Sanhaços no telhado

Março chegando de mansinho aqui na nossa cidade, ainda maravilhosa, e mesmo apesar do calor intenso e do sol escaldante “quase deserto do Sahara” (Rs…), a natureza continua mostrando todo o seu frescor e vitalidade.

E se adaptando ao horário menos quente desses dias,  passarinhos surgem de todos os lados do nosso quintal, fazendo a sua festa, e procurando o abrigo fresco dos galhos das árvores mais frondosas.

Mas depois da nossa pequena “aventura”, acompanhando o filhote de sabiá que nasceu aqui na nossa amendoeira gigante, a nossa atenção têm sido apanhada, com alegria, pelos belos e inquietos sanhaços que aparecem por aqui nesse nosso pequeno refúgio carioca.

Lindos, pequenos,mas muito espertos,  eles vêm nos visitar todos os dias.  Pousam aqui e acolá, ora descansando, ora dando seus  pulinhos, de árvore em árvore…  Uma graça de se ver!

Mas o lugarzinho preferido deles é a beirada do telhado de um dos nossos vizinhos, que faz “fronteira” com a parte lateral do nosso quintal.  Por isso, temos o privilégio, de toda a tarde, ficar apreciando os seus delicados movimentos e vôos graciosos, bem aqui da janela lateral da nossa casa…   Uma alegria para os nossos olhos!

E como resultado disso, meu marido resolveu colocar um “tripé” na nossa máquina fotográfica, para podermos registrar melhor as imagens dessas criaturinhas aladas, que mesmo sem saberem, nos trazem tanta beleza, paz e relaxamento… Eles não são mesmos fabulosos?

Só para ilustrar melhor, os sanhaços são passarinhos do gênero “Thraupis”, muito encontrados aqui no Brasil e por toda a América latina e central.  Existem muitos tipos deles, que apresentam uma variedade de cores, embora os nossos sanhaços cariocas daqui sejam bem “esverdeados”, às vezes com nuances em azul.       Como são muito sociais e adoram uma boa companhia, vivem em geral em casais ou nos chamados “bandos familiares”, com indivíduos originários da mesma família.  Se você , como eu, já assistiu um bando de sanhaços “devorando” um cacho de bananas maduras, sabe que eles são uma família unida e muito festiva! (Rs…)  Adoram uma frutinha ou um “coquinho”, mas também acham que um diminuto inseto ou uma pequena aranha sejam um petisco imperdível… Coisas de passarinhos ,né? (Rs…)

Mas é muito lindo vê-los assim, em plena liberdade e descontração, bem aqui do sofá da sala, brincando e dando os seus “pulinhos”,pelas beiradas do telhado do nosso vizinho!

Mas esperem aí… Náo é  que apareceram umas “perninhas” de passarinhos diferentes, aqui nesta foto, bem juntinho com os nossos pequenos sanhaços?  Quem será?  (Rs…)

 Ah, gente… É apenas mais um dos nossos outros visitantes ilustres e constantes, os famosos “bem-te-vis”, que como se pode notar, não se importam em dividir a beirada de um telhado alheio com outros passarinhos simpáticos…(Rs…)

E apesar de apreciarem os ambientes de mata mais protegidos, os sanhaços costumam se adaptar bem à ambientes urbanos bem arborizados, onde possam encontrar comida e proteção…  Mas uma pergunta nos veio à mente… Afinal de contas, o que existe de tão interessante naquela beirada de telhado antigo, que chama tanto a atenção desses graciosos passarinhos?

Bom, com um jeitinho curioso de ver as coisas, meu marido descobriu talvez o “mistério” que atrai os sanhaços para aquele telhado todos os santos dias… Bem na beirada ,encaixada nas telhas, existe uma espécie de calha, por onde desce uma pequena corrente de água,  que parece tornar aquele trechinho do telhado um lugarzinho especial, onde eles têm água para beber e brincar diariamente!

  Mas seja como for, para nós é sempre um presente, poder apreciar e conviver com esses passarinhos delicados.   E sempre sinto nesses pequenos detalhes, o carinho de Deus conosco… Basta ter apenas olhos e ouvidos bem abertos, para esses pequeninos milagres do nosso cotidiano…

Mas aproveitando essa nossa estória de passarinhos, em meio aos alegres sanhaços e suas delicadezas,  quero hoje fazer um agradecimento muito especial, à uma amiga querida aqui da blogosfera, a Paty, do gracioso e belo blog “Pássaros e Flores” (http://pathellpassaros.blogspot.com/) que também ama os passarinhos e,cujo generoso coração me enviou um lindo presente de aniversário…

       E o meu coração ainda emocionado, de tantas emoções vividas ultimamente, quer dizer novamente, “Muito Obrigada à você Paty!!!!!”   por este teu carinho tão especial que tanto me alegrou em  dias  difíceis que passamos neste fevereiro…

Saiba, minha doce amiga, que a tua amizade já é um lindo presente para mim, e você já mora,com certeza, neste meu coração!

                                  A belíssima “caixa dos passarinhos”, que a Paty tão carinhosamente me enviou,  já está aqui à alguns dias no nosso singelo “ninho carioca”, morando conosco neste nosso refúgio urbano,porém cercada de muitos outros passarinhos!  E as minhas “costurinhas,tecidos,rendas e linhas” encontraram nela, uma  bela e delicada morada!

E pra vocês todos, queridos amigos e amigas, que acompanham as nossas pequenas aventuras, entre a vida urbana e a paixão pela natureza, também deixo o meu agradecimento sincero, por cada carinho, gesto ,pensamento ou palavra, que juntos, me acolhem, me alegram e me emocionam a cada singelo dia…O meu coração agradece sempre à todos vocês também!

Beijos de muitos passarinhos pra vocês!!!!!!!

                                                       Teresa

20 comentários em “Sanhaços no telhado

  1. Teresa, assim você me emociona. Eu vim aqui correndo qdo vi que o post era sobre sanhaços, pois já me disseram que eles são “passarinhos comuns”, mas para mim não são não, eles são raros por aqui e eu os conheço há muito pouco tempo. E qual não foi a minha surpresa ao constatar que vc tem a companhia de uma família de sanhaços! Eu já estava encantada, e vc ainda me surpreende ao se referir a mim?
    Essa caixa é linda mesmo, Teresa, no momento em que a vi, apaixonei-me por ela. É simplesmente perfeita e muito me agrada saber que vc a está utilizando. Quanto aos sanhaços, bem, na primeira vez em que consegui me aproximar de um, ele começou a cantar, foi tão emocionante que comecei a chorar (é, eu pago cada mico!). Eu tenho bebedouros no quintal, para os pássaros – mantenho a água sempre limpa, claro -, eles apreciam para o banho e para beber. Bjs, amiga!

  2. Querida amiga!
    Ler os seus posts falando desse seu recanto do paraíso é um bálsamo para a alma e a contemplação do belo! A calma com que me envolvo nas suas imagens me lembram de Deus!
    Estou melhor e agora reaprendendo a comer, porque até ontem só alimentos pastosos e líquidos… Mas de resto já retirei os pontos e fiz a revisão com o cirurgião e está tudo bem.
    Obrigada pelos recadinhos carinhosos que fazem tão bem quando estamos um pouco fragilizados!
    Bjão

  3. Que maravilha Teresa! Aqui eles não aparecem… aqui temos as visitinhas constantes dos bem-te-vis, dos pardais, dos sabiás e das carruiras. Linda postagem amiga. A caixinha é um encanto, a Patty sabe escolher os mimos como ninguém.
    Meus pais estão vindo daí dia 11, estou muito feliz.
    Bjos, Lú.

  4. Você sempre nos emocionando com seus lindos posts…ainda mais quando se trata de pássaros, uma de minhas paixões. Amo pássaros e adoro alimentá-los em meu quintal. Os bicos-de-lacre e as rolinhas, fazem diariamente uma festa no meu quintal. Eles tomam banho, comem, parecem que estão em um SPA. Adoro vê-los assim, livres, indo e voltando na hora que querem.Ah..os sanhaços também aparecem por aqui, eles fazem a festa em um pé de acerola na casa do vizinho.
    Teresa, amei seu post e esse lindo presente que você ganhou.
    Um lindo final de semana pra você e sua família!
    bjus!!
    yves

  5. Teresa, recebi com alegria os beijos de tantos passarinhos. Curioso que os sanhaços cariocas sejam azulados… os sanhaços mineiros tendem ao amarelado… rs. Mas que privilégio assistir às brincadeiras dos pássaros sentada no sofá da sala! Não é para qualquer um! Eu tenho perto da minha varanda um bando de maritacas, vez em quando aparece algum canário da terra sem mesmo ter trocado de todo as penas. As obras de Deus, são, sim, maravilhosas!
    Linda também a caixinha que você ganhou de presente. Que amiga atenciosa e que caixa tão delicada!
    Lindo post, adorei!
    Abraço!

  6. Oi Teresa boa noite! vim ver os sanhaços, e olha são muitos!! aqui em frente em casa na ciclovia tem varias arvores e as vezes muitos passarinhos ficam pousadas nela, já vi também sanhaços com seu tipico tom meio azulado, anú, tambem tem sabias, pardaizinhos, beija-flores, tiziu, canarinhos da terra, rolinhas, pombinhas trucal, etc… Percebi que de uns tempos pra cá aqui na minha cidade andam aparecendo muitos pássaros por entre a cidade, muitos que antes só se vinham em giolas como os canarinhos, axo que tem muitas pessoas se conscientizando, tomara que seja isso!!

    Teresa esta semana reparei que uma rolinha fez ninho na minha varanda!! 🙂 vou tentar tirar foto!

    um abraço!

    ps: a luva e aquele porta travesas que vc me deu de presente já estão pendurados na lousa que fica na cozinha!

  7. Teresa, que marido prendado vc tem! Benzadeus, menina…rsrs
    Quanta coisa deliciosa ele faz! Fiquei até com água na boca.
    Meu marido de vez em quando (raro!) se aventura na cozinha, mas também faz umas coisas deliciosas, pena que é bem difícil ele se animar em fazer…rsrs
    Bjossso

  8. Tereza!
    que linda postagem, amo esses bichinhos passarinhos.
    aqui no meu pátio tenho um bando de canários da terra, sábias…
    todos cantando e alegrando meus dias!
    seu recanto carioca é muito lindo!
    que amiga legal que é a Patty, adorei a caixa, parabéns!!!

    tenha uma bela semana!!!
    abraços!

  9. É um verdadeiro presente da vida poder acompanhar a fauna que nos rodeia !
    A cada dia descobrimos mais alguma coisa, um canto desconhecido, uma cor nas penas. Sei bem o que é isso e a alegria que nos dá…

    Belas fotos !
    Beijo

  10. Teresa querida! E não é que eu perdi seu niver? Serve votos de felicidades muito atrasados? Que fofos os passarinhos! Seu blog é uma poesia e tá cada dia mais lindo, pena que ando divagando pouco.. To com uma virose que tem me derrubado, há quase 5 dias que to sem voz
    Gde beijo dessa amiga desatenta.

  11. Oi amiga querida
    Que delicia chegar aqui e ser recebida por estas lindas imagens…sanhaços são uma gracinha, por aqui tem muito, de várias cores, do azul, passando pelo verde até ao abóbora com marrom que é muito lindinho…vou ver se consigo fotografa-los tambem, minha máquina não é tão boa quanto a sua, o zoom é pouco, então as fotos ficam tão distantes, não dá nem pra ver direito.
    Mas amei sua postagem, como todas as que voce faz, pois vindo aqui sempre saio com o coração repleto de alegria
    um grande e forte abraço, bem carinhoso
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

  12. Teresa minha querida, li seus comentarios amaveis e prometo que vou voltar para responde-los. Me aguarde. Brigada pelo carinho de sempre!
    Dene

  13. Teresa querida!
    Que lindos pássaros: adoro! As imagens estão muito boas. Amiga, falando em pássaros… por aqui estão na maior festa, pois. Você lembrou muito bem. A primavera está sendo anunciada em altas vozes e em bandos. É hora… a luz também voltou e de agora em diante os dias ficarão cada vez mais compridos… tanto! que as noites serão claras e lindas.
    Amiga, você escreve muito bem. Escreve com o coração. Seus comentários são pura poesia. Obrigada, Flor amiga! Beijo grande

    Ia esquecendo… a caixa dos passarinhos é adorável!

  14. Nossa!!!!!!!!!!
    UAU!!!!!!!!!!!!!
    Mocinha, como sou fã dessas criaturinhas…babei!
    Adoro o canto dos sanhaços, coisa mais deliciosa de ouvir.Lembra-me a minha infancia, talvés por isso minha paixão incalculável pelos pássaros.
    Lindas imagens, dignas de um prêmio.
    Aqui tudo me inspira e me pira…rsrsrsrsr
    Bjs, minha mais querida amiga virtual.

  15. Oi querida1 Adoro vir aqui e ver tanta beleza! É FANTÁSTICO o lugar onde vc mora. Que vizinhos mais lindos vc tem. Parabéns pelo presente e pela postagem posterior onde pudemos conhecer vc mais um pouquinho! Excelente semana, Bjaum!

  16. Oi Teresa eu amei seu blog, percorri algumas páginas e me encantei. Temos um pouquinho em comum, amo a natureza ela me faz muito bem, moro em São Paulo, mas tenho uma chácara no interior de Mogi das Cruzes e é lá que me sinto a bem e feliz. Sou professora aposentada à dois anos, adoro ler e amo a música. Vi que você é bióloga parabéns você encanta em tudo que faz. Estou começando agora no wordpress, ainda estou com muita dificuldade no contrôle do blog, mas creio que aprenderei e gostaria de ter sua amizade para que possamos compartilhar juntas nossos gostos. Suas fotos são maravilhosas, também vou postar minhas fotos da chácara, só que sou uma péssima fotógrafa, mas vou tentar montar para que fiquem bonitinhas.
    Amei estar aqui…
    Desejo a você uma segunda-feira super tranquila.
    Beijos!
    Sonia Regina

  17. Oi! Entendo bem de sanhaços. Eles estão sempre aqui em casa, pois sempre tenho na minha varanda umas bananas e mamão. Cantam muito! Amo aves!

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

