No reino das bromélias

Céu azul no Rio de Janeiro, brisa suave e morna,  a primavera com gostinho de verão…  E com um “jeitinho goiano- carioca” (Rs…), driblamos a rotina, e no meio da semana , fomos passear na “Chácara Tropical”.

O lugar é muito lindo e aconchegante. Ideal para todos aqueles que amam as plantas. Um espaço imenso,na zona oeste da cidade, encravado entre as lagoas que rodeiam a famosa Barra da Tijuca, e as montanhas que escondem a mata atlântica.

É um misto de horto,loja de artesanato e restaurante, muito frequentado por turistas que vem conhecer este encantado recanto da orla carioca.

Logo na entrada, uma parede  repleta de maravilhosas bromélias nos dão as boas vindas… Impossível não ficar admirada! Parece que estamos entrando em um maravilhoso “reino das bromélias”…  E os nossos olhos ficam sem saber para que direção olhar… Uma infinidade de outras bromélias,orquídeas e tantas outras belíssimas plantas confundem a nossa atenção… E uma suave alegria enternece o coração da gente… Meus olhos se perdem no meio daquele “reino de bromélias”…  Maravilhas da nossa natureza!

       E entre tantos corredores, cheios de vasos de plantas e apetrechos para jardinagem , a gente parece se esquecer do tempo… E cada  plantinha diferente que surge à nossa frente, encanta os nossos olhos com a mais pura delicadeza…

E basta mudar um pouquinho a direção dos nossos passos, para encontrar  novas preciosidades,na forma de orquídeas exóticas,ou de antúrios exuberantes… Um verdadeiro paraíso para os admiradores das plantas!

E chegando ao pequeno e charmoso restaurante, localizado ao lado da alameda de antúrios, a mesa de  decoração delicada,mas em estilo simples e rústico, nos acolhe já famintos… (Rs…) Ah,que delícia poder almoçar no meio daquele verde todo!

E olhando ao redor, encanto-me logo com as cadeiras artesanais da mesa vizinha à nossa, onde araras,papagaios e outros pássaros tropicais, bem coloridos, dão um belo acabamento… Não resisto e resolvo fotografar também… Muito bonito!

Pedimos o almoço com a tarde já avançada… Mas me perdoem,a fome já era tanta que até esqueci de fotografar os pratos ! ( o meu de camarão, que adooooro!)Tudo tão delicioso! (Rs…)

Do lado de fora do restaurante, uma alegre e bela companhia: um papagaio amarelo de verdade!

E após o delicioso almoço, continuamos a nossa jornada em meio aquelas plantas maravilhosas… O “jardim de bonsai” é um capítulo à parte e que vale um post particular … Um desfile de exótica beleza dessa incrível arte oriental !

Na seção de sementes e bulbos , uma variedade de lindos vasos ornamentais chamam a nossa atenção…

E a graciosa bonequinha de lata enfeita este recanto…

Mas como era dia de semana, e nem tudo o “jeitinho carioca” resolve (Rs…),  o relógio ainda nos cobrava alguns compromissos. Tivemos de deixar aquele pequeno paraíso das plantas para trás, rumo à nossa casa. Mas antes, escolhi uma bela bromélia para morar conosco… Ela tem as folhas delgadas, com bordas brancas e uma inflorescência vermelha de haste longa…  E me digam se ela não é mesmo uma belezinha?

Por enquanto, ela foi morar no nosso vaso artesanal,na parede da varanda,junto à sua “prima”, que já está à alguns anos conosco… Espero que seja uma ótima parceria! (Rs…)

E então, no dia seguinte, eis que o correio me chama no portão… Uma supresa adorável chega  do sul do Brasil,enviada pela minha querida amiga Paty,do lindo blog “Pássaros e Flores” (Http://pathellpassaros.blogspot.com/)… Abro o pequeno pacote e encontro um lindo presentinho vindo diretamente da Itália: Um quadrinho belo e delicado da cidade de Pádua,com um desejo de benção para a nossa casa!

E o lindo cartãozinho ,escrito pelas mãos dela própria, dizia:  “Quando o vi,me lembrei do teu jardim…”   Fiquei até emocionada… A Paty viajando lá longe, pelas belas terras italianas, lembrou de mim e do nosso  pequeno jardim!

Então,nem precisei pensar muito…  E o quadrinho encontrou logo o seu lugarzinho, protegido da chuva e dos ventos, bem pertinho da nossa nova bromélia,e bem de frente para o  jardim! 

Sei que já agradeci a Paty por este presente tão especial, mas não poderia deixar de compartilhar esta alegria aqui neste meu singelo bloguinho… E acho que são estes e tantos  outros gestos e palavras de carinho e amizade, que valem à nossa caminhada por este mundo admirável dos blogs… São pequenos momentos de alegria como este, que não tem preço, e ficam registrados delicadamente no nosso coração!

E embalada pela doce e suave visão do nosso lírio da paz, aproveito para mandar um grande beijo para todos as minhas amigas e meus amigos, blogueiros ou não, que sempre com seus carinhosos comentários,trazem tanta alegria ao meu coração! Saibam que a suas visitas por aqui também são tão preciosas, e iluminam sempre o meu caminho!

Meu agradecimento sincero pela companhia e amizade, e um abraço grande no coração de todos!!!!

                                                 Teresa

Anúncios

8 comentários em “No reino das bromélias

  1. Senti aqui a brisa, o perfume das flores, mergulhei nesse astral carioca que transmites tão bem, querida. Luxo é a gente poder se dar essas folgas, alimentar a beleza, né? Depois de muitos meses, na última semana também tivemos um recreio da rotina pesada. Nos fez tanto bem. Abraço muito grande dessa amiga que tem sempre por perto!

  2. Oi Teresa bom dia de domingo! Como disse a Rosana tambem mergulhei nesse astral carioca que vc transmite tao bem! Brigadinho nas boas vindas novamente 😉 o meu lirio da paz tambem esta para desabrochar!

  3. Oi Teresa! Adoro seguir os seus passeios por esses lugares floridos do Rio. Eu ia ficar imediatamente falida com esses vasos de porcelana;)
    O jardim de bonsais é muito lindo mesmo, amiga. Aliás, tudo é lindo, tudo é verde, o restaurante é lindíssimo. Acho que eu perderia a fome! O quadrinho ficou lindo na parede e combinou com a nova bromélia. Tenho muitas agora, mas elas estão sufocadas com folhas, preciso fazer uma limpeza urgente! Bjs.

  4. Ahhhh!!!! Que delícia esse lugar que vocês foram passear amiga!!!!
    Acho que eu levaria umas 3 orquídeas e mais umas 3 bromélias, rsrs… Toda vez que entro numa loja de flores é assim, compro “algumas” mudinhas, “alguns” vasinhos e lá vai maridinho reclamando porque tem que carregar o peso, ui! Somos apaixonadas por flores né Teresa?!?!
    Amei o presentinho que ganhou e foi colocado na frente da casa, protegendo a tudo e a todos!!! Que delicadeza da Paty, e agora quero conhecê-la também!
    Um carinhoso beijo para você querida, que também é preciosa para nós!

  5. Ohhhhhhhhhhhh!!!!! Minha sincera e adorável amiga virtual, assim que li seu comentário vim correndo.
    Sim tá uma correria por aqui, vida de dona de casa e mãe de tres filhotes…oooooooops! Quatro, tem o maridão…kkkkkkkkkkkk.
    Bom, obrigada mesmo por preocupar com minha ausência, mas está tudo bem, viu?
    Cá pra nós…não pode fazer isso comigo não!!!! Um post deste é de endoidar…kkkkkk
    Fiquei maluquinha com este lugar, vc foi pro paraíso, encantei com esse divino e encantado misto de tudo de bom:
    Flores e comida…rsrsrsrsrs
    Vale-me meu Deus neste canto zen, heim?Dá até para inspirar e fazer(tentar, né?) um igualim, com cascata e tudo.MARAVILHOSO!!!!!!!!!!!!
    O papagaio é de outro encanto, que cor mais linda, parece FAKE ,,,,rsrsrsrsrsrsrsr.
    Se vc ganhou uma lembrança l[a da Itália significa que a Paty te ama, pois não existe coisa mais gostosa de alguém que vai passear e lembra-se da gente.Vc faz isso comigo, não é?Lembra-se sempre de mim nos seus deliciosos passeios, isso é bom demais da conta!
    Querida, obrigada peklo carinho e pelas belas postagens.
    Bjs enormes.
    Amo-te…rsrsrsrs

  6. Teresa do céu! Festa das Fadas! Que belíssima e doce ideia!!! AMEI! Qdo eu tiver filhos, farei uma festa assim em vez de dia das bruxas. Lembre-me, pois vai demorar muito e eu vou esquecer 🙂
    Aqui, os morcegos tomam água nos bebedouros dos beija-flores. Eu sei que eles visitam flores noturnas, mas nunca vi. É que eu não saio de casa à noite, por causa dos mosquitos e do frio. Qdo o tempo começar a esquentar, vou ficar à espreita,como vc costuma fazer. Bjs.

  7. Teresa,

    Não conheço a Chácara Tropical. Que lugar lindo!
    As bromélias são encantadoras, aliás, tudo é encantador nesse lugar.
    Com a vontade que estou de comer camarão, acho que esqueceria até que tinha câmera. Risos
    Lindo o presente da sua amiga Paty. E você escolheu um lugar muito bacana pra ele.
    As bromélia com certeza está muito feliz em morar com vocês.
    Tudo muito lindo como sempre. Beijos

  8. Oi,Tereza !! amei tudo no seu blog… lindo…Sou de Pelotas, RS

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: