As rosas de Charlotte

Charlotte é uma cidade generosa e ampla,que se estende tranquila pelas boas terras da Carolina do Norte,nos Estados Unidos.  Sei que muita gente nunca deve ter ouvido falar sobre ela, mas descobri que seu nome se encontra numa seleta lista das “melhores cidades do mundo para se viver”.

E foi esta bela e pacata cidade norte-americana que tivemos o privilégio de conhecer, no início de dezembro deste ano que à pouco se foi. Verdade que foi uma viagem pra lá de rápida  (três dias apenas) e que não deu muito tempo para conhecer os seus recantos mais pitorecos. Mas posso dizer que enquanto estivemos por lá, conseguimos sentir a gentileza do seu povo simpático e acolhedor (qualidades não muito comuns para certos padrões norte americanos).

Mas era dezembro, e mesmo nas terras mais ao sul deste país, o inverno já se aponta de forma vigorosa e marcante.  Fazia muito frio e uma leve chuva caia  quando chegamos por lá… Quatro graus Celsius de manhã…  E vamos admitir que  para os cariocas de plantão, não é lá uma temperatura muito agradável de se sentir… (Rs…)

E deixando os pontos mais turísticos da cidade de lado, é sempre a natureza do lugar que me chama mais a atenção.

Logo que chegamos, os meus olhos se espalharam pelas árvores já sem folhas e os pinheiros bem verdes e repletos de belas pinhas…  O ar frio parecia cortar a pele com sua aspereza, enquanto um vento metálico tocava os nossos rostos… Diante da paisagem de quase inverno, sempre fico admirada, pensando nas plantas e animais que lutam para sobreviver aos dias  gelados  aqui do hemisfério norte, onde dias mais curtos trazem tão pouco sol.

  E surpreendo-me ao chegar no nosso hotel, onde  canteiros de pequenas  rosas nos dão as boas-vindas…  Flores ainda abertas e bem vivas, filhas temporãs da primavera,brilhando no dia cinzento,chuvoso e frio desse lugar…  Tão formosas e ao mesmo tempo tão simples!

Toquei suas suaves pétalas e senti o seu perfume… Pareciam guardar as românticas estórias dos dias mais quentes que já ficaram para atrás… A cor rosa delicada daquelas preciosas flores, sem dúvida, coloriam e iluminavam aquele cantinho frio do mundo!

Saimos rodando pela grande cidade, entramos em muitas lojas,shopping centers, e  todos aqueles “templos consumistas” que fazem parte da cultura norte-americana… Muitas coisas bonitas,lindas mesmo… Outras, de gosto meio duvidoso…  Tudo sempre grande e amplo,nesta terra marcada por pegadas de “gigantes”…  Mas como os pequenos detalhes sempre me encantam o coração, voltamos ao nosso pequeno hotel,e lá estavam elas nos esperando: as  corajosas  rosas de Charlotte, que com sua delicada beleza, desafiavam a dureza do inverno!  Será que mais alguém havia notado a bravura de suas pétalas?

De volta à nossa casa, passados já tantos dias, e o calendário já trocado de ano, olho para as mudas de rosas que compramos no final de dezembro aqui para o jardim… Mudas de rosas vermelhas, cor de rosa suave e até lilás… Vieram cada uma delas com seu botão e uma promessa de muitas  futuras flores, neste Rio de Janeiro morno e úmido de dezembro…  E lembrei-me logo daquelas rosas corajosas e delicadas  lá da distante, e para tantos desconhecida, Charlotte.  Pelo tempo,com certeza, já se foram suas pétalas e restaram agora apenas a esperança de suas novas flores…

Mas aqui dentro de mim, vai ficar sempre a doce lembrança daquelas pequenas rosas, testemunhas da força da natureza, que mesmo enfrentando tempos de frio intenso,lutam para sobreviver, mostrando a sua beleza e o seu frescor… Sem dúvida, guerreiras desconhecidas do seu tempo e verdadeiras fontes de inspiração para cada um de nós…

Meu abraço carinhoso e uma semana iluminada para todos!

                                         Teresa

Anúncios

11 comentários em “As rosas de Charlotte

  1. Ai, Teresa, eu acabei de percorrer o pátio aguando as plantas, algo necessário nesse calor tórrido de verão e vc vem com um post falando de uma cidade com temperatura super agradável! Sim, pois 4 graus é uma temperatura da qual, no momento, eu tenho saudade… Definitivamente, eu prefiro o inverno!
    Nunca tinha ouvido falar em Charlote. Obrigada por compartilhar! As rosas estão belíssimas!
    Bjs.

  2. Lindas rosas e mesmo em poucos dias, deu pra ver as belezas de lá! Coisa boa viajar,né?

    Um beijo, tudo de bom e um 2012 bem florido!chica

  3. Serão essas as rosas antigas de quem já ouvi falar ? Tenho até vontade de pesquisar mais um pouco sobre o assunto, pois fiquei curiosa.
    Flores fortes, resistentes, que resistem ao frio…
    Muito bonitas.

    Beijo

  4. Que lindas as rosas! Engraçado que elas normalmente não resistem muito, raridades essas! E que friozinho gostoso, ando desanimada com esse calorão rs. desejo um ano maravilhoso para vc e sua inda família! beijo Teresa

  5. Lindas rosas! Nunca tinha ouvido falar nessa cidade, aliás nunca estive nos Estados Unidos.
    Gostei muito do tom rosado das flores, um tom bem diferente.
    Que em 2012 você conheça outras flores e compartilhe conosco essas maravilhas!

  6. Oi Teresa boa noite! Vim te visitar e sempre me deparo com seus posts poeticos e lindos!

    Tambem fico admirado como que certos animais e plantas sobrevivem a tanto tempo de gelo que alguns paises enfrenta na maior parte do ano, e mesmo com vontade de conhecer um lugar assim imagino que não deve ser facil para nos brasileiros acostumados com o calor quase que o ano inteiro acostumar com tanta mudança na estaçao nestes paises tocados pela rigorosa “rainha do gelo” rs

    deixo um abraço !

  7. Oi Teresa! Eu não desliguei o pisca-pisca do jardim… quer dizer, desliguei o “pisca” e deixei a luz brilhando, constantemente. E vou dar uma dica: eu adquiri esse jogo de lâmpadas no Mercado Livre (mas talvez vc encontre em alguma loja), é à base de luz solar. É mais caro, mas creio que vale a pena. Bjs.

  8. Oi Tereza Tudo bem ,demorei mas cheguei. minha querida lindas rosas,lindo lugar,é tão bom viajar e conhecer lugares e pessoas diferentes ,beijos e bom final de semana

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: