Sonho de bailarina

            Quando eu era ainda menina, queria ser uma bailarina.

           Amava assistir aqueles ballets clássicos que passavam às vezes na televisão… “Giselle”, ” O Lago dos Cisnes”, “O Quebra-Nozes”, e tantos outros que encantavam os meus olhos infantis.

            E as bailarinas?  Para mim eram seres encantados, como as lindas fadas das fábulas de nossos sonhos!  Aos meus olhos,elas não só dançavam,mas flutuavam, com aquelas sapatilhas mágicas nos pézinhos finos e delicados… Pareciam ser amigas das estrelas, e num simples salto voavam e tocavam as bordas do céu!

               Mas o destino tem lá as suas curvas no tempo, e o meu sonho de bailarina ficou guardado, com carinho, na “caixinha secreta ” de minha memória, lugar precioso em que todos nós mantemos em segurança os nossos verdadeiros tesouros de nossa infância.

           Mas outro dia desses, sem querer, abri essa minha “caixinha” dos sonhos… Estava “passeando” na net, e encontrei um blog americano de nome curioso “The background fairy”, repleto de imagens “vintage”, muito  antigas, várias delas provenientes do final do século XIX  e início do século XX.  E eis que logo me deparei com muitas fotos e pinturas maravilhosas de antigas bailarinas… E achei tudo puro encantamento! 

             E como num mergulho mágico num mundo de sonhos, fiquei por ali , me esquecendo do tempo… Viajando por épocas distantes, e pensando naquelas moças que um dia, há muito tempo atrás, tiveram também um sonho de serem bailarinas … Com certeza foram também musas adoráveis para as lentes e pincéis de tantos artistas. 

           Acho que as bailarinas da minha memória de criança se parecem muito com estas… São figuras bonitas, delicadas, doces e com esse ar aéreo, de quem vive presa na terra,mas com os pés  que pertencem ao mundo do ar.  São um misto de fada e heroína medieval… Um ser que tem sede de amplidão,movimento e leveza!

             Pena que o mundo deu tantas voltas, e a figura da bailarina não escapou dessa dança da roda viva… Tudo agora é tão moderno e casual!  As bailarinas desse novo tempo perderam o ar de mistério… A mídia e os meios de comunicação mostram ao vivo e a cores as dificuldades de ser uma bailarina.Hoje , elas são “muito humanizadas” , profissionais sérias,dedicadas, mães de família… A profissão é árdua e exige muitos sacrifícios e uma vida disciplinada.  Eu sei que sempre foi assim… Mas antes não se pensava tanto nesta realidade dura e concreta… Pelo menos as crianças não pensavam nisso não.  Eu mesma só pensava naquelas lindas moças que “queriam voar”,vestidas com aquela encantadora roupa cor de sonho!

             Hoje,até as minhas sobrinhas já estavam estudando ballet. E  eu achava uma graça a menorzinha descrevendo a roupinha dela de “bailarina cor de rosa” no alto dos seus 6 aninhos de idade.

               Mas eu fico por aqui pensando naquela bailarina que eu queria ser… Aquela que ainda está lá bem guardadinha ,no fundo da minha “caixinha de sonhos”… Uma bailarina suave  e livre, que gosta de bailar solta pelos palcos das minhas lembranças. E  penso hoje, que ela estará sempre viva dentro de mim,lá no fundo do meu coração. E quando o vento passa cantarolando, é ela que  sempre me diz que a vida é uma maravilhosa música,  que todos devemos ter sonhos e nunca pensar em desistir de dançar…

             Uma semana iluminada para todos!!!

                                     Teresa

6 comentários em “Sonho de bailarina

  1. Que lindas bailarinas e lindo teu voo nessas danças das recordações. Muito legal! uma semana linda e tudo de bom,chica

  2. Que lindo, Teresa!
    A maneira que voce escreve é muito gostosa…me faz entrar na história, sentir o que voce sente…adorei esta postagem…que me fez tambem recordar que um dia tambem quiz ser bailarina,tambem sonhei com sapatilhas , tentava me equilibrar nas pontas dos pés e dançar,
    Imagens lindas e perfeitas.
    Que voce tenha uma semana bem feliz
    bjs
    Tina ( MEU CANTINHO NA ROÇA)

  3. Eu poderia ser uma dessas bailarinas de antigamente, ainda tenho minha sapatilha guardada no armário… mas nunca uma dessas de agora. O bom é preservar a música e a dança dentro de si, em vez do amor à magreza:) Se é que me expressei direito… Eu simplesmente amo essas fotos antigas. Bjs e boa semana… espero que tenha recebido meu email.

  4. Minha amiga, somos duas crianças românticas, ainda vibrando com sonhos (sonhar pode né?)…senti que vc se transporta no tempo, adentra a fantasia e se delicia no mundo do faz de conta!! Esse é nosso diferencial, tenha a certeza; sou assim até hoje e graças a essas viagens, recebi o título de borboleta ainda no primário…chegou a sentir-se frustrada por não ter sido bailarina? eu sim…quanto um piano me faz falta! tenho certeza de que romperia esse rumoroso silêncio que me envolve, com minhas polonaises militares…quiça, a Dança dos Cisnes ou mesmo Rosas do Sul…Sonhar é viver tenho certeza…
    Lembrei-me de uma poesia de Paulo Barreto que dizia…

    Amor um sonho que passa
    Diz um ditado traidor
    Se é sonho, sonho não mata
    Se mata não é amor

    Amor não mata, dá a vida
    Morrer de amor é viver
    Nossa alma na alma querida
    Que nos deixa compreender

    Amor um sonho que mata?
    Mentira, não pode ser!!!!
    Deixem falar o ditado,
    Amar, amar é viver!

    Amemos, sonhemos, vivamos…a vida é um minuto que passa!

    Beijos, Fica com Deus
    Dolly

  5. Oie!
    Primeira vez que entro neste blog! Adorei o seu estilo de escrita, parabéns!!!
    Meu nome é Ana Carolina, tenho 12 anos e fazia ballet até mês passado…Daí, descobri um problema na minha coluna e terei de usar um colete ortopédico o dia todo, o que quer dizer que não posso mais fazer ballet. Claro, estou muito triste, afinal, é assim que nos sentimos quando somos afastados dos nossos sonhos, não é? Mas um dia voltarei a vestir sapatilhas novamente…Uma coisa é certa: Não desistirei desse sonho nunca!
    Bjoooos *.*

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

