Uma árvore no caminho…

            Foi num simples passeio pelas redondezas aqui do nosso bairro,que encontramos esta imagem curiosa : Uma árvore quase no meio de uma rua!

            A gentil árvore, um belo exemplar de  pau ferro, resplandecia e reinava quase solene, bem ali no nosso caminho.  Sendo assim, qualquer carro que quizesse passar por cima daqueles rústicos paralelepípedos, teria  que , obrigatoriamente, desviar daquele soberano ser do reino botânico.  Sem dúvida, uma cena inesperada, no contexto de uma cidade grande e agitada. Achei a situação muito interessante, e a grandiosa árvore parecia nos dizer:  ” Já estou aqui há muito mais tempo que vocês, então,por favor, me respeitem e contornem as minhas antigas raízes! ”

            O pau ferro é uma árvore grandiosa. Típica habitante da mata atlântica, ela  é muito usada na arborização de ruas,praças e parques urbanos. São árvores de  grande porte e podem chegar,quando bem adaptadas, à altura de até 30 metros.  Pelo tronco característico, bem liso e descamante (que dá um aspecto “marmorizado”) , são facilmente reconhecidas.

            A copa frondosa,que produz sombra e beleza, sem dúvida é porto seguro para muitos animais, como pássaros e uma infinidade de insetos.  A floração,embora tímida, produz ramos com pequenas flores amarelas, que aparecem no final do ano,com a chegada da primavera, e costumam florescer também nos meses de janeiro e fevereiro ,podendo se estender até meados de abril.

           O pau ferro é considerado uma das árvores  “mais duras” do mundo. Ele pertence à família da Leguminosas , cujos  integrantes produzem as chamadas  vagens.  Portanto é parente dos feijões e ervilhas.  E é primo bem chegado do nosso conhecido “pau brasil” (ver o meu post  “A árvore da pátria:o pau brasil )     Tanto é a semelhança, que os nomes científicos dessas duas árvores é bem parecido:  O pau brasil se chama “Caesalpinia echinata” e o pau ferro “Caesalpinia ferrea”.  Ambos são árvores genuinamente brasileiras e sobreviventes da nossa tão degradada mata atlântica.

  ( floração do pau ferro – Caesalpinia ferrea – imagem extraída da net)

            É verdade que a árvore do pau ferro é bem conhecida por aqui aonde vivemos.  Muitas delas podem ser vistas pelas ruas desse nosso bairro. E vi que muitas novas mudas também foram recentemente plantadas. Mas realmente fiquei bem admirada  em encontrar  esta grande árvore … Nos tempos de hoje, em que áreas verdes e antigos quintais estão sendo totalmente absorvidos pela selva de pedra ,  é uma verdadeira raridade  se encontrar uma rua em que uma árvore continua sendo preservada  no seu lugar natural.

            Fiquei curiosa e continuo até hoje sem saber a razão pela qual aquela bela árvore foi mantida ali… Quase no meio da rua.  Seria devido à sua antiguidade  ou por algum motivo sentimental dos primeiros moradores daquela pequena rua?  De fato, a rua pertence à uma área ainda muito tranquila e sem grande trânsito. Um lugar onde o movimento de veículos se restringe ao uso de seus moradores. Mas mesmo assim… Qual seria a razão da preservação daquela imponente e bela árvore? Quando passamos por lá, não encontramos ninguém que pudesse nos dar essa resposta…

            E diante dessa curiosa cena, prefiro acreditar que simplesmente, a maioria das pessoas do local gosta da árvore naquele lugarzinho dela de direito… E que ela tenha se tornado para eles, uma espécie de símbolo, da tentativa de viver em harmonia com o ambiente natural ao redor.

              Para mim, observando aquelas raízes guerreiras, essa árvore  reluz com o brilho de um tesouro especial. E é  estandarte vivo da resistência da natureza diante do orgulho humano.

           Abraço grande no coração de cada amigo das árvores!

                                     Teresa

11 comentários em “Uma árvore no caminho…

  1. Teresa,

    Essa árvore é realmente muito linda. A beleza do tronco a destaca das demais.
    Muito curioso o fato dessa continuar no meio da rua. Por muito menos já teriam a arrancado. Também prefiro acreditar que é uma forma de preservação e amor a natureza.
    Pena que tem tanto concreto em volta dela, mas mesmo assim ela resiste e sobrevive linda e formosa.
    Amei esse post, realmente um assunto muito bacana para ser partilhado aqui.
    Um grande abraço e agradeço de coração todo o carinho em seus lindos comentários.
    Abraço brasileiro direto aqui da Nova Zelândia.

  2. Que interessante isso e quantas coisas podemos ver, se quisermos e aprendermos a observar,não é? beijos,lindo fds,chica

  3. Oi poetisa, td bom? Estou com tua página aberta o dia todo esperando uma brechinha que parece ser agora!
    menina, sabe? acho que sempre deveria ser assim, se árvores, ruinas estão no meio do cmainho, criem as ruas rodeando, concorda?
    Aqui temos várias ruas com enormes mangueiras, cajueiros e mais? quase em frente a meu condomínio, foram mais longe construindo o muro dos terrenos rodeando o tronco das frutíferas!
    Na cidade onde morei na Itália, tinha a torre de um castelo no meio de uma rua…era lindo demais! mas, como temos sempre “espíritos de porcos” que adoram polemizar, acabam com lindas histórias só para ficarem famosos!
    Bjs e bom final de semana
    Dolly

  4. ahahah estamos sintonizadas hein? acabei de clicar postar comentário, chega teu comentário para minha postagem!

    bjs

  5. Como sou apaixonada com este ser botânico eu não deixaria, por nada neste mundo, tirá-la de lá.
    Sabe o que acho?As pessoas que moram naquele pedaço são pessoas civilizadas e de bom gosto, amantes da natureza e com certeza com bom coração.por isso a árvore fica lá e… linda.
    Amo de paixão, tenho aqui no quintal várias, inclusive um jatobá, que ganha beijos e palavras carinhosas.(acham que sou louca, pode???).
    Bjs e achei lindo este post.

  6. Oi Teresa! Primeiramente, desculpe pelo silêncio essa semana. Vi que vc deixou várias mensagens, mas eu estive atolada de trabalho e depois, problemas. Não pense que foi descaso, não respondi para ninguém. Arquivei suas mensagens com carinho. Agora estou em dúvida se tenho um pau-brasil ou um pau-ferro! As folhas são realmente semelhantes e tb as flores. Ai, amiga! Sabe que sou apaixonada por árvores de tronco liso assim? Adoro também troncos de goiabeira, jabuticaba, caneleiras… lá vem a elfa novamente. E conheço algumas ruas em Porto ALegre em que as árvores, centenárias, foram mantidas no meio da rua. O trânsito que desvie. Algumas casas foram construídas com as árvores dentro, o que é mais curioso (a elfa aqui, faria o mesmo). Eu, claro, acho muito lindo, mas penso que tb é importante plantar novas árvores e não apenas conservar as antigas. Quanto ao líquen vermelho, a sua msg me deixou muito, extremamente feliz, estou respirando muito mais agora! Aquela árvore fica quase na porta aqui de casa, imagine só!!! Vou procurar por outro líquen, espere aí!!! Não, alarme falso. Meu pai achou que tinha visto um, mas não era. Ainda não consegui olhar uma por uma, por enquanto, é só aquela. O que é estranho… Beijão!

  7. O mais bonito nisto tudo é a sua sensibilidade! Essa árvore é muito linda mesmo. Eu nem sabia que o nome era pau ferro, mas aqui da minha janela posso apreciar alguns pés quando estão floridos, na rua lateral. Se lembrar vou fotografar e postar na época da floração.

  8. Ai Teresa suas palavras me soam como se o mundo todo fosse verde e amante da natureza, e me faz sentir leve e alegre! Enquanto fizermos a nossa parte e pensarmos assim quem sabe ainda a uma salvaçao para a nao transformaçao do mundo verde em simplismente concreto…

  9. São essas coisas que fazem acreditar que o mundo tem salvação…
    Deixar uma árvore na rua não é atitude comum para os mortais normais dos tempos atuais !!!
    Mas observei que a rua e seu entorno é muito verde, demonstrando que quem ali mora gosta desse convívio com a Natureza.

    Abençoadas sejam as pessoas que preservam tal maravilha !
    Vida longa ao belo pau-ferro !
    Obrigada pela bela postagem.
    Beijo

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

