Surpresas da primavera!

As chuvas da primavera chegaram de mansinho por aqui, trazendo renovo e frescor às plantinhas do nosso quintal.

Nesta época do ano, adoramos ficar nesse nosso cantinho verde, mexendo na terra,plantando novas mudas e semeando novos sonhos. Afinal, como diz a antiga canção do Tim Maia… “É primavera!”

E o nosso jardim se enfeita,com novas cores e flores, para este período especial do ano, em que as plantas e os animais renovam os seus ciclos de vida…

E a nossa “dama da noite” se enche de flores brancas e roxas, que perfumam deliciosamente, a nossa entrada da casa… Uma imagem que é pura poesia! E pendurado num dos galhos , um “projeto” de ninho abandonado de algum passarinho… Para onde será que eles foram ?

Pequenas flores perfumadas,que por vários dias ,  iluminam o caminho de que entra ou sai da nossa casa…  Uma surpresa adorável para os nossos sentidos!

Mas sei que as belas surpresas da primavera estão só começando…

Um dia, acordo e vejo que uma das novas plantinhas, que havia brotado há pouco tempo, estava com um botão de flor.  Ela havia nascido de uma “semente” de margarida que a minha sogra tinha plantado num pequeno vaso. Fiquei toda contente… Seria a primeira vez que essa planta iria florescer no nosso jardim!

E passei todos esses dias atrás, observando e fotografando  aquele pequeno e verde botão… É sempre tão gratificante a gente acompanhar o desenvolvimento de uma singela flor… São aqueles momentos preciosos e delicados,em que a gente se esquece da rotina da vida, e tudo ganha uma alegria especial.

E foi com aquela espectativa animada de criança,que acompanhei o desabrochar desta esperada flor… A cada dia ela surgia mais desenvolvida e forte, nos convidando a imaginar como seria a sua forma graciosa…

Mas depois de alguns dias passados, achei-a muito grande e robusta… As pétalas adquirindo uma coloração amarelada… Diferente da cor esperada das pequeninas margaridas… Fui falar com a minha sogra,pelo telefone,porque ela ainda estava viajando lá pra Goiás… Será que ela havia plantado mesmo ali as margaridas?  E ela ,o tempo todo, confirmando que sim.  Mas então, por que aquele botão  estaria assim tão diferente do esperado?  Sérá que seria alguma influência do tipo da terra onde ela havia sido plantada?

A resposta à minha dúvida veio nesta semana…   A plantinha que havia germinado,não havia sido a nossa esperada “margarida” (que realmente havia também sido semeada ali!),  mas sim um belíssimo girassol!!!!

Imaginem qual não foi a nossa surpresa ao nos depararmos com esta maravilhosa flor… Sei que muita gente vai achar estranho a gente não ter pensado antes na hipótese daquela flor ser um girassol… Mas o fato é que estávamos tão ansiosos, esperando pelas “margaridas”,que tal pensamento nem teve lugar na nossa imaginação.

Mas sem dúvida, não há nem porque reclamar,pois a surpresa desse girassol lindo conquistou o nosso coração!

E não me canso de admirar essa admirável flor,que cresceu de forma “secreta” bem aqui no nosso pequeno jardim… Afinal, qual ser humano pode ficar imune à beleza iluminada desta maravilhosa flor?

E a explicação pelo “misterioso aparecimento do girassol”  é a mais simples  e óbvia possível… Com certeza, ela veio de uma das sementes de girassol que costumamos usar na alimentação da nossa maritaca!

O mais curioso é que, bem no início deste ano, plantamos eu e o meu filho menor, várias sementes de girassóis em alguns vasinhos… (ver o meu post antigo , de janeiro, onde eu conto esta pequena estória: https://msgteresa.wordpress.com/2011/01/16/as-sementes-de-girassol/ )    As sementinhas chegaram a germinar,mas também “misteriosamente”, as pequeninas mudas foram todas comidas por algum bichinho! Lembro que na época fiquei bem chateada e resolvi dar um tempo de plantar os tais girassóis…  Então, imaginem vocês a minha alegria, em ver este nosso “primeiro girassol” se  abrir todo glorioso aqui no nosso jardim!  Sem dúvida, foi uma surpresa linda de primavera para nós, e que veio com um sabor de compensação pelo nosso esforço passado.

Ainda coincidentemente,visitando o lindo blog mineiro da querida Anabela Jardim,li o seu gracioso post, falando sobre o encontro dela com um  outro lindo girassol ( http://odiariodeanabela.blogspot.com/2011/10/uma-surpresa-na-calcada.html)… Para os  admiradores das flores, sempre um momento de puro encantamento!

Mas as surpresas primaveris desta semana não haviam terminado…

E durante a tarde de ontem, flagramos um bando de papagaios selvagens,  aqui nas árvores da nossa rua,bem em frente à nossa casa!

Na realidade, estas lindas aves têm passado os dias pelas redondezas, e pela “algazarra” animada de suas vozes, devem estar em pleno período de acasalamento, muito comum nesa época do ano. Talvez estejam até mesmo fazendo seus ninhos, no trecho de mata que ainda sobrevive, na área atrás de nossa casa.

São sem dúvida, animais belíssimos e encantadores, que nos transmitem uma alegria contagiante,diante de seus “gritinhos” festivos e suas lindas plumagens… E a oportunidade de vê-los assim,livres na natureza, e ao mesmo tempo tão próximos de nós, é uma verdadeira benção de Deus!

 

 

 

Que estes dias lindos e floridos da primavera,possam ainda trazer muitas maravilhosas surpresas a cada um de nós… E que tenhamos sempre os corações  e os olhos bem abertos para vê-las!

               Meu abraço repleto de flores e o desejo de uma semana iluminada para todos!!!

                                                       Teresa

Anúncios

15 comentários em “Surpresas da primavera!

  1. Uma surpresa mais linda que a outra. Belo girassol e como a natureza é linda,não???
    beijos,ótima semana,chica

  2. Oi Teresa!
    Realmente foi um lindo presente que Deus lhe enviou através da natureza. E duplo presente, pois esses papagaios são muito charmosos.
    E assim, vamos desfrutando desses dias de primavera que certamente nos reservam outras surpresas…
    Boa semana para vocês!

  3. Maravilhas!!!!!!
    Manacás tem o perfume delicioso.
    Tudo lindo, sério.Uma delícia ver as suas postagens.
    Bjs, queridona.

  4. Essas flores são manacá, não é mesmo ? Nunca tive delas aqui no sítio, mas gosto muito.
    Essas surpresas primaveris fazem nossa vida mais bonita !
    A chuva também chegou aqui e já deixou um perfume delicioso no ar fresco.
    Adoro, adoro, adoro, essa época do ano quando começam as chuvas e tudo fica de um verde intenso !

    Também já me aconteceu semear uma semente pensando ser uma planta e anos depois descobrir que era outra, como no caso do imenso Guapuruvú, quando pensei estar semeando Flamboyant anão !!!

    Feliz estação das chuvas e das flores para você !
    Beijo

  5. Teresa, que sonho de jardim cheio de surpresas e belezas! Sonho mesmo, um jardim assim mora na minha lista de coisas que não cabem em um apartamento, mas vivem na minha lista de desejos. Uma semana florida pra você,

  6. Mais um post maravilhoso, Teresa! É só dar um pouco de liberdade para o jardim que obtemos algumas surpresas inesperadas! Por isso, não sou fã de jardins todo planejados, gosto de uma baguncinha… uma semente lá, uma plantinha aqui, e um espaço para a natureza nos dar alguns presentes! Por aqui, nascem muitas goiabeiras e pitangueiras, decerto os passarinhos trazem sementes. Também nascem algumas flores diferentes de vez em quando, ainda que seja um matinho!
    Ah, eu adoraria ver papagaios selvagens! Fiquei muito contente pelo seu post, por saber que eles ainda existem! Cada vez mais eu odeio ver animais presos, ainda mais pássaros.
    Quanto às latinhas que comprei em Milão: comprei-as vazias, em uma livraria/papelaria/loja de cds e dvds. Fofas, né?
    Ah, não recebi email com o teu endereço. Deve ter se perdido na rede.
    Beijão!

  7. Teresa, essa árvore é dama da noite ou é manacá? A minha dama da noite é diferente, as flores só abrem à noite e são totalmente brancas. O manacá floresce normalmente e o perfume fica 24 horas no ar. Hum, uma delicia! Bjs.

  8. Oi Teresa!
    Saudades de vc!!!
    Ando sumida!!
    Faço um postinho ( post pequeno,rs) e bye!!
    Sem vontade de comentar ou responder ….
    Estou assim tem um tempo…
    Desde que a casa ficou pronta!!
    Meio que estou perdendo o interesse por muitas coisas que antes eram o meu FOCO!!!
    Se pudesse não sairia lá das bandas da Serra do Rola Moça!!!!
    A vida aqui na cidade ficou em preto e branco!!!!
    Olha o que eu fui arrumar!!!
    A vida continua por aqui tbm!!!
    Tenho filha adolescente….trabalho pertinho da minha casa…não posso me mudar pro mato!!!!
    Fica aqui meu desabafo!!!!
    Eu amo os girassóis!!!!!!

    bjs

  9. Teresa, não estou recebendo seus emails. E a caixinha já está pronta para o correio! Quem sabe vc tenta pelo Facebook? Ou no meu outro email: pathell@terra.com.br
    Que coisa chata, né?
    Anotei seu aniver.
    Quanto ao seu comment: eu não vejo TV, amiga, então estou por fora de novelas.
    Os cds que eu comentei são bons sim. O Gianluca eu conheço há séculos, tenho todos os cds dele. Ah, eu tb gosto de música celta.
    Bjs.

  10. Oi amiga querida
    Como a primavera ilumina nosso viver, não é?
    As flores, os pássaros, o clima mesmo tudo parece mais bonito, mais festivo.
    Estes papagaios selvagens que voce fala, são o que dizemos aqui maritacas?
    Neste tempo por aqui se enche de maritacas, barulhentas , e sempre em casaizinhos…tempo de fazer ninho no forro da casa, marido não deixa ninguém mexer, e temos que dormir com o barulho dos pézinhos andando pelo forro rsrsrsrs
    Logo nascem os filhotinhos e elas vão embora… estranhamente este ano, por enquanto não vieram fazer ninho aqui em casa.Se fizerem vou fotografar para mostrar para voces.
    bjs
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

  11. Teresa,

    Nem sei lhe dizer o que á mais lindo nesse post. A começar pelo Cogumelo e plantas molhados da chuva de primavera, os manacás da serra, o papapeio arrepiado, e esses lindos girasóis, que eu amo de paixão.
    Amei essa foto de antes de abrir a flor, espetácular. E depois esse girassól lindo e aberto que parece sorrir pra nós.
    Tenha um lindo dia. Beijos

  12. Ola Tereza minha querida,tudo esta lindo por aqui como sempre,girassóis,manacás e tudo mais,beleza da natureza.Por aqui também temos bandos de maritacas e papagaios que fazem uma algazarrá no amanhecer e no entardecer ,também temos outros como os quero-queros,as curucacas alem dos gansos é uma gritaria só mas da gosto de ouvir,é a natureza selebrando a vida .beijos de sua amiga aqui do sul

  13. Boa tarde,linda e doce amiga Teresa!
    Fiquei encantada ao ver seu girassol todo aberto,muito lindo mesmo..Imagino o encanto e a beleza ao ver ele em seu jardim lindo e formoso.Muita luz e paz pra você e sua familia.Beijos carinhosos em todos.

  14. Realmente , uma beleza!!! Estas flores são o manacá, e não dama da noite. São muito perfumadas e lindíssimas!!! Parabéns!!!

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: