O bonito artesanato brasileiro

Os dias de outubro foram passando rapidinho, e novembro chegou tão suave que a gente nem se deu conta… Mas a realidade é uma só: Já estamos no final de mais um ano!

E basta dar uma saída pelas ruas daqui perto de casa, para se encontrar as evidências das festividades natalinas… Camelôs  estão vendendo seus “pisca-piscas” coloridos, e muitas lojas começaram a expor as suas decorações de Natal… Vamos no shoping  mais próximo e já escutamos aquela musiquinha “Então é Natal…”  (Rs…)

E novembro costuma passar tão ligeiro,no seu destino de arauto das festas de final de ano,que quando a gente percebe, já é quase véspera do Natal… E a nossa mente,muitas vezes menos rápida que as espertas campanhas publicitárias, demora um pouquinho pra assimilar a idéia… E os “Natais das vitrines e do comércio” parecem chegar a cada ano,cada vez mais depressa…

Aqui em casa, a nossa rotina ainda não se acostumou com a idéia. Na realidade, só consigo engrenar no clima natalino quando dezembro se inicia, quente e repleto daquele espírito festivo.   Mas não pensem que pela minha demora eu não ligue para as coisas de Natal… Pelo contrário, adooooro!  Mas tudo é apenas o meu jeitinho de sentir e celebrar o Natal, que vai ter para mim,sempre carinha de dezembro,e nunca de novembro…  E isso já é mania antiga, e difícil de explicar. Talvez seja apenas fruto da minha infância e dos anos em que os dias pareciam mais leves e sem pressa…

Mas eu até acho bacana quem consegue entrar mais cedo no espírito natalino… Ajuda na preparação e na organização das festividades, além de que se tem mais tempo de desfrutar todas aquelas lindezas natalinas… Mas eu simplesmente não consigo … E acho que o meu Natal  vai  estar sempre ancorado no coração de um calorento dezembro .

Mas por que a razão de toda essa prosa que faz zig-zag entre novembros e dezembros da vida?

Tudo isso é apenas pra dizer que só percebi que dezembro estava mais próximo do que eu imaginava, quando no finalzinho de outubro,fomos fazer aquele passeio lá na “Chacara Tropical”. Pois foi lá que vi os indícios evidentes da chegada das festas natalinas, tudo resumido numa singela e linda exposição de presépios artesanais… Uma verdadeira festa para os nossos olhos!

     Impossível a gente não se emocionar e dizer… Ah, que linnnndo!

E eram vários,doces e ternos presépios artesanais, frutos do trabalho hábil e talentoso de valorosos artesãos populares.

 E o fato é que estranhamente, mesmo sendo ainda outubro, a minha mente voou pra longe no tempo, e de repente era como se já fosse meados de dezembro… E a minha vontade foi de comprar todos aqueles presépios,e levá-los rapidinho pra casa!  (Rs…)

Nem preciso dizer o quanto fiquei encantada,né?

Cada um dos presépios tem a sua beleza singular, e carrega o jeito e estilo pessoal de cada artista. Mas no conjunto, transmitem uma harmonia e beleza genuína… Muito bonitos mesmo!

Pena que não tirei mais fotos deles… Havia presépios de variados tamanhos, e cada um tinha, acima de tudo, a marca registrada do criativo e belo artesanato brasileiro.

E como ainda não era nem dezembro, e nem só de presépios se resumia a bela exposição de artesanato brasileiro, não poderia deixar de registrar outras belezas artesanais,tipicamente brasileiras, que encontramos por lá…

Por exemplo, o criativo e belo “abajur  de quadro”…

A turminha das bonecas decorativas que alegram os nossos olhos…

Lindos quadros que valorizam a nossa cultura popular e exaltam a nossa beleza tropical…

E uma família de “bonecos cantores” (?)  que nos trazem uma singela poesia e encantamento !

E diante desses pequenos objetos,que nos remetem às coisas da vida da nossa terra, sentimos uma delicada atmosfera de calor humano no ar. E lembramos do talento especial e criatividade dos nossos artistas populares, que fazem no seu cotidiano, brotar belezas do barro e da pedra… Figuras mágicas do nosso povo!

Na nossa alma produzem sonhos e delicadezas… E nos fazem sentir em pleno dezembro…

Meu abraço iluminado no coração natalino de todos!!!

Teresa

7 comentários em “O bonito artesanato brasileiro

  1. São lindos os presépios e enfeites do artesanato, mas eu como tu, não quero saber de NATAL antes da hora.

    Acho muito comércio e cada ano que passa , por isso, gosto menos disso tudo.

    Gostaria de me esconder com minha família num lugar sem nada disso, só!!! beijos,tudo de bom,chica

  2. Tenho encanto por esses objetos.
    Estou a procura de um presépio para o jardim, não encontrei ainda…
    que coisas lindas que vc posta, dá gosto ver e ler.
    Bjs, queridona.

  3. Oi Teresa! Claro que estou em clima de natal! Eu começo a organizar bem cedinho e quanto mais organizo, mais coisas acho para decorar!
    Adoro nosso artesanato. Nem tinha me ligado que eram presépios! Muito lindos!
    Vou te enviar meu endereço por email, tá?
    Bjs.

  4. Pois para mim o Natal começa muito cedo, às vezes em setembro ou outubro, quando sinto um certo cheiro no ar que, na minha família, chamamos de cheiro de Natal !
    Esse cheiro, que me faz sentir ternas emoções, não sei definir do que é. Sentia lá no Rio e sinto aqui também, porém aqui é mais sutil.
    Não sei se é uma mistura de terra molhada com alguma planta especial, só sei que é delicioso e aguardado ansiosamente todos os anos ! Ele surge de repente e vai embora. Às vezes sinto-o por vários dias, em determinadas horas do dia. Outras vezes ele desaparece.

    Visitei, uma vez, uma belíssima exposição de presépios, porém não eram tão artesanais.

    Beijos natalinos !!!

  5. Oi amadinha, que bom seria viajar, mas que nada, um mes para natal, fim de ano o trab é dobrado, comercio de brinquedo e papelaria, nao dá pra pensar em viagens por agora. Natal aqui vem quase juntinho com o volta ás aulas. Mais graças a Deus, porque trab é muito bom.
    Lindos os presepinhos artesanais, as vezes tambem fico espantada em ver como o tempo está voando.
    Obrigada pelas palavras doces la no meu cantinho. Nao estou conseguindo postar e visitar com a mesma frequencia de antes, mas nao vou sumir nao, virei devarinho, por favor tenha um pouquinho de paciencia comigo, até que tudo fique mais tranquilo por aqui.

    Bjs minha querida amiga carioca. Nao conheço o Rio, sei que há coisas maravilhosa pra se ver por aí, mas as vezes as noticias tv me deixam meio assustada. Talvez porque aqui em Goiania, se comparado com Rio, graças a Deus ainda é muito tranquilo.
    Deus te abençoe e te proteja, sempre.

  6. Querida amiga!
    Fiquei encantada com os presépios e também as outras peças.
    Tudo maravilhoso!!!
    Amo o Natal mas, só começo arrumar, preparar e decorar em dezembro, indo até em 06 de janeiro.
    Dia de Reis.
    Abraços! Um feriado abençoado pra ti.

  7. Oi Tereza minha querida amiga ,sou como você ,só começo a enfeitar a casa no inicio de dezembro é assim desde a minha infância na casa de minha mãe já era assim, pensar em natal só em dezembro rs ,adorei os artesanatos, lindos presépios.
    Por aqui o tempo esta frio e com garoa,até parece que o inverno esta ai novamente ,as flores são sim da mesma familia da flor de maio ou de pascoa,como chamamos aqui,mas esta só floresce em novembro e vai até dezembro,pega muito facil,só de raminhos.beijos amada e tenha um ótimo feriado

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

