Entre lírios e margaridas…

Início de dezembro…Finalzinho de primavera no ar…  E as flores aqui do quintal florescendo e ainda  continuando a nos encantar!

A cada singelo dia, uma pequena e preciosa surpresa.

Nossos lírios  brancos, ainda bem animados, resolveram abrir os seus muitos botões de flores, e ficaram assim, suaves, transbordantes de uma beleza incomparável, perfumando docemente o nosso cantinho verde…  Quem não irá sorrir ao vê-los, e não se encantar com sua alegria floral?

         Os estames rubros atraem os insetos, e até as abelhas parecem ficar meio tontas com tanto perfume. E o amarelo intenso do interior das aveludadas pétalas, brilha na luz do dia, impregnado pelo pólen abundante das flores maduras… A grandeza, e ao mesmo tempo,a delicadeza dessas grandes flores, enfeitam esses nossos dias!

Vale à pena se emocionar com o silencioso espetáculo destas flores brancas… Um momento raro de beleza,poesia e paz…

    E pendurado na entrada da varanda, o vaso  de petúnia roxa empresta   um belo contraste  à nossa visão humana… Todos os dias não deixo de comentar… Como são todas tão lindas e preciosas!

  Pequeninas flores que alegram ainda mais o nosso cotidiano… Graciosas e iluminadas!

 

Mas a surpresa botânica deste final de ano, ficou mesmo por conta da “margarida mexicana”, cujas sementes me foram enviadas carinhosamente, pela minha doce amiga Paty, do lindo e florido blog “Pássaros e flores” (http://pathellpassaros.blogspot.com/   ).

Elas chegaram aqui em casa já há bastante tempo,mas como estava fazendo muito sol e calor, decidi esperar um tempo mais fresco para semeá-las.

E foi o que fizemos, em meados do nosso outono carioca,com dias muito azuis e temperaturas agradáveis.  As sementinhas gaúchas foram devidamente semeadas em pequenos vasos,que foram colocados num cantinho especial do nosso quintal.

Mas como a vida tem lá os seus espinhos, e nem tudo são flores pelo caminho… Numa manhã,descobri as pequeninas mudas que haviam crescido, pisoteadas, sem vida, no meio da terra já caída dos vasinhos… A dura explicação:  O cachorro,na certa perseguindo algum bichinho, havia derrubado e pisoteado todas aquelas indefesas mudinhas!

Na época, fiquei muito chateada… Eu e até a minha sogra,que havia alegremente me ajudado a semear aqueles vasinhos. E como viria o inverno e seus dias frios, resolvi esperar pela primavera, para tentar semear as sementes que me haviam sobrado .

E o resultado apareceu nesses dias de novembro, na forma da primeira “margarida mexicana” que veio alegrar o nosso pequeno jardim!

A sequência dos fatos vocês podem ver:

A bela margarida foi se desabrochando timidamente…

Se abrindo de forma bem delicada…

E enfim, eis a nossa florzinha, toda sorridente!

Toda linda e perfeita…  Um pequenino presente da natureza!

E como que já celebrando as festas de fim de ano que se aproximam, as nossas  flores parecem se vestir com  pétalas de pura beleza e poesia… Ou será apenas uma suave impressão nos meus olhos? Mas seja como for, elas serão sempre doces mensageiras da paz,lembrando-nos  do grande e misterioso milagre da vida, que se renova a cada singelo dia

Um beijo grande e o desejo de um dezembro alegre e florido para todos nós!

Teresa

13 comentários em “Entre lírios e margaridas…

  1. Encantamento puro por aqui..

    Cada florzinha linda, passando pelos lírios, pelas petúnias e finalmente pelas margaridas lindas e sorridentes!!! ADOREI!!! beijos,linda semana,chica

  2. Oi Teresa
    Nao me canso de dizer que voce mora num pequeno paraiso!!! Me encanto com tantas flores que tem ai! Onde moro e topo de um morro que recebe o vento nordeste o ano inteiro, por isso tenho muito poucas especies de flores que resistem a ventania…
    E como adoro flores, fico apaixonada pelas suas amigas!
    Amei ver a margarida desabrochando! E os lirios sao belissimos!
    Desculpe os erros, mas acho que desconfigurou o teclado para os acentos…
    Bjsss e uma linda semana!

  3. Querida amiga
    Que maravilha está o seu jardim, tambem cuidado com tanto carinho por estas mãos abençoadas, tinha mesmo que ficar desta maneira.
    Flores lindas… puro encantamento!
    bjs
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

  4. Olá Teresa,não poderia deixar de fazer comentário em mais um de seus lindos topicos.
    Adorei ver os lírios desabrochando e a margarida então de tão bonita parecem até plástico,perfeita!
    Também são tratadas com tanto carinho que elas resolveram todas lhe presentear com sua beleza e aroma para encantar seus dias.
    Que sua semana seja simplesmente maravilhosa e florida.
    Beijocas.

  5. Oi Teresa!!
    Entre lírios, petúnias, margaridas mexicanas, não sei dizer qual a minha preferida!!!!
    Todas lindas!!!
    Flor é flor e não se discute!!!!
    Mas acho que os lírios brancos são perfeitos!!!
    Uma semana maravilhosa pra vcs !!!!
    bjs uai!!

  6. Teresa,

    Vou te falar uma coisa…essas flores são encantadoras!
    Todas tem os seus valores pela beleza e significado, mas essa margarida mexicana é muito bela.
    As fotos dela, com essa sequencia e sua linda narração, são simplesmente fascinantes.
    E essas flores são muitos felizes, de ter pessoas como você e sua sogra cuidando delas com tanto carinho. Assim, elas florescem ainda mais linda e parece que estão sorrindo pra nós.

    Amiga, não sei com que frequencia vou conseguir postar e comentar por esses dias.
    Assim que chegar no Brasil e me organizar, eu entro em contato com você. E se der para nos encontrarmos, será muita benção.

    Muito obrigada pelo carinho de sempre nos seus preciosos comentários.

    Beijos

  7. Oi Teresa! Finalmente consegui entrar aqui e comentar! Estou com saudade das margaridas, as nossas não têm nascido. Semeamos mais na semana passada.
    Bjs!

  8. Eu adoro flores. Estou com algumas cravinas ( ou cravinias?) aqui na janela e não me canso de admirá-las. Que maravilha essa margarida mexicana que você ganhou! E a foto, ficou perfeita!!!
    Que a nossa vida continue florida!

  9. Teresa,
    É duro morar em apartamento e só conhecer lírios (aliás, minha flor preferida) plantados em vasos de floriculturas… E tua margarida não é só sorridente, é também reluzente!
    Obrigada pelas constantes visitas e lindos comentários no ArteAmiga.
    BJô

  10. Oi Teresa! Bom passeio para vcs!
    Quanto ao pessegueiro, a árvore tem uns 3 ou 4 anos. Eu não planto, eu só compro e cuido:) É difícil cavar no meu pátio, o solo é formado por pedras. Bjs.

  11. Teresa do céu! Recebi seu pacote hj. Menina, eu nem tenho palavras para agradecer. Qdo eu cheguei em casa, a família já estava emocionada só de ler o cartão (sigilo da correspondência aqui é zero). Qdo eu vi todas as fofuras que vc me enviou, me emocionei. Não tenho nem como retribuir tanto carinho e atenção! Muito obrigada, amiga! Um super beijo, bom passeio para vocês e tudo de bom!

  12. Olá, adorei as margaridas mexicanas e os lirios. Gostaria de saber como conseguir mudas ou sementes de margaridas mexicanas. Os lirios sei que em floricultura se encontram. Abroços e espero orientação.

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

