Dia de borboleta

            Depois de uma semana complicada por aqui, às voltas com uma nova virose de inverno ( minha e dos meninos), e uma suspeita de “artrite” num do meus dedos da mão esquerda, fiquei quietinha por alguns dias, me sentindo dentro de um pequeno casulo de borboleta.  Um pouco cansada e desanimada, mas tentando recuperar as forças. E sentia sono… Muito sono. E aquela vontade simples e imensa de ficar quieta, e ao mesmo tempo, de juntar uma nova energia.

            Nem sei se as borboletas sentem isso, quando estão lá imersas, no esconderijo de seu solitário exílio de casulo… Mas com certeza devem ter aquela “vontade” mansa de ficarem quietas e aquecidas… Esperando pelos dias melhores que virão.

            Estava eu assim, até a manhã ensolarada de ontem, quando um giro pelo quintal me despertou desse “sono”.  E não foram somente os raios de sol que me iluminaram a minha alma  abatida, mas principalmente a visão da bela borboleta que flutuava sobre a folhagem úmida.  Uma pequena borboleta meio marron,meio alaranjada, que insistia em se exibir diante dos meus olhos, como que me chamando de volta ao mundo… Uma borboleta encantada!

             A minha mão esquerda ainda estava dolorida,meio inchada, e eu tive aquela vontade de tirar mil fotos daquela preciosa criaturinha… Gritei pelo marido, que não entendendo tanto barulho por ela, foi meio desconfiado buscar a máquina fotográfica. E se tratando de borboletas, sabe-se que elas não esperam muito por nós… Mas,estranhamente, essa borboleta nos esperou… E fez ainda melhor que isso: Pousou muitas vezes e ficou fazendo várias poses pra nós! (Rs…) Uma borboleta curiosamente simpática e exibida!

      Sempre as asas muito abertas… Como se estivesse sorrindo!

     Descansando sobre o muro de pedras… Se sentindo em segurança…

     Num outro ângulo, os grandes olhos verdes brilham para nós!

     Preparando-se para um novo vôo… Novos olhos e novos caminhos…

            Engraçado como o contato pequeno (de apenas alguns minutos! ) com aquela borboleta, modificou o meu dia… Nem sei explicar direito… Acho que aquelas singelas asas coloridas e desenhadas, de alguma forma,  me trouxeram de volta um pouco de ânimo e inspiração.  Digo isso de coração, pois depois que ela voou pra longe, fiquei mais contente e animada, como se uma nova força estivesse brotando dentro mim.  Sei que muitas pessoas podem achar estranho, mas com muita mais frequência do que imaginamos, a natureza pode  fazer isso com cada um de nós.

            Sei que para as pessoas que moram numa cidade, o contato com as coisas da natureza pode não ser tão simples assim… E muitas vezes não podemos encontrar nem uma pequena flor perto de nós.  Mas sabem de uma coisa?  Há situações que não tem muitas explicações, e quando menos se espera, a natureza nos surpreende de forma extraordinária e bela!

             Lembrei que todos os dias temos de agradecer pelos pequenos espetáculos que a natureza nos proporciona, seja ele um lindo ipê florido ou um magnífico por do sol.  Em cada pequeno e belo evento natural, há sempre a marca registrada do Artista Maravilhoso que ama e cuida de cada um nós. Seja ele um menino, ou uma simples borboleta. O mais importante é a gente confiar, e acreditar que cada dia é um presente especial…

            Ontem, como uma borboleta, me senti saindo aos poucos do silêncio do casulo… E dei graças pelas minhas “asas”… Entendi que mesmo que elas não estejam perfeitas, elas não me impedirão de voar… 

                          Meu abraço iluminado no coração de vocês!!!

                                              Teresa

10 comentários em “Dia de borboleta

  1. Querida poeta, espero que estejas melhor e revigorada com essa preciosa visita!
    Prefiro não entrar no mérito das coisas pois meu raciocínio vai de encontro ao teu embora para muitos isso seja loucura. Agora uma coisa é certa, essa borboletinha linda, fez pose sim… após a movimentação narrada, a alegre visitante ainda deu-se ao luxo de permanecer no local, voando ao muro, pousando em uma folha….esses pequenos sinais, para mim, dizem mais que estudos filosóficos. É o encontro da natureza humana com aqueles que vivem na natureza..afinal, não viemos do barro? já imaginou quantas borboletas vagueavam pelos jardins do Eden quando da criação de Adão e Eva?
    Beijos e boa semana
    Dolly

  2. Oi querida amiga
    Espero que estejas bem… sabe , fiquei preocupada com voce…se cuida, viu?
    Que voce tenha uma semana de paz e muita alegria.
    Deus te abençoe amiga!
    bjs
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

  3. Oi Teresa querida, espero que vc e seus filhotes estejam melhores.
    Venha mesmo conhecer nosso Araguaia, nessa epoca tem um pouco de mosquito, mas junho/junho e logo depois das primeiras chuvas (aqui: final de setembro/outubro) eles diminuem bastante. E quem sabe a gente tenha oportunidade de se conhecer pessoalmente?
    Belas imagens, tambem sou apaixonada pela natureza e as vezes fico observando e procurando uma oportunidade para um registro desses.
    Bjs e uma abençoada semana pra vc e sua familia.

  4. Que dias melhores cheguem rápido! As borboletas são incríveis. Lembrei-me do borboletário do nosso zoológico. Semana passada observei que em algumas árvores dessas plantadas nas calçadas, aqui conhecidas como pata de vaca, havia uma série de micro borboletas pretas com riscos brancos. Meu filho apesar de já grandinho tem pavor delas, mas isso é uma outra história…

  5. É assim mesmo, Teresa. A natureza nos dá muita energia, sinto isso tb. Às vezes só olhar uma flor, alguns passarinhos, borboletas, só respirar, já me dá um pouco de energia. Ou muita energia. Fiquei preocupada com a sua artrite, vc é muito nova para isso. Há terapias naturais, até mesmo mudança na alimentação, Teresa, se não me engano. Consulte Dr. Google;) Te cuida! Bjs.

  6. Oi Teresa!
    Adorei ver mais uma maravilha da natureza que você tem ao alcance das mãos e dos olhos neste belo paraíso onde mora!!!
    Esses momentos de contemplação me fazem elevar a mente e a alma e em consequência promovem um bem estar geral! Espero que você e os filhotes melhorem logo da virose e que sua artrite também vá embora…
    Bjsss

  7. Oi querida amiga que bom que você e seus filhotinhos estão melhor,essas viroses judiam bastante acabam com a gente,beijos e tudo de bom pra todos ai.

  8. Teresa, vc falou verdade eu ja senti sensações assim, tem pessoas que nao entendem, uma vez um cavalo veio e deixou ser acariciado por mim, ele estava longe junto as vacas, as vacas também chegaram perto mais elas sao mais desconfiadas rs, e nao precisava pq eles estavam em um enorme pasto e podiam andar para bem longe ate para perto do rio, mais eles vieram se aproximando da cerca as vacas e o cavalo e do nada o cavalo esticou a cabeça para a certa e deixou ser acariciado e as vaquinhas de olhares fixos em mim, nao tinha mais ninguém perto, foi mágico.

    Otro dia desses na faculdade na aula de sábado 8 da manha, cheguei e as pessoas esperando a prof chega, nos fundos da faculdade que estudo é uma reserva o Parque Estadual do Rio Doce, do outro lado do rio, então fica muito pássaros no jardim da Unileste, e fiquei observando eles e olhando pra mata virgem que tem laaaa nos fundos depois do rio doce, a brisa fresca da manha e o sol levemente lindo, so eu parei para observalos, depois de uns minutos fui pra esperar a prof junto com os outros, e reparei que eles ficaram me observando rsrs passando uns minutinhos eu ao lado de varias pessoas uma beija flor veio como um torpedo e pairou na altura dos meus olhos, ficou uns segundos e foi embora, eu senti o ventinho das asinhas dela no meu rosto, nao pensei em nada foi tao surpresa so depois dei bom dia pra ela rs, a menina que tava no meu lado ficou surpresa!!

    Não sei se como eu penso esta certo mais eu acho que certas aparições assim pode ser ate Deus falando com a gente, eu acho que Deus esta em todos os seres vivos puros da terra, pq a gente se sente tao bem depos dessas coisas, pena que a vida nao é so mil maravilhas, hj mesmo acordei com a cabeça quente!!! Tumultuada, limpar, resolver problemas, passando mal as famosas viroses…

    Mais ai dias acontece coisas assim como o que vc expressou aq e o que falei pra vc nesta coments enorme que nos faz pensar, um abraço!!

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

