Uma colcha feita de sonho

                                    A tarde corria morna e agitada quando ela chegou.  Discreta e serena, parecia apenas uma  coberta, toda enroladinha,  e praticamente invisível aos nossos olhos, dentro da simplicidade de uma grande sacola plástica.

              E como se estivesse adormecida, alheia às confusões deste mundo, passou dias esquecida sobre o sofá do canto, longe do nosso cotidiano humano. 

             Então, numa manhã mais quieta e ensolarada, foi a sua própria dona que se encarregou de me lembrar : ” Não vai querer dar uma olhadinha na minha colcha prontinha? Trouxe outro dia pra você ver… Se esqueceu,né? ”  Ah,e eu realmente nem havia percebido que a colcha já estava ali… Eu tinha visto a tal da sacola, mas achava que eram apenas algumas roupas dela de frio… Quanta distração!  

       Depois de me desculpar, fui logo dizendo alegremente: “Ah, que legal! Vamos colocar lá na minha cama pra ver como ela ficou?” E eu entendi, pelo brilho de seus olhos, que aquelas eram as palavras que ela tanto esperava ouvir…  

             Então, bastaram só uns poucos minutos para a colcha estar bem ali, bela e tão docemente estendida sobre a cama, encantando os nossos olhares com sua pura beleza, simplicidade e ternura angelical: Uma nova colcha azul de crochê… Azul do céu… azul de sonho!

      Mas o fato é que  aquela não era uma colcha azul qualquer…   Ela tinha uma pequena estória que envolvia um tempero de coragem, carinho e determinação…

      Fruto das mãos ainda ágeis e mágicas da Dona Benedita, minha sogra,  de 82 anos,  aquela colcha azul significava pra ela muitos dias de um trabalho fiel e paciente, que tomara mais de seis meses de uma boa dose de dedicação e bom humor… Praticamente mais de 180 dias de pura arte!

                            Eu digo isso com uma pitada de orgulho, alegria e esperança, como uma verdadeira testemunha ocular dos fatos, uma vez que eu mesma a vi, incontáveis vezes, com os dedos inquietos a desvendar os mistérios de todos aqueles pontos encantados que nascem magicamente daquelas linhas cor de sonho… Parece mesmo  pura magia!

            E o mais interessante de tudo é que já se faziam muitos anos que ela se esquecera dessas suas especiais agulhas e linhas… Um triste afastamento provocado por uma suspeita médica de alergia, que condenou suas agulhas de crochê à mais dura solidão e esquecimento… Uma tristeza recolhida!

               Entretanto, foi também um outro conselho médico, vindo do final do ano passado, que tirou suas agulhas da solidão, e ela então decidiu retornar à sua paixão esquecida. E num lampejo de coragem, lhe veio logo à mente, o desejo de criar pra si uma colcha todinha feita de suas amadas linhas coloridas…Coisa que já tinha feito várias vezes no passado… Uma tarefa desafiadora para quem não tinha mais prática e que o peso da idade poderia desanimar…

 E entre tentativas de erros e acertos, na batalha do terreno da paciência e determinação, lá se foi a Dona Benedita, do alto de seus 82 anos, reaprender, consigo mesma, aquela doce arte,por ela já meio esquecida… Sem dúvida, um grande desafio que ela se propôs, mas que através de muita paciência, otimismo e carinho, foi levado com pleno sucesso.

                        Uma prova inabalável para aqueles que acreditam que sempre vale à pena recomeçar os seus sonhos! 

 E para quem acha que esta estória parou por aqui, ou  que ela já se cansou desses desafios de linhas e agulhas de crochê,  respondo que já existe um outro recomeço… E quem sabe um dia desses, lá pro finalzinho desse ano, ainda terei a alegria de mostrar por aqui uma outra colcha, roxa, cor de uva… Bela, doce e romântica… Mais uma arte que essa mestra colcheteira já até começou a fazer pra mim… (Rs…) Uma inspiração e um exemplo de esperança para cada um de nós…

     Meu abraço carinhoso no coração de vocês!!!!!

                            Teresa

Anúncios

14 comentários em “Uma colcha feita de sonho

  1. Que maravilhosa essa colcha e mais ainda a força de vontade ,a garra de D.Benedita, pra quem mando um beijo.

    Estaremos aqui torcendo pra ver a nova e roxa colcha, ser-á tão linda quanto essa… Beijos, às duas, tuuuuuuudo de bom,chica

  2. Que linda, Teresa! Minha mae está fazendo uma colcha de tricô, bem quentinha! Tudo em pedacinhos coloridos, desencontrados – a ideia é minha, claro, para utilizar as sobras de lã. Bjs para vcs.

  3. Teresa, que colcha mais linda e a estória dela também! Parabéns à sua sogra, que no alto de todos os seus 80 anos de sabedoria, soube transformar linhas em algo maravilhoso e espetacular. Nós nunca devemos esquecer de nossos sonhos e projetos, pq a vida é assim, cheia de recomeços…bjosss

  4. Oi Teresa boa noite! havia visto as fotos ontem no email e hj vim ler e comentar!

    Vc me fez lembrar de minha prima, que carrega este dom do crochet e pontos cruz, ela fez também uma colcha mais na cor branda, uma colcha assim enorme como essa!! tanta paciência e dedicação, que tem que ser aplaudido!

    aplaudido principalmente sua sogra que com 82 anos anima em começar uma nova aventura por entre linhas e agulhas! eu já tentei fazer crochet mais desisto não sei, só sei fazer correntinha,

    abraços! 🙂

  5. Teresa, querida, que bela história! E que linda colcha! Curiosamente minha mãe tb tem uma colcha de crochê nesta mesma cor! Ela foi uma crocheteira de mão cheia – pontos perfeitos – mas hoje já não pode crochetar devido à artrose obtida por tanto esforço repetitivo; é uma pena!
    Parodiando a raposa de O Pequeno Príncipe, com a perspectiva dessa colcha roxa desde já vc pode começar a ser feliz! 😉
    Beijos pra vc e D. Benedita!

  6. O que pode fazer a determinação e vontade de uma pessoa… Não existem limites para nossas capacidades. Nem idade que impeça alguem de fazer qualquer coisa ! Parabéns à sua sogra que, do alto dos seus 82 anos vem nos dar uma lição de força e entusiasmo !

    Beijo

  7. Teresa, querida! Que exemplo de força e determinação de sua sogra aos 82 anos, pois não é fácil fazer um trabalho desse porte… linda colcha e a cor? maravilhosaaaa… amei a estória, você como sempre nos leva a sonhar… seu quarto é muito fofo, até o quadro azul em perfeita harmonia! Agora te digo uma coisa, quando a sua colcha roxa estiver pronta, você vai sonhar com os campos de lavanda… é a minha cor predileta, amo tanto lavandas que também já sonhei que estava num campo lindo sentindo o aroma, adoooooooro !!! Parabéns a sua sogra e toda a família!
    Beijos no coração.

  8. Oi Teresa,

    A colcha é uma obra prima! maravilhosa! um azul intenso e lindo, quanto mais que foi feita por essa senhora de 82 anos e com essa história.
    Bjs no coração e linda semana.

  9. Oi Teresa,

    Adorei sua visita lá no blog, adorei seu recado tão carinhoso! obrigada pela atenção! Mais, olha só quem fala de cantinho cheio de amor e carinho! seu cantinho é que é assim, delicadeza pura, são tantas flores, tantos cantinhos, um jardim lindo e pássaros encantadores.
    Seja tb muito bem vinda ao meu apê baiano.
    Bjs no coração

  10. Oi Tereza ,como vai minha linda? Nossa que coisa mais linda esta colcha imagino o trabalhão que deu pra fazer né,com certeza foi feita com muito carinho,sogra prendada é outra coisa kkk,amei a cor,com certeza a roxxa cor de uva vai ficar linda,beijos e td be bom ,com carinho e saudades de sua amiga Catarinense

  11. Linda postagem, cheia de amor e energia positiva. Admiro muito pessoas determinadas. E que habilidade com as linhas! Um dia aprendi crochê, mas não sei se seria capaz de terminar uma colcha… Dê a ela uma abraço por mim. E você deve-se considerar uma nora premiada, viu!?

  12. Amiga Teresa
    Hj voltando de Minas ,lembrei com muito carinho e saudades de vc e desse cantinho.
    E pra minha surpresa tinha msgs syas lá no meu jardim.
    Um abraço carinhoso.

  13. Hello Teresa, what a talented mother you have, at the age of 82 years to be able to complete such a beautiful piece of crochet is marvellous. What a wonderful lady. Best Wishes Daphne

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: