Nossa árvore da Páscoa

Páscoa chegando e lá no nosso quintal encontro, caído no chão, um lindo galho  seco da inflorescência do coqueirinho. Meu menino pequeno logo me chama a atenção:”Mãe, mais um galho de árvore de Natal!”  Mas como as festividades natalinas estão ainda bem longe, tenho uma outra idéia…  “Por que não aproveitamos e fazemos uma “árvore da Páscoa”?  Claro que o nosso menino se animou logo com a idéia, e correu pra levar o tal galho para dentro de casa…  Quem sabe até sai um “enfeite” bonitinho para alegrar a nossa casa?

Lembrei de uns fuxicos que a minha sogra tinha deixado por aqui, arrumei uns ovinhos de chocolate e fui procurar por uns certos coelhinhos delicados, que andavam “escondidos” pelos armários… E então, bastou só um pouquinho de paciência e imaginação, para transformar o nosso velho   galho seco em uma alegre “árvore da Páscoa”,com direito à doce companhia de graciosos coelhos e suas casinhas encantadas!

 Arrumei tudo rapidinho, sobre o móvel da sala de jantar, perto da “anjinha da primavera”, de velas perfumadas e do nosso bule vermelho esmaltado… E tudo me pareceu tão acolhedor e com gostinho de infância!  Nessas horas viro mesmo uma criança…(Rs…)

A casinha antiga dos “coelhinhos artesãos” não poderia ficar de fora da nossa brincadeira… Acho que ela já está conosco há mais de 15 anos… Já é relíquia de família!  (Rs…)

         E a nossa mais jovem companheira de coleção, a “casinha de cogumelo”, ajudou a criar um clima deliciosamente mágico ao redor da nossa “árvore da Páscoa”…  Sem dúvida,uma bela “morada” para uma pequenina família de graciosos coelhinhos…

           A nossa querida “anjinha da primavera”, sempre atenta, ao lado da “árvore” , “protegendo” e iluminando este nosso cantinho encantado…  Ela não é mesmo uma graça?

       No alto dessa nossa festiva  “árvore”,  um verdadeiro “ovo”, simbolizando a vida, pintado pelas mãozinhas espertas do meu menino pequeno na escola…  E ele todo orgulhoso da sua pequenina “arte”… (Rs…)

   Mas é no meio dessa brincadeira toda, que aproveito para falar sobre o verdadeiro significado da Páscoa para os nossos meninos…  Lembramos que a Páscoa é bem mais que “coelhinhos e seus ovos de chocolate”…   Falo dos símbolos cristãos, e que a palavra “Páscoa” ,que vem do termo “Pessach” usada pelo povo hebraico, significa na verdade, uma espécie de “passagem”. No caso do povo israelita, da escravidão à liberdade, e para os cristãos, da morte à vida,representada pela ressurreição de Jesus Cristo.  Mas com o passar dos muitos anos,  outros símbolos , originários dos povos chamados de “pagãos” foram acrescidos à esta importante celebração.  São símbolos ligados também à um outro tipo de “passagem”, no hemisfério norte, do inverno à primavera, que acrescido ao tempero do “chocolate” do continente americano,criou  essa incrível mistura de ingredientes que compõem a nossa Páscoa atual…  Mas acho que o mais importante de tudo isso, é que a Páscoa se tornou uma  maravilhosa celebração da vida,uma festa preciosa, tecida ao longo da nossa rica e tumultuada história humana.

                E longe da agitação do comércio e de seus coelhos e chocolates industrializados, penso que a Páscoa seja sempre uma bela oportunidade para confratenizarmos com as pessoas queridas, para acolher e sermos acolhidos, na doce e simples alegria dos nossos lares…  Também é tempo de celebrar o milagre da vida, refletir sobre a nossa essência espiritual e sobre os nossos caminhos como seres humanos que somos…

       Por isso, aproveito hoje, para  desejar à todos vocês, queridas amigas e amigos, uma   Páscoa de muita paz e aconchego,alegre e iluminada,  e  que  a valorização da vida e a grande mensagem da  ressurreição de Jesus, possam sempre  fazer morada nos nossos corações!

    Meu abraço grande e beijos doces para todos!!!!!

                             Teresa

Anúncios

8 comentários em “Nossa árvore da Páscoa

  1. Linda sua árvore de Páscoa Teresa!!! adorei todos os pequenos detalhes da sua decoração.
    Desejo a você e sua família uma Páscoa abençoada.
    bj!
    yves

  2. Teresa, ficou tudo muito lindo e num capricho só, amiga linda!
    Os mimos, a idéia da árvore e a animação do teu filhote, muito bom mesmo.
    O blog tá lindo!

    😀

    Depois passa lá no meu blog que era de poesias e agora foi repaginado , porque eu resolvi investir em minha profissão atual. Aposto que vai gostar.
    Visite o Águas Perfumadas, será um prazer.

    doces besitos!
    xau!
    😀

  3. Que esperança e ronovação mais linda Teresa… Você é demais minha amiga, cada vez mais me encanto e te adoro.
    Teresa hoje com muito carinho, desejo que todos esses sentimentos invadam e permaneçam eternamente em nossos corações.
    Que haja muitos doces em sua vida…
    Doces da Esperança…
    Doces do Amor…
    Doce da Fé…
    Doce da Confiança,
    e que os ovos de chocolate sejam apenas um doce complemento.
    Um Feliz domingo de Páscoa Teresa… para você e toda sua família.
    Beijos!

  4. Querida Teresa, sua árvore ficou um encanto 🙂 e essa casinha de cogumelo é uma magia, linda!!!
    Feliz Páscoa, com muito amor e paz para sua família.
    Beijinhos

  5. Linda a árvore e a decoração de pascoa! Posso desejar feliz páscoa atrasada rs? (tava viajando ontem, fui pra casa da mãe) Amei o bulezinho de galo, vintage e lindo! beijo querida

  6. Com pouca coisa se faz um clima gostoso ! A única coisa necessária é a vontade, o entusiasmo e a alegria.
    Minha temporada de Páscoa foi de muito trabalho e ainda a preocupação com a netinha no hospital.
    Dias melhores virão…
    Beijo

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: