Nosso Jardim dos Cogumelos

Primavera chegando e o clima de final de inverno se alternando, aqui nesse nosso cantinho, da nossa cidade maravilhosa.  Tem dias que acordamos com o céu azul e iluminado… E com um calorzinho que parece estar ensaiando para os dias quentes do verão.  Em outros dias, começamos o dia com um céu muito nublado e mal humorado, típico de meados do inverno carioca… E haja “sistema imunológico” para aguentar estes caprichos do tempo!

Mas no nosso pequeno jardim, as nossas plantinhas estão se saindo até muito bem e aguentando bravamente essas grandes variações metereológicas. É claro que de vez em quando temos de dar uma ajudazinha à natureza, pois dar água às plantas é de suma importância nos dias de sequidão desse nosso inverno.

E ficar no jardim, cuidando de nossas plantinhas amadas, tem sido uma alegria. E me divirto mudando algumas coisas de lugar e imaginando novas possibilidades… Cuidar de plantas pode ser uma atividade  mais recompensadora do que imaginamos!  Existem até estudos científicos que relatam os benefícios da “jardinagem” na vida das pessoas. E para isso, nem é preciso um grande espaço para cultivo… Muitas vezes, alguns vasinhos de plantas já nos oferece uma razoável satisfação. Para mim, mexer com as plantinhas, ou às vezes simplesmente observá-las, já é motivo de contentamento… São pequenas doses de alegria que não tem preço!

Penso sempre nisso, quando vejo o nosso pequeno “jardim de cogumelos”.  E falo assim me referindo ao pequeno lugar “mágico” do nosso quintal, onde “cogumelos de conto de fadas” trazem um encanto festivo,infantil e lúdico à entrada de nossa casa…Um cantinho com jeitinho de sonho!

O caminho de casa e as nossas plantinhas queridas…

“Cogumelos encantados” e o” burrinho carinhoso” recepcionando a nossa entrada…

Aumentando a visão… Nosso pequeno bonsai de figueira e a sua pequena “família de cogumelos”… Uma graça para aqueles que têm olhos de criança…

E foi por esses dias de final de inverno que resolvi trocar algumas plantas de lugar e deixar os nossos cogumelos mais pertinhos uns dos outros. Quem costuma passar por aqui sabe bem da minha “paixão” por esses pequenos “seres encantados”.  Sempre olho para eles e me sinto conectada com um mundo de conto de fadas!  Sei que é tudo apenas uma bonita fantasia,mas são estes singelos momentos que fazem do nosso cotidiano uma doce e bela aventura…

E continuando o nosso passeio , até o nosso “Ficus” de estimação (a quem batizei de Filomena – nome de uma das minhas bisavós ), tem também o seu companheiro “cogumelo”… (Rs…)

E depois de algumas mexidas no jardim,ela também ganhou a companhia dos sapinhos aqui do blog,além de uma bela jardineira de Kalanchoe dobrada…

O casal de sapinhos, já conhecidos, se mudaram para aqui,depois de um pequeno “acidente” que cortou um pedaço do violãozinho desse nosso pequeno cantor. Mas logo ele estará restaurado…

A pequena jardineira cheia de pequeninas e belas flores que empresta o seu doce e meigo colorido ao jardim…

E para não dizer que só os encantados “cogumelos” fazem morada por aqui nesse nosso singelo jardim, uma família de pequenos e fofos “sapinhos”de estilo bem “zen” (Rs…) , foi morar num de nossos vasos de flor de maio… Eles não são uma gracinha? (Rs…)

E é neste nosso cantinho encantado, que brincando e sonhando, colocamos a cada dia, as nossas novas sementes de esperança… Porque quando plantamos e cuidamos de um pequeno jardim,exercitamos a nossa paciência e a tolerância, através do nosso convívio com a natureza. E quando fazemos isso diariamente,sempre também cultivamos novas flores, no jardim secreto de nossa alma…

Beijo grande no coração de vocês!!!!

                                                   Teresa

16 comentários em “Nosso Jardim dos Cogumelos

  1. “Sempre olho para eles e me sinto conectada com um mundo de conto de fadas! Sei que é tudo apenas uma bonita fantasia,mas são estes singelos momentos que fazem do nosso cotidiano uma doce e bela aventura…”
    Nossa!!!!!!Me encantei com tudo:as imagens,as suas palavras.
    Amo tudo que se refere em mundo mágico de fadinhas, gnomos, duendes e todos os seres que adoram plantas e que são fantásticos.
    Meu Deus, nem tenho muito mais o que comentar sobre seu cantinho, né?Eu perco até a fala qdo chego aqui e encontro a paz .
    Nada de luxo, apenas carinho e capricho fazem deste espaço uma coisa de louco!…srsrsrsrsr

  2. Oi Teresa!
    Seu jardim é mesmo mágico! Não só pelos cogumelos, sapinhos, burrinho, mas pelas plantas e suas flores, e além disso todo esse amor que você transmite pelo seu pequeno paraíso!!!!
    Pelas imagens a gente consegue se imaginar dentro desse mundo mágico e tranquilo, desfrutando o ar puro e a beleza do lugar!
    Agora vamos sentar alí na varanda e conversar sobre a vida cotidiana?!
    Bjsss e uma ótima sexta-feira

  3. Delícia é seu jardim e sua casa no meio das plantas !
    Adoro cogumelos, mas o naturais, que nascem por aqui o tempo todo, em especial na época das chuvas. Tem de todos os tipos, tamanhos e cores ! Meu neto adorava vê-los e eu o levava nessa “aventura pela selva” à procura dos lindos cogumelos !
    Não tem dinheiro que pague a maravilha que é viver em contato com a Natureza !

    Beijo

  4. Cada vez gosto mais de passar aqui.Vejo teus cantinhos enfeitadinhos e tão lindos.Em cada detalhe mostras o carinho e amor pelo que fazes. beijos,lindo fds,chica

  5. Bem Teresa, eu já li os livros e a intenção é passar adiante. Nesse quesito, amigas (e filhos de amigas) têm preferência! Vou enviar os livros segunda-feira, ou hoje, assim o Daniel pode adquirir outros livros na bienal. Um super beijo e bom final de semana!

  6. Bom dia Tereza,seu jardim é um jardim de contos de fada ,encantador,também adoro cogumelos eles tem uma magia especial eu acho ,mas deve ser porque tambem tenho olhos de criança rs.Amei rever seu jardim,beijão querida amiga carioca ,tenham um lindo e abençoado final de semana ,vc e sua familia

  7. Teresa,

    Sempre cheio de encantos o seu jardim. Amo os cogumelos. A menininha do meu layout está sentanda em um, e na minha foto do perfil, eu também estou. Temos a mesma paixão por eles. Rs

    A primavera já chegou aqui, no dia 1º, mas só oficialmente, pois o frio continua.
    Preciso mexer no jardim, mas não consigo ficar muito tempo lá fora. O vento é frio e desconfortável. Mas vai chegar um dia, que o sol virá esquentar. Afinal, é Primavera.

    Lindas flores, sapinhos cantores, cogumelos com caras de levados, tudo muito lindo, dando vida a nova estação que está chegando no Brasil.

    Obrigada pelo seu carinho de sempre. Seus comentários são preciosos.

    Tenha um lindo Domingo. Beijos

  8. Oi Teresa!!!
    E por falar em cogumelos…rsrsrrs
    Adorei os seus!!!
    Tenho um burrinho que ganhei de uma amiga…foi restaurado pelo meu marido e depois do jardim gramado, vou colocá-lo lá!
    Sapinho tenho um fofo!!!
    Seu jardim é um sonho e nos leva ao mundo dos contos de fada!!!!
    Ah! Se um dia eu puder te conhecer!!!!
    Vai ser um daqueles presentes de Deus inesquecíveis!!!!
    Amiga, te desejo uma semana maravilhosa, com muita saúde e alegria nesse recanto encantado!!!!
    bjs

    Malu

  9. Oi Amiga, bom dia!
    Delicioso passear por teus jardins logo cedo; cheguei a sentir a umidade da relva. Olho cada detalhe, leio a descrição de cada foto e me encho de nostalgia. Saudades das plantas deixadas em SP e que aqui jamais iriam vingar por conta do calor.
    Seus cogumelos hiper graciosos e decorativos; ainda não tenho nenhum nos novos canteiros.
    Ano passado, antes de me mudar para cá, comprei um vaso galinha e outro tartaruga que infelizmente quebraram-se na mudança! Essa área sombreada que tens, me reporta a meu sitio, e tantos projetos inacabados..paciência né. Assim é a vida, devemos prosseguir.
    Deixo a vc meus votos de boa semana
    bjs Sônia

  10. Oi amiga, faz tempo que não venho no seu cantinho, né?Desculpe!!!
    Hoje vim para admirar este lugar lindooooo..estou fascinada com tudo, as plantas, flores, os cogumelos, sapinhos..enfim tudo é mto gostos de olhar.
    Aqui em casa, qdo mudei tinha um monte de plantas, depois que adotamos o Scott ele fez a festa!! acabou com tudo, tive que pegar as mudas e plantar em vasinhos, colocar dentro de casa, ou nas árvores que ele não consegue pegar!!Ele é fogo!!afff….mas está lindão!!E ainda é um bebezão fez 7 meses agora…se souber de algo para ele não destruir tudo, me fale, tá?

    Amo ipês, onde eu morava em Campinas haviam vários pés no condominio, tenho um post com fotos, lindos, todos floridos!Em Poços há na praça também vários pés, qdo vou lá fico só admirando a beleza daquelas pencas de flores.
    Bom final-de-semana
    Bjks
    Mª Rita(Janelas e Caminhos)

  11. Ahhh, adoro seu jardim! Adorei os cogumelos com carinhas e o burrito. A Kalanchoe é a única que resiste aqui no meu Ap, aqui a privamera ainda ão deu o ar da graça. Delícia de post, sempre encantado rs! beijo querida

  12. Olá Teresa, vim agradecer sua visita e seu comentário tão lindo e generoso. Vejo que gostamos de coisas parecidas. Amei o burrinho do jardim, a entrada da casa, as flores e as fotos da barra lateral. Parece que você mora em um pequeno pedaço de paraíso no Rio. super bj. mamélia

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

