Setembro e seus ipês…

Setembro se aproxima, e a primavera já está nos batendo à porta… E eis que de mansinho eles vão aparecendo e salpicando a paisagem de um doce e ao mesmo tempo elétrico amarelo: os belíssimos ipês brasileiros!

Já fiz um post sobre eles, bem lá no comecinho desse meu singelo blog… E isso já vai fazer um ano… Mas entra setembro, e eu não resisto em falar deles de novo!

E quem resistirá à beleza iluminada dessas encantadoras árvores?

Passo pelas ruas nesta época e a minha atenção fica procurando por eles… E como fico grata em descobrir que aqui perto de casa há uma comunidade de belos e coloridos ipês!

Primeiro, em agosto ( às vezes até no final de julho), aparecem os maravilhosos, e não menos belos, ipês roxos, cuja floração exuberante e quase lilás, enche os nossos olhos de beleza e gratidão… São como imensos e vivos buquês que enfeitam a nossa dura e cinza urbana paisagem.

E lembrei que nesta época, no ano passado, encontramos uma linda surpresa, um pedaço de galho de ipê roxo caído numa calçada. E em minutos, ele se transformou num imenso e exuberante buquê num vaso de nossa casa.

Flores magníficas que alegram a casa e a alma da gente…

Muitos ipês roxos nos presentearam com suas lindas florações este ano,bem aqui na nossa rua… Mas na correria dos dias, acabei perdendo o melhor momento para fotografá-los… Uma pena!  Mas fico com a esperança de não perder a mesma oportunidade com os ipês amarelos, que neste setembro, ainda hão de chegar!

Por isso resolvi falar deles hoje… Para não me esquecer desse terno e prazeroso compromisso. Para mim, é sempre uma imensa alegria poder guardar as suas belas imagens ,  registrando suas abençoadas e floridas aparições.

( Um ipê de nossa rua, em setembro do ano passado… Uma obra prima da nossa natureza!)

Porque setembro virá,trazendo no seu caminho jardins de flores, e a eterna promessa de novos sonhos…

E que Deus abençoe todas as nossas maravilhosas árvores, que para o mundo doam vida e imensa beleza!

Meu grande e carinhoso abraço pra vocês!!!

                                 Teresa

13 comentários em “Setembro e seus ipês…

  1. Teresa,

    Não existe flor ou árvore feia, na minha opinião. Mas não existe beleza que se possa comparar a uma árvores de Ipê, florida. Não tem como não ver e não admirar.
    Que venha Setembro, com muitas flores para enfeitar as nossas vidas.
    Beijos

  2. Adoro flores de todos os tipos e os ipês são lindos. Cada cantinho fica mais lindo com sua presença,não é?

    Que setembro chegue e traga flores dentro e fora do nossos corações…

    beijos,chica e lindo fds!

  3. Por aqui os ipês brancos e roxos já estão floridos, Teresa. Hoje andei pela estrada, admirando-os. Eu plantei um triângulo com 3 ipês: um roxo, um branco e um amarelo. Mas eles ainda são muito novinhos para florir. Setembro já está chegando, oba! Bjs.

  4. Aqui em MG eles já estão floridos pelos campos, os amarelos, pois os rosas já floriram em julho/agosto. Vi também alguns brancos e vermelhos, mas são poucos. Sem dúvida os amarelos são lindos!!! Esse da sua foto está maravilhoso. Salve a primavera e que venham com ela nossas mais lindas flores!

  5. Aqui na minha região já acabou a florada dos Ipês Amarelos, que pena…
    Eles começam em agosto, às vezes em final de julho, e iluminam a cidade. Presentes da Natureza que só podemos agradecer e esperar ansiosamente !
    Aproveite bem a beleza dos seus Ipês de setembro !
    Beijo
    PS: veja algumas postagens que já fiz sobre os meus queridos Ipês.
    http://pousodolourenco.blogspot.com/2008/08/ip-amarelo-o-sol-de-agosto.html#comments
    http://floradaserra.blogspot.com/2011/07/as-flores-de-julho.html

    Beijo

  6. Voltei !
    Assim que terminei de escrever o comentário, fui na Rodoviária levar meu neto e o que eu encontro por lá ?
    Ipês amarelos floridos, sendo 1 enorme e lindo !!! E eu tinha acabado de dizer que os Ipês de SL haviam terminado sua florada !
    Que bom, que eles ainda estão por aqui com flores…
    Beijo

  7. Oi Tereza,tudo bem,estou anciosa para a primavera chegar logo pois acho a estação mais linda do ano,meu Ipê do jardim ainda não floriu´pois começa a florir só em outubro,ai fica tudo pintadinho de amarelo o meu jardim ,estes seus estão lindos,beijos bom inicio de semana

  8. Oi Teresa!!!
    lindo post, belíssimas imagens!!!!
    Tenho visto muitos ipês amarelos por aqui!!!!
    Vou fotografá-los e fazer um post!!!!!
    Boa idéia!!!!!
    E vcs as crianças estão melhores??!!
    bjs mineiros e floridos!!!!

  9. Teresa, respondi por vc por email sobre os livros, vc não recebeu? Acho que nossa comunicação anda falhando!
    Qual livro Daniel tem interesse?
    1- Jane Austen, A Vampira
    2 – Orgulho, Preconceito e Zumbis
    Eu tenho os dois e posso enviar para ele. O segundo é bem divertido! Pelo menos eu achei…
    Bjs.

  10. Teresa os Ipês são eu acho que são ótimas arvores para se plantar nas cidades, eles dão cor e vida a qualquer rua turbulenta, aqui na minha cidade tem ate bastante ipê plantado nas ciclovias e canteiros, tem uma avenida indo para o centro da cidade que faz uma fila de ipês rosas : ) Os ipês rosa daqui de frente de casa ja floriram, este ano o de frente a sacada ficou todo cheio de flores! Ja vi o branco perto do shopping da cidade, e outros amarelos também, é sempre uma bela surpresa avistalos!

  11. Olá Tereza, li seu delicado comentário no meu blog. Muito obrigada. Vim aqui te conhecer melhor e é uma pena, muita pena por ser tão tarde e meu marido viaja amanhã de madrugada, de modo que não posso ficar aqui teclado em seu ouvido. Mas amanhã volto com tempo para ler toda essa poesia que é seu blog. Adoro. Vou falar dos “meus” ipês rosas, que na verdade nem são tão meus, são mais dos belorizontinos porque sou paulista e só estou emprestada aqui. A cidade está repleta de ipês rosas… ah, falo amanhã.
    Beijos

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

