Novas flores no nosso jardim…

Quem chega aqui no Rio, por volta de uma da tarde, neste pleno início de julho, jura que errou de estação de ano, e  que o inverno deve estar passando bem longe destas belas terras cariocas.

E quem dirá o contrário, debaixo de um céu límpido,azul e um sol quentinho,com jeito no mínimo de uma terna primavera?  Pois é, assim tem sido os nossos acolhedores dias nesta cidade maravilhosa, para a justa alegria de seus habitantes, na maioria generosos e calorosos seres humanos, chamados de cariocas.

Mas nesta semana, aqui no nosso quintal, onde algumas flores desafiam a chegada do inverno e emprestam o seu doce colorido ao nosso cotidiano, seres recém chegados,de origem asiática, provocaram por aqui um doce burburinho,e em nós, um delicioso contentamento: As encantadas e misteriosas orquídeas da Ásia!

Descendentes de uma casta extraordinária de bravas orquídeas, que habitam desde a misteriosa índia até a distante China, com presença registrada até na cadeia montanhosa do Himalaia, estas fabulosas plantas prendem o nosso olhar e aguçam a nossa imaginação… São tão exóticas que fazem o nosso coração sonhar!

E elas chegaram assim,de mansinho, no cair de uma tarde quente, trazendo renovo,frescor e uma nova alegria no ar…  Como é bom ter novas companheiras aqui no nosso singelo e encantado jardim!

Primeiro veio a exuberante “Cymbidium rosa”, orquídea terrestre , de porte altivo e flores imensas e majestosas,cujas pinturas do labelo nada ficam à dever à maestria dos grandes pintores… Decididamente uma planta de muita personalidade e impressionante beleza!

Coloquei-a, provisoriamente, para morar no velho banco de madeira, e ali está, vizinha de violetas e outras pequenas plantas… Pareceu-me até que ficou contente, embora o seu jeitinho nobre pareça constranger as companheiras bem mais modestas… Mas como também é planta meio “zen”, de “alma” tipicamente oriental,acho que no fundo nem se importa lá com essas coisas, e aceitou de bom grado  a singela vizinhança…(Rs…)

                       Depois chegou aquela curiosa belezinha, de flores muito exóticas e que me encanta sempre que a vejo, a “surrealista” orquídea “sapatinho”, também conhecida pelos nomes de “orquídea vasinho” ou “sapatinho de dama”…De nome científico mais complicado, gênero”Paphiopedilum”, estas são encantadoras plantinhas,que podendo ser criadas em vasos, penduradas em árvores ou até em cima de pedras, exprimem uma beleza diferente e mágica… Parecem até que sairam de alguma estória de contos de fadas! (Rs…)

                           Então, como a outra “prima” recém chegada, também foi morar lá pras bandas do nosso velho banco, com aquele jeitinho alegre de quem adora uma novidade! (Rs…) E acredito que por ser mais “extrovertida”, com um biotipo mais “ousado”, já fez amizades com todas as plantinhas da vizinhança… (Rs…)

Mas o que eu ainda não contei foi que,  além destas queridas plantinhas de berço oriental, outras brasileirinhas vieram também, como o novo antúrio de “chocolate” e outras novas e tão queridas “flores de maio”, para trazer ainda mais beleza e poesia ao nosso pequeno jardim!

                       E assim, vamos aumentando a nossa singela coleção destas cactáceas, incluindo agora uma de flores de cor vermelha e outra de cor branca… Preciosas flores de pura magia!

Pétalas suaves e delicadas que embelezam qualquer cantinho de uma casa!

                    Ainda embaladas pelo sol, que aquece este nosso cantinho verde escondido do mundo,  as nossas plantinhas aqui desfrutam de um certo sossego e carinho… São pequenas criaturas que nos surpreendem e  nos retribuem  com suas belezas únicas e tão especiais…  Nossas queridas companheiras do reino vegetal,antigas ou recém-chegadas, que além de todos os nossos problemas e desafios da vida, ajudam a fazer de nossa casa um pequenino oásis de aconchego, amor e paz , seja no frio do inverno ou no calor do verão…

E aqui vão os meus desejos de um inverno bonito, suave e acolhedor para todos vocês, queridos amigos e queridas amigas!!!!

Um abraço grande e iluminado!!!!

                  Teresa

Anúncios

12 comentários em “Novas flores no nosso jardim…

  1. Adoro flores, sabes e todas, cada uma com sua peculariedade, encanta!! Lindas!! beijos,tudo de bom,chica

  2. Oi Teresa, que lindas suas flores novas! Seu banco deve estar lindo, e super variado com todas as “nacionalidades” rsrsrs Um abraço e boa semana!

  3. Ah que lindas!
    As flores sempre trazem alegria prá gente, né?
    E esse antúrio chocolate… eu nunca tinha visto… liiiindo!
    bjos e boa semana,
    Ro

  4. Que lindas e exóticas flores Teresa? A orquídea sapatinho, como você diz parece sair de um conto de fadas, o antúrio chocolate é super diferente , sua cor é deliciosamente linda. Mas uma flor me chamou mais atenção, por sua simplicidade e delicadeza…a flor branca, suas pétalas parecem ser de cetim, amei!
    beijos! uma linda tarde prá você!
    yves

  5. Olá Teresa!
    Estão mesmo maravilhosas as suas flores! As orquídeas são lindas, o antúrio é majestoso e as flores de maio delicadas!
    Muito bom estar cercada desse colorido natural!
    Bjsss

  6. Senti saudades do meu vaso de orquídea sapatinho! Tive um que todos os anos me agraciava com muitas flores. Adoro flores de todos tipos! E as suas tem muita sorte por florescerem em um quintal tão cheio de amor como é o seu.

  7. Olá querida Teresa!!!Que post colorido e perfumado,amiga!!!Suas meninas estão lindas e parecem arrumadas para um baile.Parabéns, isso demonstra o zelo e carinho que elas recebem de vc.
    Essa semana irá abrir uma surrealista sapatinho por aqui tbm 🙂
    Beijinhosss

  8. Todas muito lindas,elas perfumam e nos encantam, uma beleza da nossa natureza. as orquideas são muito lindas e delicadas e as suas estão maravilhosas, eu tenho antúrios mas não sei classificá-los,e o seu antúrio chocolate tem uma cor linda. A flor de maio nun tom clarinho muito meiga sua beleza encanta em todos os tons. Terê desejo a você e a todos os seus uma noite tranquila e uma linda quinta-feira.
    Beijos!
    Sonia

  9. Oi Teresa! Que encanto tuas flores. As orquideas são maravilhosas! Quando vejo vc comentar do clima… ai que saudade que me dá… minha terra amada!
    Bjos, Lú.

  10. Teresa, adoro essas orquídeas, não sabia que eram asiáticas! Das outras, mais exóticas, não gostei muito não 🙂
    Minha mãe adora antúrios; eu não gosto, mas estou me acostumando com eles, já que ela gosta tanto, de paixão, e eles se adaptam bem ao nosso clima (e são fáceis de fazer muda, o que torna o cultivo mais barato!). As flores de maio, sem comentários, né? Que bom que vc conseguiu outra muda branca.
    Vc tem antúrios cor de rosa? Plantamos alguns essa semana. Eu encomendo bulbos numa loja virtual.
    Bjs.

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: