Olhando os lírios…

            ” Olhai os lírios do campo,eles não trabalham,nem tecem.Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor,vestiu-se como um deles…”

                                         (evangelho de Mateus, cap.6-vers.29)

            Para mim é sempre uma alegria olhar para uma flor de lírio. E a lembrança dessa maravilhosa passagem bíblica, vem de forma instantânea na minha memória.

            Mas esse capítulo do evangelho, que nos acena com seus belos lírios do campo, fala ao nosso coração bem mais do que um problema de “vestimentas”.   Jesus vai muito além, e nos  aponta o antigo dilema das preocupações da vida  e as ansiedades humanas.

            Quem de nós é imune à isto?

           A grande maioria dos  seres humanos vive sobre a sombra da ansiedade.

          E no nosso mundo de tantas “modernidades”, não parece haver muito espaço ( e nem tempo!) para a chamada “paz de espírito”.  As fontes de ansiedades são constantes no nosso caminhar do dia-a-dia…  É bem verdade que uma pequena dose de ansiedade faz parte da nossa existência humana e das inquietações de nossa alma. Mas falo da ansiedade em sua forma mais dolorosa, em que as preocupações exageradas tiram a nossa paz, e encobre a beleza da vida.

            Falo de experiência própria… Quantas vezes eu mesma tive preocupações exageradas sobre tantas coisas! E a ansiedade, quando vem em alta dose, faz as cores da vida ficarem desbotadas ao nosso redor. O mundo se torna uma fonte constante de perigos, e viver parece uma longa caminhada numa delicada corda bamba… A mente da gente se entristece, e até o nosso corpo sente o peso de tantos medos e preocupações!

            Lembrei-me de tudo isso, simplesmente olhando os lírios…  E a beleza e delicadeza dessas flores me falou ao coração!

            E acho que Jesus viu neles o que para muitos passa tão despercebido:  A simplicidade  da beleza da vida!

           Os lírios, e as flores em geral, apresentam uma singular mensagem  de esperança para aqueles que têm fé… Não somos meros “acidentes biológicos do universo”!

Existe uma “força maior”, que vai além da nossa imaginação e conhecimento científico. E esta “Força” que chamamos Deus, é que realmente cuida de nós e nos envia, a cada singelo dia, a sua poderosa mensagem de amor… Seja através de palavras que lemos, ou simplesmente de uma  formosa flor do campo…

           O nosso desafio maior  dessa jornada, talvez seja decifrar as “pistas” de um grande mistério que é a vida… “Pistas” essas deixadas por um grande Artista do Universo e nosso Criador… Mas refletindo sobre isso, tudo começa a ficar mais leve… Até as nossas estórias mais difíceis se tornam mais suaves, como se fossem pequenos sonetos escritos numa pétala de flor!

           Então percebemos, que mesmo as nossas mais dolorosas cicatrizes, podem se transformar em delicadas tatuagens do tempo.

          E na procura das “pistas” que Deus deixa pelo Seus caminhos, aprendemos às vezes duras lições… Mesmo assim, prosseguimos mais fortes e confiantes… E a ansiedade das coisas da vida vão ficando pequeninas, lá atrás , no retrovisor da nossa estrada.

            E naqueles dias em que a ansiedade ameaçar turvar as águas em que navegamos, é lendo os salmos das Escrituras Sagradas que encontramos sempre uma nova direção…     ” Por que você está assim tão triste,ó minha alma? Por que está assim tão pertubada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei ; Ele é o meu Salvador e o meu Deus!”   ( Salmo 42 – 11)

              Meu abraço carinhoso no coração de todos vocês!

                                         Teresa

11 comentários em “Olhando os lírios…

  1. Que maravilhosa reflexão fizeste apenas olhando os lírios.Muito lindo! Inspiração grandiosa! Adorei!

    beijo,tudo de bom,chica

  2. Belíssima postagem, Teresa!
    Maravilhosos lírios! Só um coração puro, pode ver e sentir as belezas naturais que DEUS nos dá, com sua infinita bondade… continue assim, porque vc é muito abençoada!!!
    Beijos no coração.

  3. Ai, Teresa, lírios são lindos. São simples e são complexos. Não nos pedem nada e nos doam toda a sua beleza. A sua sensibilidade é notável! Um grande beijo, amiga!

  4. Oi Tereza,também adoro lirios e flores em geral,são um presente de Deus para aqueles que amam o belo e o simples,flores deixam a vida mais bela e cheia de graça.A ansiedade acho que é o mal da humanidade,quando se tem em dose exagerada faz as pessoas enlouquecerem com coisas que não tem tanta importância,chegamos a perder o sono por pura ansiedade,os lirios são tão belos e simples sem cobrarem nada em troca e deixam o mundo mais bonito,beijos querida amiga.

  5. Ô, querida, senti-me abraçada e confortada. Tuas palavras sábias chegam ao meu coração sempre apertado nos últimos tempos como um colinho bom e um farol para encontrar esse recanto de tranquilidade que os lírios nos remetem. Beijo grande, abraço apertado!

  6. Oi amigam escreveu tudo isso para mim, verdade?
    Eita semaninha dura, complicada e se não deposito no altar do Senhor minhas ansiedades, sucumbo! Por que será que queremos sempre atropelar o amanhã?
    Fica com Deus, obrigada por essa linda e confortadora mensagem!
    Beijinhos querida!
    Dolly

  7. Esse viver na simplicidade e com confiança e fé é o que procuro na minha vida alternativa aqui no meu sítio. Beleza é fundamental, e ela está na natureza. As preocupações são normais para nós seres humanos, mas conseguir livrar-se dos grilhões do sistema que incita a gastos, luxo e aparências, é missão para super-homens e mulheres no mundo atual. Fico muito feliz quando percebo que consigo sobreviver a isto e ser muito feliz.
    “Olhai os líriios do campo…” E eles são belíssimos !

    E eu ainda não consegui ter lírios aqui em casa… Gosto especialmente do branco. Um dia conseguirei !

    Beijo

  8. Teresa, querida amiga:
    Tenho pensado tanto em vocês dois, pessoas maravilhosas! Teu post está belíssimo: sábias e doces palavras. Estes dois últimos meses tenho trabalhado muito; fiz palestra em Porto Alegre sobre a língua dos meus amigos sefaradis, e preparei mais um texto, desta vez para o Congresso de professores de Espanhol, em Niteroi, agora em julho. Hoje, mais relaxada, estou te visitando, para te mandar um abraço bem carinhoso. Cecilia.

  9. Que lindo Teresa, eu tenho l´rios na chácara mas não sabia da história, eu os acho lindo e agora aprendendo aqui sentimentos lindos que a natureza tece com todo seu esplendor. teresa minha super e querida amiga, venho hoje especialmente para desejar á você e a sua família uma Feliz Páscoa.
    Beijos!
    Sonia

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

