Cogumelos do nosso quintal

Frutos das primeiras chuvas desse nosso morno outono carioca, eles apareceram esta semana  aqui no nosso quintal, sem fazer alarde, na quietude do seu mundinho delicado, parecendo pequeninos “chapeuzinhos  chineses”…  Os graciosos cogumelos cinzentos!

E pelo jeito, encontrando um berçário agradável num dos vasos cuja planta havia sucumbido ao forte calor do verão, se espalharam animadamente pela terra escura, emprestando um ar mágico ao vasinho abandonado…

Engraçado que eu não me lembrava de tê-los vistos por aqui antes…  Na certa vieram, através de seus microscópicos esporos, escondidos no substrato de alguma plantinha que compramos há pouco tempo…  E na sua natureza de decompositores de matéria orgânica, estavam ali se alimentando dos restos mortais da plantinha que se foi… Parece mesmo mágica, mas eles realmente não “surgiam” do nada… Eram na verdade, personagens do grande ciclo da vida!

 Belos, sóbrios e  misteriosos,  esses pequenos cogumelos cinzentos mexeram com a minha imaginação, e de certo modo, até me alegraram, naquela manhã cinzenta, depois de uma noite chuvosa e escura…  Era  o grande encantamento da natureza, que depois de uma tempestade, fazia  a vida florescer forte e vibrante novamente!

Mas bastou um olhar mais atento ao redor, para descobrir que aqueles ali não eram os únicos cogumelos daquele nosso pedacinho de quintal… Próximo à base do caule de um dos nossos antúrios, um outro pequenino e solitário representante do reino dos fungos se erguia, discretamente da terra, abrindo o seu minúsculo e alvo chapeuzinho no ar… Um ser tão delicado que o nosso olhar parecia incomodá-lo… Um frágil e lindo cogumelo branco!

Então, quando o céu se abriu, e a manhã pareceu sorrir para nós, com os raios de sol iluminando esse nosso cantinho do mundo, meus olhos viram encantados ainda outras “pequenas criaturas” surgirem pelo jardim…

Mas o que era isso que os meus olhos viam agora ?   Cogumelos coloridos?  Um caracol de olhos esbugalhados  e uma joaninha sorridente? (Rs…)   Seria tudo apenas uma miragem, um sonho ou apenas resultado da minha imaginação que voa tanto? (Rs…)

 Mas dessa vez é apenas uma suave brincadeira de “faz de conta”, que a minha alma de criança faz crescer de forma iluminada, nesse nosso quintal modesto,mas repleto de sonhos …  E quem já me conhece há algum tempo, sabe bem dessa minha singela coleção de “cogumelos e bichinhos” artesanais de jardim, uma pequena paixão com sabor de infância e contos de fada!

E nesse nosso recanto mágico que é o nosso quintal, vamos compartilhando do grande milagre da vida, que se apresenta na simplicidade do nosso cotidiano… Seja entre os “artistas vivos ” desse grande palco da existência, ou através dos coadjuvantes do “faz de conta”…  Pura poesia e delicadas emoções nos nossos corações humanos!

 E logo ali em frente, observo a “sapinha verde” em cima de um outro “cogumelo encantado”, admirando a beleza única de um dos nossos hibiscos vermelhos …  E penso aqui com ternura,no esconderijo do meu coração, como a vida é feita de tantos pequeninos e maravilhosos momentos!

Beijos doces no coração de vocês!!!!

                                         Teresa

13 comentários em “Cogumelos do nosso quintal

  1. É liundo ver a natureza brotando, povoando o jardim…

    Lindo os habitantes habituais e eternos dele, caracol, joaninha linda e sapinha… Muito lindo de ver e nos alegra já ao amanhecer!!beijos,tudo de bom,chica

  2. Os cogumelos sempre me desperta sentimentos de infancia, sonhos e magia!
    Logo me trazem à memória as fadas e duendes das histórias de criança…por isso eu os amo como amo as flores.
    bjossss

  3. Amiga,também tenho alma de criança, adoro essas coisinhas fofas, mágicas…
    Teu jardim está lindo, um lugar encantado, amei tudinho. bjus! e um lindo fim de semana prá você.
    yves

    * adorei sua visitinha ao meu cantinho . obrigada pelo carinho de sempre.

  4. Feliz, quem tem alma de criança e se encanta com os habitantes mágicos da NATUREZA!!!
    Como sempre me transporto, a cada texto que leio neste cantinho lindo de viver… sabe Teresa,
    tenho a sapinha verde no cogumelo vermelho, a joaninha, os caracóis… hihihihihihi impressionante as afinidades, não é mesmo? Meu jardim também é assim, cheio de recantos e muitos pássaros, amo demais! Beijos no seu lindo coração.

  5. Nossa!
    Imagino cogumelos as moradas de duendes…rsrsr
    Encantei -me com sua postagem.Fresca e deliciosamente cogumelal…
    Bjs.

  6. Oi Teresa! As tuas fotos estão muito lindas! Amanhã enviarei um mimo para o teu jardim encantado. Ai, ai, o que será?
    Estou escrevendo um post meio revoltado lá no blog, sobre a páscoa. O meu problema é que eu penso demais. Conto com a tua opinião. Bjs.

  7. Ah que graça, Teresa, bom dia!
    É tão bom ter um pouco da natureza perto de nós e estes cogumelos vieram bem a calhar para enfeitar o outono e te avisar que os duendes devem estar morando debaixo deles e fazendo festa com suas tortas de amora. rs

    bjs delicados pra ti que é um doce de pessoa!
    Boa semana
    😀

  8. Oi Tereza,que saudade de vir visitar seu lindo blog,e quando chego ja vou me encantando com tudo por aqui ,adoro estes cogumelos que aparecem da noite pro dia enchendo de encantos nossos jardins,por aqui tem de varias cores qualquer dia mostro no blog,desculpe meu sumiço , ando meio sem tempo,mas quando vejo alguma coisa linda e delicada ,penso logo em vc,beijos e um forte abraço de sua amiga Catarinense,boa semana

  9. Olá Teresa,
    A natureza é mesmo assim, ela segue o seu caminho criando maravilhas boas de descobrir e de ver e, pelo que li depois de uma noite chuvosa aí. Aqui no Outono também é assim. Com as primeiras chuvas outonais rebentam em locais frescos os cogumelos, os primeiros que aparecem são delicados e belos com esse branco.
    Pois é, não é só a Primavera que é cheia de cheiros e cor, o Outono também é cheio de tons e cheiros. Costumo eu dizer que no Outono muito coisa a natureza nos dá e que é uma estação que nos permite deixar a imaginação fluir, sendo mesmo possível com a vinda dos cogumelos imaginar outros habitantes da floresta, a céu aberto.
    Que nos seus dias tenha muitos momentos de “faz de conta” e que sua vida seja cheia de momentos muito felizes. Para si e todos os seus familiares, amigos e leitores, uma Páscoa Feliz.
    Um abraço amigo,
    Paula

  10. Oi Teresa, tudo bom com você? E o casamento de seus amigos foi legal?
    Além de professora, bióloga é uma fantástica poetisa, você tem alma de poeta com uma ternura imensa fazendo dos seus momentos, histórias de vida com tanta graciosidade que encanta a todos.Realmente os cogumelos são frágeis e muito delicados. Lá na chácara eles ficam grudadinhos nos pés das árvores, parecem que nasceram ali para enfeitá-las. Saiba que poucos notam o nascimento e crescimento dessas vidinhas que a natureza nos dá com tanta beleza. muito lindas as fotos. Tenho na beira do lago, troncos de árvores, que caíram pelas fortes chuvas, não quis jogá-las fora, então os coloquei na beira do lago, onde por vezes sentamos, para conversar e neles nascem uma variedade deles. Desejo a você e a sua família uma noite tranquila e uma linda e feliz quarta-feira.
    Beijos!
    Sonia

  11. Oi Teresa bom dia! Tem tempos que esses cogumelos não aparecem em alguns vasinhos de plantas daqui de casa, eles sao sempre misteriosos e aparecem quando bem entendem rs, aqui tambam andou chovendo por estas ultimas 2 semanas, apesar que tem dias fica um pouco quente mais eu já percebo que o outono já trouxe o seu clima mais fresquinho, isso é otimo!

    abraços 😉

  12. Acho que nunca vi nenhum cogumelo preto por aqui…

    Como v. bem disse, “a vida é feita de tantos pequeninos e maravilhosos momentos!”
    E eu compartilho totalmente com essa idéia, pois quando temos “olhos de ver”, a vida é uma festa, um banquete glorioso que nos espera todas as manhãs, tendo sol, chuva ou a cor cinza e séria de que muitos não gostam !!!

    Beijo

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

