adorei seu post, muito lindo !!!
    Acho super importante participarmos de projetos como esse, tentando assim incentivar algumas pessoas a olharem para a natureza a perceberem que com pequenas coisas podemos poluir e com um pequeno gesto podemos ajudar a melhorar, plantei algumas árvores aqui em casa estão pequenas ainda, gosto de ficar perto da natureza…
    Vim retribuir a visita no meu cantinho e já estou te seguindo, se quiser me seguir fica a vontade …

    http://meusonhoescritonasestrelas.blogspot.com.br/

    bjossss

  5. Oi Teresa boa noite! hj que fui sentar por mais tempo na frente do PC e vim cá ver sua postagem sobre o assunto que tinha comentado com vc! e olha que bonitinho conto de fada cibernético!

    eu ainda não fiz uma postagem sobre o tema, mais assim que minha mente fluir para a postagem eu escreverei! achei muito legal esta campanha, quem sabe conseguimos fazer uma corrente verde aqui na blogosfera e conseguir com a ajuda de todos ate mais que 500 mudas! agora é torcer para que a empresa plante ate mais de 500, pois os blogueiros são muitos, creio que chega neste numero rápido! de semente em semente quem sabe ainda a esperança para nossas árvores!

    um abraço! 🙂

  6. Eu vim aqui por acaso e estou totalmente encantada com tanta beleza, seja layout, sejam imagens magnificas e tambem este texto excelente! Quanta simpatia. Isso realmente é acolhedor.

    Beijos e tudo de bom para voce.

  7. Tava com saudades!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Mudei de casa e agora estou com tempo de postar e fazer visitas.
    Saudades e não esqueci desse esapaço maravilhoso..
    Bjs minha querida teresa.

  8. Teresa,
    Eu já aderi e estou formulando um post. Eu não quero misturar assuntos, por isso esperei um pouco.
    O seu post ficou lindíssimo e toda a natureza se alegrou com tanto carinho.
    Cada um fazendo um pouco, se torna muito. Unidos venceremos! Rs
    Um lindo e abençoado Domingo! Boa votação! Ahhhh imagino como ficará minha cidade nesse dia. Rs

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

