Flores da Serra

Neste início de primavera,e depois de tanto tempo, subimos a serra fluminense novamente. Fomos à bela Teresópolis, e no caminho, encontramos tantas flores maravilhosas…

Flores de tantas cores e tipos diferentes , que podiam ser apreciadas e compradas, ao longo da sinuosa e belíssima estrada… Paramos para almoçar ,numa parada já bem próxima à cidade. A comida mineira (que adoooro!) estava deliciosa, mas o mais difícil foi sair dali do meio de todas aquelas lindas mudas de flores primaveris… Elas estavam belíssimas… Um espetáculo de cores e formas da natureza!

         E eu fiquei tão encantada no meio daquele incrível “jardim” florido, que nem sabia qual delas fotografava…

As hortências gloriosas foram logo me chamando a atenção, e fiquei assim meio deslumbrada entre elas… Cada qual mais vistosa que a outra… Todas de beleza exuberante!

Uma hortência violeta encantadora…

    Uma outra hortência maravilhosa… Quase lilás…

Outras cor de rosa, como a cor de um doce sonho!

          Todas tão irresistíveis ao nosso olhar… E logo aparece a vontade enorme de levar todas elas para casa… (Rs…)

E bem ao lado dessas, aparecem também as belas azaléias , cujas cores e desenhos pareciam nos hipnotizar… “Me levem com vocês!!! ” … Elas diziam ao nosso olhar… (Rs…)

   E o que dizer de todas as outras flores lindas que se espalhavam pelos adoráveis canteiros ?  Parecia que estávamos num pequeno pedaço de paraíso… Uma ilha de beleza,cercada de flores por todos os lados!  E estava difícil ir embora dali… (Rs…)

       Mas como eu iria embora daquele “jardim encantado” sem  levar nem uma mudinha sequer?

O problema é que ainda iríamos passar a tarde na cidade de Teresópolis,e como iríamos fazer pra deixar as flores de forma confortável dentro do carro fechado? As pobrezinhas não iriam ficar lá muito bem,pois o dia estava bem quente…

Pensei no sofrimento das florzinhas,trancadas dentro do carro e aquela sensação de “efeito estufa”…  Reconsiderei a minha idéia de levá-las para a casa naquele dia… Resolvemos deixar para uma outra oportunidade . E como “prêmio de consolação”, levamos uma pequenina planta “carnívora” ( o certo é dizer “insetívora”,né?) que seria mais resistente (nem tinha flores) e os meus meninos acharam “muito maneira”… (coitados dos insetos aqui de casa…Rs…)

Mas acho que uma das coisas mais prazerosas deste nosso pequeno passeio, pela nossa linda serra fluminense, foi vê-la assim, mais alegre e florida, depois das tristes e assustadoras chuvas do verão passado… De certo que a recuperação tem sido aos poucos, e muito sofrida.Apagar as memórias trágicas daqueles dias é algo que só o tempo poderá responder… Mas o esforço e a esperança de dias melhores é bem visível  aos nossos olhos.  E uma  sensação de paz e harmonia pode já ser sentida ao desvendarmos os mistérios dessas inabaláveis montanhas.

E o símbolo maior de fé e confiança continua bem visível por lá… Na escultural forma da montanha que,misteriosamente, aponta para os céus… O “Dedo de Deus”,símbolo maior da Serra dos Órgãos.

Mas o fato é que a primavera chegou, espalhando novas flores e perfumados aromas por entre a serra azulada… E eu peço à Deus, que as feridas da serra possam ser cicatrizadas, e ela volte à brilhar,azul e serena,na paisagem do estado do Rio de Janeiro. E que estes dias floridos possam ser abençoados e iluminados,e venham nos inspirar e trazer-nos sempre a alegria de viver!

Meu beijo no coração de todos !!!

            Teresa

10 comentários em “Flores da Serra

  1. Teresópolis é linda,lembro bem.
    E as flores são todas pra mim encantadoras.,

    Adorei ver as fotos e rever o Dedo de Deus…

    LINDO! beijos,ótimo fds,chica

  2. Nunca fui a Teresopolis e confesso que dificilmente irei. Sinto uma coisa muito ruim quando vejo essas serras. Não sei porque. Apenas sinto algo que não consigo decifrar, só de ver fotos e imagens.
    As flores são maravilhosas. Plantei dessas cravinas num vasinho que está na minha janela. As sementes germinaram e elas já estão com uns 8 cm de altura. Daqui há algumas semanas acho que teremos flores! Essas de cor amarelo com alaranjado, aqui chamamos de cravo de defunto e, me lembram a infância, porque era muito comum nos jardins das casas mais simples. Elas tem um cheiro muito forte, não é?

  3. Tirei uma foto parecida com a sua, do Shopping do Alto, mas não coloquei na postagem !!!

    Adoro cidades serranas. De qualquer estado brasileiro. A Serra Gaúcha é maravilhosa. As montanhas me dão uma sensação de aconchego.

    Belas flores, e a vontade é carregar para casa !
    Beijo

    PS: Você não gostaria de participar da Teia Ambiental ?

  4. Minha flor! Que alegria te ter no mosaico!
    Nossa, é difícil achar seu blog, hein? Porque o link não aparece no seu perfil?

    Você vê um “x” vermelho ao lado da sua foto lá n mosaico? Só você vê e serve para excluir sua entrada a hora que quiser, ou se por acaso tiver cometido um erro, é só apagar e fazer de novo.
    Errar o nome, não é grave, agora você já aprendeu, mas se quiser consertar, é só clicar no x e fazer de novo.

    Beijos e mais beijos e ótimo fim de semana! ♥

  5. Querida amiga
    Que lindas flores!!!! e que lindas serras!
    Que Deus continue abençoando esta linda cidade que sofreu tanto, e que já tem sorrido para o mundo…
    Tenha um final de semana muito feliz
    bjs
    Tina (ME CANTINHO NA ROÇA)

  6. babei só de ver as imagens, neste lugar eu daria tantos gritinhos…srsrsrsrs rFico assanhada com tudo isso…rsrsr
    Querida, fico triste pelo fato de já estarem com a decoração do natal nas lojas, pois nem mesmo comemoramos o dia das crianças…Hummmf!
    Adoro a festa natalina mas o espírito nem tá no ar ainda, não é?
    Bjs.

  7. Teresa,

    Não tem como esquecer essas flores da serra. Elas são encantadoras.
    Obrigada por me fazer reviver esse lugar tão lindo, que sempre fiz questão de passar apreciando a natureza.
    Lindas imagens dessas flores.
    Beijos

  8. Oi Tereza eu ficaria doidinha no meio de tantas flores,eu também ia querer levar todas para casa rsrs.beijos no coração

  9. Brasil de meu coração… como pode ser tão lindo?
    Saudades!

    Teresa, amiga!
    Abraço forte e obrigada por este passeio maravilhoso!

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

