Nosso passaredo

Manhãs suaves aqui no nosso quintal, com o sol tímido de outono  iluminando esse nosso querido cantinho no mundo.  Uma sensação de paz e aconchego toca na alma da gente…

Olho ao redor, com meus olhos ainda sonolentos, e vejo o orvalho da madrugada espalhado por nossas plantas,árvores,pedras e flores… Tudo parece tão úmido e mágico!  E enquanto desfruto daqueles minutos de sossego e de breve solidão, vou  escutando cantigas de mil passarinhos…

Ainda muito cedo, escondidos sob o manto da madrugada, esses pequeninos cantores da natureza começam a sua cantoria,como se fossem juntos um grande coro de solistas… Ou seriam eles iluminados  anjos disfarçados para acordar o mundo?    E são tantas “vozes” e tantas melodias encantadas, comemorando o novo dia que surge…    Quem de nós recusaria esta linda e doce sinfonia?

E enquanto eles voam e espalham alegria, com as suas canções por esses recantos, fico aqui pensativa e preocupada com o destino desses queridos seres alados, os nossos amados e livres passarinhos…

Por aqui eles são constantes visitas, alguns até moradores de fato, com seus ninhos maravilhosos aconchegados num cantinho de algum galho de árvore… São os nossos amigos de sempre, bem-te-vis, pardais, rolinhas, courrilas, sabiás, noivinhas , sanhaços, maritacas… Pequenos companheiros que adoçam as estórias do nosso cotidiano!

Mas o meu pensamento voa longe e viaja por veredas acidentadas…  E com certa tristeza,penso na dureza do mundo lá fora, além deste nosso jardim e de seus pequenos recantos… E me vêem na mente as imagens de perdidos quintais, que agora já não existem mais, onde antigas casas foram engolidas pelo pretenso progresso e  falta de zelo humano…  Muitos agora jazem cimentados, enquanto  casas antigas  viraram edifícios enormes com seus apartamentos apertados, verdadeiras gaiolas humanas… Lugares onde não há muito espaço nem para as pessoas,quanto mais para as coisas de passarinhos e seus cantos ensolarados!

Então, enquanto estamos por aqui com os assuntos ecológicos alvoroçados, às voltas com este grande evento da Rio+20 ( Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável) , fico refletindo sobre essa nossa incrível dificuldade humana em viver em harmonia com a natureza… Tanto se discute e tanto se enrola…  E a natureza parece ser sempre apenas uma coadjuvante na nossa história!

 É claro que não sou contra estes “mega eventos”, pois sei da importância deles no ponto de vista político e social. E além do mais, sempre é melhor ter a oportunidade de se discutir e traçar planos que ajudem a natureza do que simplesmente não tê-los… Afinal, sempre existirá um saldo positivo em tudo isto, assim como perspectivas de um futuro melhor,com mais harmonia,  entre o homem e a natureza.

 E enquanto tantas pessoas,de muitas nações, se juntam lá fora para tentar encontrar novos caminhos e novas soluções para um desenvolvimento humano sustentável, eu ainda continuo por aqui no meu quintal,  encantada e ao mesmo tempo preocupada com o futuro dos nossos alados amigos… Será que ainda haverá tempo para discutir tantas coisas e ainda salvar os nossos mares, as nossas  matas e os quintais ao nosso redor,moradas de tantos passarinhos?

No entanto, quando desço a rua e percorro o nosso bairro, a realidade que vejo são os espaços, outrora tão verdes, sendo velozmente (vorazmente?) transformados em “mega condomínios” de mil apartamentos e 500 lojas…  “É apenas o progresso do nosso bairro…” Falam as vozes “mais otimistas” (ou serão “mais materialistas”?)

Mas hoje ,aqui dentro do meu coração,diante dos meus humanos limites, só consigo pensar nos nossos queridos passarinhos, seres feitos de nuvem e de sonho, que voam e cantam suas encantadoras melodias, para iluminar os nossos caminhos… Que Deus proteja os nossos mares, as nossas matas,quintais e os Seus adoráveis passarinhos!

Beijo grande no coração de vocês!!!!

                  Teresa

12 comentários em “Nosso passaredo

  1. Teresa,

    Que saudade que estava de vir ao seu recanto. É maravilhoso vir aqui, ainda mais num dia tão especial com visitas ilustres desses lindos pássaros.
    As fotos estão simplesmente maravilhosas.

    Ainda não li muito sobre o Rio+20, mas penso da mesma forma que você. Por mais que tenham coisas erradas por trás desses mega eventos, é sempre bom pra alertar o povo de alguma forma.
    Acho que o Brasil precisa estar mais presente nesses momentos, e acordar pra essa realidade.
    Acredito que isso vai conscientizar muitos. Vamos ver os resultados mais tarde.

    Pra minha surpresa, estava hoje, no boletim da Missa, o pedido do Papa Bento XVI, pra que o povo ore pelo Rio+20. Ele diz que a natureza pede socorro. É hora de fazermos algo por ela, antes que seja tarde.

    Amiga, volto depois pra ver o post abaixo com as lindas flores de Maio. Já são quase 9.00 pm de Domingo, e ainda tenho que fazer um trabalho do curso.

    Mesmo não vindo aqui com a mesma frequência de antes, saiba que não me esqueço de você.

    Beijos

  2. Maria Teresa,

    Ao ver esses pássaros lindo e te ler, fico imaginando o que esses seres alados e lindos pensariam sobre tantas coisas que acontecem e inda vão acontecer…

    Tantas complicações pra tentar melhorar o que o homem destruiu e ainda destrói… Pena!

    Tomara a conscientização seja efetiva e em ações,não planos apenas…beijos,linda semana!chica

  3. Pois é, Teresa! Espero que essa Rio +20 tenha um resultado positivo para o desenvolvimento sustentável não só de nossa cidade, mas do país e quem sabe do mundo! Sabe, eu acho que se cada ser humano fizesse sua parte já ajudaria bastante. Muitas pessoas colocam a responsabilidade nos órgãos governamentais, mas continuam abusando da água, jogando lixo na rua …enfim, se cada um se conscientizasse, acho que já seria mais da metade do caminho andado para a solução do problema!
    Aquí no meu quintal tem passarinhos, mas são só rolinhas e maritacas…mas eu amo acordar com o barulho deles! Os daí são lindos!! Bjossss

  4. Teresa, as soluções mais simples são sempre as melhores. Se cada pessoa cultivar um jardim, por menor que seja, haverá sempre espaço para os passarinhos. Lindas as fotos! Depois vem viajar comigo, estou preparando um post agora mesmo. Bjs.

  5. Teresa,
    Da minha janela fico observando os pássaros, sempre pela manhã eles passam em bandos, às vezes alguns param numa árvore aqui noutra acolá, em busca do “café da manhã” e depois seguem para seus destinos. À tarde retornam em bandos rumo ao porto seguro.
    Outro dia, levei um susto ao andar na calçada da rua lateral aqui do prédio: deparei com enorme pica pau, há uns 60 com do chão, bicando o tronco de uma velha árvore.
    Só faltou uma máquina para o registro ser compartilhado…
    Não acredito em mega evento como solução para os problemas do nosso planeta. Acredito que pequenas atitudes constantes são mais eficazes.

  6. Oi Teresa!
    Os passarinhos fazem a alegria do meu quintal também! Lindas palavras e belas imagens que conseguiu captar desses pequenos e incansáveis passarinhos que normalmente não esperam para serem fotografados!
    Estou de volta ao meu cantinho amiga, e colocando os assuntos e as notícias em dia!
    Bjsss e uma ótima semana!

  7. é minha amiga as vezes da ate desanimo por pensar em tantas coisas que para nos é indefinidamente distante ajudar… sempre que estou em vitoria e paro nos terminais de ônibus e vejo os pardaiszinhos nesse ambiente feio e concretado catando migalhas me da uma dó imensa da vontade de abraçar todos e levar embora para um local mais verde…

  8. Querida Teresa,
    Como não se encantar em seu blog? Passarinhos, lindas flores e poesia em cada post.É como estar em um tour mágico.Obrigada pela viagem, estou me sentindo bem mais leve depois de uma sexta estafante.Beijoss e parabéns pelo lindo blog que tens.

  9. Teresa, naõ sei o porquê, mas acho que vc adoraria a série Once upon at time!

  10. Um mais lindo que o outro, o bem-te-vi é lindinho, na chácara eles vem constantemente e as sabiás também são maravilhosas eu fico encantada. teresa minha amiga, obrigada pelo seu carinho, não vou mais sumir heheheheh, estarei por aqui loguinho novamente. Beijos!
    Sonia

  11. Boa noite minha amiga ,esta tudo bem contigo minha linda ? Passei pra ti dar um oi e desejar um bom inicio de semana,e chegando aqui encontrei estes lindos pássaros que vivem alegremente sem se preocupar com o amanhã ,acho se cada um de nós fazermos um pouquinho a natureza vai agradecer no futuro,acho eu que não adianta fazer mega eventos para discutir o futuro do planeta ,é só o ser humano ter um pouco de conciência e tudo será diferente,beijos minha querida tenha uma linda noite e um sonho tranquilo junto dos seus ,que Deus abençõe sua familia

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

