Bules, xícaras e uma estória de família

            Era o ano de 1962  e  um rapaz estava no centro da cidade do Rio de Janeiro, à procura de um presente de enxoval para oferecer à sua jovem noiva.  Visita algumas lojas, observa e imagina o presente ideal  que vai fazê-la sorrir… Passa meio apressado pelas ruas  de paralelepípedos, e as fachadas que guardam memórias de um Rio antigo… Seus passos o levam às ruas Saara,do Ouvidor… E depois de algum tempo em sua agradável busca, ele  se depara com um lindo conjunto de porcelana . É louça de qualidade inegável,e um serviço completo de chá e café… E  então, feliz da vida, ele sorri,e decide levá-lo para a futura esposa.

            Depois dessa breve viagem no tempo, retornamos ao ano de 2011, com esse belíssimo presente de enxoval  bem aqui diante dos meus olhos… A linda louça que fazia parte do enxoval da minha tia Glória, irmã mais velha de minha mãe. Mas esta cena não se passa na casa de minha tia, mas sim na minha própria casa!

           

            E volto ainda um pouquinho no tempo, para explicar direitinho…

           Algumas semanas atrás, estava conversando com minha tia pelo telefone, e começamos a falar sobre a deliciosa sensação de se arrumar uma bonita mesa, e fazer as refeições em lugares agradáveis. E lembrei-me que certa vez, minha tia havia chegado aqui em casa muito nervosa e agitada… Tinha tido um começo de dia atribulado,e estava se sentindo triste e chateada .  E vendo-a daquele jeito, resolvi oferecer-lhe um gostoso chá de camomila,servido na minha xícara mais bonita. E depois disso, minha tia se sentiu bem melhor e mais animada. Sei que apenas um simples chá não costuma fazer milagres,mas foi ela própria que achou as palavras para definir a frágil situação,e eu  nunca mais me esqueci o que ela disse: ” Um chá servido com carinho, e numa linda xícara, sempre faz bem para qualquer um…”

            E depois de recordarmos este episódio, nossa conversa ficou navegando nas águas deste universo de louças e afins,até que chegamos no mundo dos bules encantados… E então, comecei a falar  da minha pequena e discreta paixão pelos bules de chá… Sempre os achei maravilhosos e românticos, como se fossem parte integrantes das estórias de contos de fada. Para mim,  os bules de chá são objetos de uma fantasia romântica, talvez até infantil,que rementem à princesas que moram em castelos distantes e de imensas muralhas,as quais  só os cavalheiros e príncipes valorosos podem transpor.  Minha tia concordou com os meus devaneios, e me disse que tinha um bule que ela gostaria de me dar de presente.  É claro que fiquei muito contente e lhe agradeci, mas disse-lhe que não era necessário…  Não achava justo ela se desfazer dos objetos dela.  E naquela noite dormi um sono suave… Sonhando com mesas enfeitadas com flores, lindos bules e xícaras…

             Algumas semanas se passaram, e num belo domingo,minha tia apareceu aqui em casa com este inesperado e maravilhoso presente: Além do bule de chá, ela me trouxe quase todo o seu aparelho de chá e café junto, ou seja, bule de chá,bule de café, leiteira,mantegueira,açucareiro, e lindíssimas xícaras !

            Nem preciso dizer o quanto fiquei emocionada e honrada com este gesto tão amoroso, pois era justamente o presente que o meu tio havia dado para ela antes de se casarem… Há quase 50 anos atrás!

            E toda a louça era tão linda… E apesar de tanto tempo passado,cada peça parecia como nova,como se tivesse sendo tocada pela primeira vez… Uma verdadeira preciosidade! 

             Confesso que fiquei de início muito surpresa , e também preocupada com essa tão bela oferta… Minha tia tem uma filha, e achava que por legítimo direito ela devesse ficar com esse lindo presente !  Mas as duas me emocionaram ainda mais quando disseram que queriam que eu ficasse com ele,pois com certeza, o meu tio iria gostar muito …

            E foi assim, de forma emocionada e surpreendente, que essa belíssima louça veio morar aqui em nossa casa …

                      Sei que o meu tio, infelizmente, não está mais aqui conosco… Já tem alguns anos que ele está lá no andar de cima,com certeza ainda tocando violão e cantando os seus boleros,como ele sempre gostava de fazer,só que agora na companhia de  muitos anjos… Mas nós sempre guardaremos  a imagem dele , a sua risada gostosa e espontânea, do homem alegre,bom e íntegro que ele era,uma pessoa especial, e muito amado por todos nós. 

            E  agora,vejo essa louça tão especial , bem aqui diante mim,na minha casa, e guardo no coração essa doce memória , uma lembrança delicada de família, como uma estória de amor  sem fim…  

   ( da direita para a esquerda, minha tia, o neto dela Lucas,minha prima e o meu filho David )

       Meu abraço grande e uma linda semana para todos  !!!!

                                                                                TERESA

        Este post está participando do “Mosaico da Rê” do querido blog “Casa,Corpo e Cia”, sejam sempre bem vindos e se puderem deixar um comentário,vou adorar!

                      Beijinhos para todos vocês!!!!!

17 comentários em “Bules, xícaras e uma estória de família

  1. Teresa,

    Realmente a estória, os conjunto de porcelana, são lindos. Mas você coloca muita emoção em tudo que escreve, isso engrandece qualquer objeto.
    Linda essa atitude dela em lhe presentear, ela sabe que eles foram para boas mãos.
    Me senti super bem lendo esse texto, e transmita meu abraço a sua tia, que você não escreveu o nome. Risos
    Com certeza, seu tio está feliz por essa atitude.
    Beijos

  2. Tenho certeza que teu tio está feliz com a atitude delas em te presentear e a cada vez que as usares, lembrarás dele.

    Lindo isso, adorei! Belas fotos.beijos,ótimo dia e fds,chica

  3. Tudo o que eu ia dizer, a Lucinha já disse. Assino embaixo. Só acrescento que morro de inveja, pois eu não herdei louça nenhuma de família… assim, comprei louça antiga, mas praticamente nova, sem uso nenhum, pela internet… fico imaginando de quem era aquela louça e que a pessoa está feliz porque a estou preservando.
    Um beijo!

  4. Que linda porcelana! Que belo presente!
    Com certeza a sua tia e a sua prima perceberam o quanto você vai cuidar desse jogo de porcelana com muito zelo e carinho, pois justamente isso que a sua tia fez, haja vista como está conservado, e como você merece, pois é uma pessoa muito especial!
    Bonita atitude da sua tia!!
    Beijos,
    Valéria

  5. Adorável e romântica história das xícaras do amor verdadeiro !!!

    Meu marido também saiu para comprar um presente para mim – então sua noiva – e trouxe um lindo jogo de vidro para licor, no estilo de 1965. Dei-o para minha filha que sempre foi apaixonada pela jarra bojuda lembrando a garrafa da Jenny é um gênio !

    Merecem parabéns a tia e a prima pelo despojamento e carinho ao dar-lhe o precioso presente.

    Beijo

  6. Oi querida amiga
    Que história linda!, Uma história de amor e carinho do começo ao fim.
    O jogo todo é maravilhoso, delicado, de uma cor suave, é lindo demais!!!
    Voce tem aí uma preciosidade…com certeza voce mereceu mesmo este carinho.
    bjs
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

  7. Belo jogo de chá! Mais belo ainda é o gesto da sua tia. Mas com certeza ela sabe bem o quanto você terá prazer em ser a guardiã dessa relíquia. Sorte!!!

  8. Teresa, que linda historia de familia e que maravilhoso presente voce ganhou, lindo lindo. Bjs
    e um abencoado domingo pra voce.

  9. Bom dia Tereza que coisa linda esse jogo e essa história e coisa pra se guardar,beijos e uma semana perfeita pra vc.

  10. Querida, é porque amamos bules, xícaras, histórias e a família que o universo se encarregou de nos aproximar, não é mesmo? Mesmo quietinha, estou por perto. Beijo grande do Rio Grande quase congelado!

  11. Teresa,
    Nossos blogs são mesmo compatíveis! Pensamos parecido, valorizamos as mesmas coisas. Boa sensação.
    BJô

  12. Olá Teresa, essa net nos faz crescer em essência a cada dia; que delicioso encontrar pessoas sensíveis como você, que ama guardar estórias, que vai rebuscá-las lá bem escondidinhas e que, quando afloram, faz despertar em quem as lê, outras tantas memórias já encobertas pela poeira do tempo!
    Amei conhecer um pouco de ti…relembrar um pouco mais das minhas velhas coisas estocadas, memórias de meus familiares e que perdurarão ao longo dos anos…contando momentos felizes, despretensiosos onde tudo era mais simples e despreocupado.
    Soubesse o quanto resgatei em poucas linhas lidas…até o bolo de fubá cremoso, cuidadosamente preparado por tia Nini, irmã mais velha de papai…cheguei a sentir o cheiro do delicioso café…tem noção da grandiosidade de tua mensagem???? Mulher, tu és mágica!
    Acho que essa lua é tua sim e nós é quem devemos dizer…se essa lua fosse minha…empresta um pouquinho só?
    Bjs, bom domingo!!!! até breve
    Dolly

  13. ei amiga, bom dia…vim conferir o que tinha escrito e Cristo Santíssimo…que vergonha por tantos erros de portugues….tô roxinha de vergonha ahahahha isso é fruto da pressa.. do escrever sem reler , soltando o comentário..paguei esse mico e vou tentar me corrigir..quem tem pressa come cru, paga mico e enfia a cabeça debaixo da mesa do computador!
    bjs Dolly

  14. Quando uma coisa dessas acontece deve mesmo que ficamos sem palavras… e tambem nao tem nada melhor do que tomar um chazinho bem gostoso com um pedaço de bolo, bem que podia ser desse de milho que vc fez, com um mesa toda arrumada, sem presa e sem correria, nesta sua varanda que suspira encanto 😉

  15. Teresa

    Que linda a sua história do aparelho de chá tão maravilhoso,lembrança que com certeza ficará para sempre.Sua tia é pessoa bondosa e despojada de coisas materiais,não é mesmo?
    Digo isso porque vemos tantas pessoas materialistas que não abrem mão de nada,eu tb sou assim,desde pequena,dou muitos presentes e se eu perceber que alguma amiga gosta do que é meu,não penso duas vzs em me desfazer dele,dou de presente.
    Dê um grande beijo na sua tia por mim,porque t sou apaixonada por louças.
    Bjs

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

