Águas de janeiro

 Ontem, tivemos um dia típico do verão desta cidade, dita maravilhosa…Ensolarado e muito quente!   Mas apesar do belo azul celestial, a verdade é que  a paisagem do nosso janeiro carioca, tem sido mais ou menos assim, nublada,com muitas nuvens sobre as montanhas, e momentos de chuvas… Muita chuva…  E pela geografia peculiar desta cidade, de tantas montanhas, morros,rios,baixadas e curvas, o excesso das águas é sempre recebido por um sentimento coletivo de justa preocupação . O povo fica com muito medo e cada tarde ou noite de temporal é motivo de ansiedade e angústia …  Coisas de janeiro  dirão os cariocas já mais calejados,  e infelizmente até acostumados, com as grandes chuvas, “vilãs” de cada janeiro, que muitas vezes  favorecem mais os mosquitos do que gente, e eventualmente, podem trazer no rastro tristeza e destruição.

Mas a natureza segue o seu ritmo próprio, que está muito além das nossas preocupações humanas… Por exemplo, as plantinhas  aqui de nossa casa, não reclamam não… Pelo contrário, afinal o nosso pequeno jardim fica sempre verdinho e repleto de vida durante estes janeiros… Muita vida!

 E é sempre interessante lembrar, que a mesma água que pode danificar casas e vidas humanas, é também aquela que fecunda a terra e faz brotar os seus frutos aos homens.  Água que hidrata, que cuida e sara tantas feridas…

As plantas, na sua silenciosa presença, nos ensinam isso… Sem água adequada, não é possível viver!   E mesmo parecendo que estou “chovendo no molhado”, pois todos sabem dessa realidade, o que mais me assombra é a nossa incapacidade humana na resolução dos nossos problemas com a água…  Ou seja, apesar de todo o nosso desenvolvimento tecnológico humano, lidar com o “ciclo das águas” não tem sido uma tarefa nada fácil não…  E “descobrir o real segredo das águas”, e evitar certos transtornos, parece uma missão quase impossível…  Alguma nobre alma humana o decifrará?

E é sempre interessante constatar,que depois de cada chuvarada que cai,  as plantas se mostram mais verdinhas e felizes!   Samambaias brotam com mais vigor, orquídeas parecem sorrir, enquanto a passarada canta alegre por todo o lugar…  Pois é, e as chuvas tão preocupantes para nós humanos, pode ser motivo de pura festa para muitos seres vivos (sem falar nos aquáticos,é claro!)…   E assim é o ritmo da natureza deste nosso lindo planeta azul.

E as flores?  Essas sempre aparecem por aqui, belas e coloridas, refletindo a alegria de viver de tantas plantas… Que o digam os nossos hibiscos, sempre tão viçosos a cada singela manhã,após uma noite de chuva…

Mas como sou da “tribo dos humanos”, e  não posso me esquecer dos  nossos problemas cotidianos de sobrevivência, despreparo e da nossa falta  de estrura em lidar com esses temidos temporais de janeiro,  confesso que também me preocupo bastante com cada pancada mais forte de chuva que cai, sobre este nosso Brasil já tão traumatizado… E fico aqui também esperando e orando,por chuvas mais  suaves e menos intensas. Chuvas mansas e frescas, que possam apenas trazer a água que abençoa a vida… Somente aquela necessária, para fazer florir cada um dos nossos queridos janeiros, e trazer o sorriso de volta à nossa sofrida e boa gente…

Meu abraço carinhoso e solidário no coração de todos vocês!

Teresa

Anúncios

7 comentários em “Águas de janeiro

  1. A natureza e seu titmo,nos surpreende ora com coisas lindas, ora, desastre… Estou em férias em SC, esgtá lindo! beijos,chica

  2. Minha querida!
    Que bom conseguir chegar aqui…Como é difícil?
    Seu post está cheio de magia… Lindas flores!
    E um texto que nos fala com a alma.
    Tem coisas que fogem de nosso entendimento, mas fazer o que?
    Reclamar, Questionar? Só podemos mesmo ser solidários e rezar ,
    tenho esperança que dias melhores virão.
    Abraços! um semana abençoada repleta de amor pra ti.

    Obrigada pelo seu carinho sua amizade… Te gosto muito!
    Não sei o que acontece? Só consigo acessar seu blog quando tem seu comentário
    no meu e eu entro por lá.

  3. Teresa,
    seu cantinho é muito lindo, flores maravilhosas e crianças para alegrar isso tudo.

    Felicidades.

    Lauriane

  4. Querida amiga
    A chuva tem sido nossa companheira a dias…mas como já disse, é o tempo delas mesmo…vemos o verde e o colorido das flores renascer, esteve tudo tão seco!!!
    Sei das pessoas que sofrem tanto perdendo suas casas, suas colheitas, e muitas vezes perdendo pessoas queridas nestas águas de janeiro… mas, não consigo me zangar com a natureza… sei que Deus está no comando, e como voce mesma disse , o que temos a fazer é orar e esperar pela misericóridia de Deus.
    bjs
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

  5. Concordo com o que vc diz, e me preocupo com toda a água que é desperdiçada. A água das chuvas poderia ser coletada e seu uso destinado para algumas funções, vc não concorda? Principalmente nas temporadas de chuvas. Neste fim de semana, tive que “navegar” pela estrada, pois havia trechos interditados em que nem carros passavam. E toda essa água desperdiçada, largada no asfalto, onde antes havia plantas, é muito triste.
    Tb adoro ver as plantas depois da chuva. Muitas vezes me voluntario para aguar as plantas, só para “fazer chover”. É claro que eu levo o dobro do tempo do que qq outra pessoa para fazer essa tarefa:)
    Te enviei um recado no Facebook!
    Bjs.

  6. Aqui na minha cidade tambem choveu quase 30 dias sem parar, dia e noite nubladas, aq é raro acontecer alagamentos e etc, graças a Deus, mais tem cidades proximas como caratinga, governador valadares que estao com esse problema.. des de semana passada o sol abriu e com ele o calor de verao, hj o dia ta de sol com leves nuvens que amenizaram o calorao q faz aq na minha cidade, sorte dos ipatinguenses que apesar de nao termos mar rsrs temos rios, clubes com cachoeiras e piscinas : ) pra nos refrescara rs

    seu jardim e suas flores estao lindas, e muito bom ver belas imagens da natureza 😉

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: