Almoço na serra

             O aroma delicioso da boa comida caseira enchia o ar. Já era início da tarde, nesse vilarejo escondido, nas montanhas altas da serra da Mantiqueira. A fome, já nos incomodando o estômago , já se via aliviada, ao avistar o salão de jantar da nossa pousada. As panelas esmaltadas alaranjadas se mantinham aquecidas,e repousavam soberanas por sobre o antigo fogão de lenha. As brasas avermelhavam e crepitavam de forma suave e convidativa, nos chamando para o primeiro almoço de nossa viagem… Hum… Que delícia!

           Com uma olhada rápida ao redor, descobrimos um recanto aconchegante,lugar ideal para desfrutarmos daquela gostosa refeição que se anunciava …

            Em meio as janelas de onde se descortinava o bosque encantador, uma mesa simples,mas de uma beleza  rústica e confortante…

            Olhando de mais perto, encontramos os pequenos detalhes que tornam tudo tão mais acolhedor: Jogos americanos  de tecido e arranjo de mesa de garrafinha de vidro e flores naturais miúdas, colhidas  por ali mesmo… Uma graça!

            Pendurados no teto, pequeninos beija-flores de madeira enfeitavam o ambiente. Um gracioso móbile “ecológico”, fruto do artesanato dessas montanhas inspiradoras.

            No móvel ao nosso lado, “legumes gigantes”, também artesanato nativo, lembravam as delícias da terra… Cenoura,quiabo e abobrinhas… E mais tudo de bom que representa o que o povo daqui cultiva nas suas hortas caseiras.

            Fomos nos sentar à mesa, e outra delicada surpresa: a almofada da minha cadeira era toda revestida com um belo tecido de borboletas!  Impossível não se sentir em casa…

            Mas logo nos dirigimos ao fogão de lenha e ao almoço delicioso que nos esperava bem ali na nossa frente… Feijão bem temperado, arroz branquinho e soltinho,farofinha mineira, mandioca frita bem dourada,saladas,legumes refogados e filés de trutas fresquinhos à milanesa… Uma delícia ! Ficamos impressionados com a saborosa comida caseira da pousada… Parecia aquela comidinha gostosa que as avós sempre sabem fazer… (Bom, pelo menos a minha avó era cozinheira de mão cheia…Rs) E a truta estava simplesmente maravilhosa! Este peixe de água doce é muito criado pela região,uma vez que gosta muito  das águas frias. E depois ainda saboreamos os doces e queijos caseiros… Goiabada,doce de leite,doce de mamão,pudim e outras sobremesas de dar água na boca! Hum… Um almoço aparentemente simples,mas com o sabor delicioso dessa terra de sonho!

            Após o almoço, e de barriguinhas cheias (Rs…) “passeamos ” rapidamente pela sala de estar da pousada. Muito linda, com as janelas também abertas para o verde do bosque. Sofás e almofadas aconchegantes nos convidando para uma soneca… Ai,ai.. (Rs…)

            Pena que as fotos tiradas na sala de estar não ficaram lá muito boas… Mas mostro aqui alguns detalhes bonitinhos…

            A graciosa saleta de entrada, com as deslumbrantes flores de maio nos dando as boas vindas…

             A luminária “reciclada”, feita de garrafa plástica tipo pet e florzinhas de plástico de um antigo arranjo floral, davam uma luz especial ao cantinho de leitura. No fundo, um piano antigo e um violino descansam,esperando pelo próximo sarau.

            E a pequena e colorida galinha “observa” tudo, bem quietinha,  empoleirada junto à lareira e a pureza de uma flor de copo de leite… Tudo exala calma e suavidade neste cantinho em meio as montanhas. É lugar ideal para quem gosta de natureza,paz e anseia por uns momentos de relaxamento. Lugar de conforto para as mentes inquietas e cansadas do stress da cidade grande.

                   E posso dizer que depois dessa comida gostosa ,nesse ambiente de tranquilidade e  aconchego, a gente sente logo o conforto da serra na nossa alma. E os problemas do dia a dia parecem ficar bem distantes de nós… Então,pensamos sorrindo,será a magia das montanhas ou o tempero especial desse maravilhoso almoço?

            E resistindo bravamente ao “soninho” que nos chega discretamente, nos dirigimos para a porta que nos leva ao quintal e seu jardim cheio de flores… A tarde avança serena,e os raios de sol douram a mata …  Decidimos ir para o bosque, ao encontro do rio e de suas águas que cantam as canções das pedras. Avistamos de longe os muitos caminhos, pelos altos pinheiros desse bosque perfumado, e vamos no rumo de algumas  surpresas para os nossos sentidos e corações… E o que encontramos? Bom, aí já é estória para um outro post…  Quem nos acompanhará por esses caminhos encantados?

     Meu abraço iluminado para todos!!!!

                      Teresa

          E novamente, com muita alegria, estou também participando com este post do “Mosaico da Rê”… Agradeço pela gentil visita , e se puder, deixe o seu comentário,pois vou adorar!  Beijos pra todos!!!

Anúncios

17 comentários em “Almoço na serra

  1. Teresa,

    Cheguei na hora boa. Que lindo lugar. Amei esse fogão à lenha.
    A pousada é toda linda, mas os detalhes que você citou, realmente são fascinantes.
    As fotos ficaram lindas, sem defeitos.
    Viajei com vocês nesse passeio, que pra completar termina com essa linda imagem, que me lembra um bosque.
    Tenha um abençoado Domingo.

  2. Que lindo modo de iniciar meu dmingo, passeando aqui contigo por esse lugar maravilhoso…
    Que delícia, simples e aconchegante, cmo tanto gosto.

    Um lindo dia por aí pra ti e beijos,chica

  3. Ah meu Deus, que delícia! Adoro esses janelões com vista para a rua! E a decoração! E essa mata para caminhar! Que maravilha, Teresa! Estou só exclamações aqui…
    Olha, não chegou o pacote ainda, mas pode ser que esteja lá no correio esperando por mim. Qdo chegar, te aviso. Estou curiosa! Bjs.

  4. Oi amiga querida
    Vim te desejar uma semana bem feliz!
    E saí passeando com voce por este lugar maravilhoso…conta mais…estou ansiosa!!
    bjs
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

  5. Que lugar mais lindo Teresa! Eu já te confessei que eu adoro um friozinho, fondue, vinho, queijo e todas essas gordices de inverno rs…Passear nesses lugares lindos de serra então, eus passeios preferidos. Te contei que passei minha lua de mel em Teresópolis? Mesmo assim nao conhecemos o Rio.
    Esse bosque aí, parece um de Villejust, cidadezinha quer morei uns meses na França, dava pra catar as castanhas que caiam no chão, delícia
    Obrigada pelo comentário carinhoso lá no meu blog, vc com certeza, tem alma de cidadezinha rs! beijo querida e ótima semana pra vc

  6. Chegou o presente, Teresa!!! Mil vezes obrigada, pelo presente, que é lindo, e pela gentileza, o carinho… nem sei o que dizer! Tem fotos no blog hoje. Bjs.

  7. Querida Teresa, primeiro quero agradecer pelo carinho, depois dizer que teve apenas uma coisinha que nao gostei nesse seu post; foi nao poder saborear a comida…..kkkkk.
    Lindo lugar, belissimas imagens.
    Posso ate demorar para as visitas, mas com ceteza virei.
    Bjs
    Alice

  8. Bom dia Tereza,que lugar lindo encantador,eu gosto muito de lugares assim ,parece bem aconchegante,foi um passeio lindo.vou te contar uma coisa minha mãe também chama tereza é uma coinsidencia boa não é.beijos e td de bom.

  9. Oi Teresa! Eu fico vindo aqui para rever essas fotos, que delícia!
    Pois é, a viagem para conhecer os Lençóis é inesquecível! Principalmente pq eu nunca tinha ido tão ao norte… quase norte! Recomendo que vc faça essa viagem, é maravilhosa! A minha lista de lugares a visitar tb é longa. “Mundo, mundo, vasto mundo”… Beijinhos!

  10. Oi Teresa! Vou ficar devendo o nome da orquídea, não sei mesmo. Decidi que não vou gravar na minha memória nomes de orquídeas, pois são muito complicados:)
    A flor é do tamanho normal, o que vou dizer? Uns 8cm, por aí.
    Vou esperar uma visita da minha irmã para montar o puzzle! Vou montar e ela cola:) E acho que vai ser divertido! Faz muito tempo que não monto um.

  11. Oi Tê!!!

    Que linda pousada!!!
    Tudo bondimaisdaconta, uai!!!!!
    Não vejo a hora de inaugurar meu fogão a lenha!!!!!
    O segundo tempo da obra já está quase!!!!!!
    Em breve postarei as fotos da minha cozinha mineira!!!!

    Quanto ao poema do Mário de Andrade….
    Toda vez que desço a serra, fico pensando nessa triste história de amor!!!!
    Será que ela é real ou só um causo ????
    Mesmo assim me dá uma certa nostalgia…..

    bjs querida e desculpa a minha falta de tempo!!!!!!

    bjs

  12. Matei a saudade de Visconde de Mauá lendo todas essas postagens que v. fez sobre esse lugar encantado !
    Estive em Maringá, no hotel Planalto (será que ainda existe ?, mas isso foi lá nos anos 70 !!!

    Fotos lindíssimas v. conseguiu, mostrando toda a beleza do lugar. E a Flor de Maio deles está linda, enquanto a minha está tão pobrezinha…

    Essa região é realmente maravilhosa e nos proporciona muita paz e alegria.

    Beijo

  13. Oi encontrei seu blog pelo Mosaico da Rê, e estou aqui só sofrendo de vontade de estar nestes lugares tão lindos… Tenho uma invejinha de quem mora aí pelo Rio, pertinho de tantos lugares lindos, pertinho da Serra…
    Vi tb a postagem da loja norte-americana e fiquei babando…
    Um grande beijo pra vc amiga!

  14. Estou com vontade de abandonar a minha praia aqui e sair correndo para este paraíso,adorei, tenham um maravilhoso fim de semana se é que é possível não ser assim,bjsssssssss

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: