As flores dos nossos caminhos

             No caminho da escola, vamos eu e o meu filho mais novo, reparando nas novidades ao longo da nossa rua. E elas sempre surgem, de forma quase imperceptível à correria do cotidiano: A forma da “porta de entrada” da pequena colméia de abelhas nativas, um mico estrela que se esconde no alto de uma árvore, uma flor diferente que encontramos caída na calçada…

            É engraçado como isso tudo nos surpreende e empresta um ar de encanto à nossa rotina… E muitos assuntos e estórias aparecem na minha memória! Então, enquanto vamos descendo à rua, fazemos desse momento um especial evento de comunhão: eu conto estórias e ele vai enriquecendo a nossa trajetória com o seu peculiar universo infantil. É um momento só nosso… Mágico e único, entre mãe e filho.

            Outro dia desses passados, ele não estava lá pra muita conversa… Nem me lembro mais a razão, acho que não estava com vontade de ir para a escola… E lá vamos nós descendo a comprida rua… Ele meio “emburrado” e eu apressada… Mas resolvi parar diante de uma pequenina flor amarela que apareceu no nosso caminho.

     “Meu filho, olha que beleza de florzinha Deus colocou aqui pra gente ver!”  Falei pro meu menino de carinha “aborrecida”.

     E ele tratou logo de dizer, ” Mãe, como é que você sabe que foi  Ele que colocou a florzinha aí?”

    E eu fui logo concluindo, “Claro que deve ter sido Ele,porque Ele gosta muito de enfeitar o nosso caminho… Como Ele sabe que a gente passa por aqui todos os dias, Ele já deixa as florzinhas pra todo mundo ver… É tudo “presente” de Deus!” Continuamos a nossa trajetória até a escola… E o meu menino já não estava mais chateado. (Rs…)

            Lembrei dessa  nossa estória hoje, “Dia das Mães”, em que os filhos aproveitam para homenagear as suas mamães… Sei que é data simbólica, e a minha própria mãe costuma me dizer que “Dia das Mães é todo dia !” Sei também que  o apelo comercial é imenso… O comércio de artigos femininos agradece e os restaurantes também… Mas acho positivo ter um dia para se homenagear as mães.   Afinal, sempre é uma oportunidade para uma demonstração de carinho e atenção… E qual mãe não gosta de um mimo e de um gesto de carinho dos seus filhotes? 

             E o meu coraçao de mãe se aquece, quando penso que assim como Deus nos “ensina”, o melhor de tudo nessa nossa jornada materna, é poder também “colocar  flores” nos caminhos dos nossos filhos. Porque verdadeiramente, é isso que tantas vezes fazemos no nosso dia a dia… Cada vez que a mãe cuida dos seus rebentos, é como se ela tivesse plantando uma flor, carinhosamente, no coração de seus filhos… Flores que nascem de tantas sementes de esperança e carinho.

           

          Mas plantar “flores” no coração de alguém não é lá tarefa das mais simples… É preciso muita paciência, dedicação… E uma boa pitada de senso de humor! Porque vem aqueles momentos em que os “filhos” aprontam e você não sabe se ri ou se chora… Melhor é sorrir e seguir em frente!

            Também há aqueles momentos, em que você precisa tanto plantar uma flor no caminho difícil de um filho, e você só sente espinhos… Mas não há nada que o tempo e o amor de uma mãe não cicatrize, e muitas vezes, brotam rosas lindas onde há tanto espinhos no caminho!

             Mas esse destino de “jardineiro”, que todo coração de mãe tem, é também destino de alegria e de luz… Porque plantar flores é sempre uma dádiva da existência!

            E mesmo hoje sendo o “Dia das mães”, aproveito para agradecer ao Pai, o nosso querido Deus do Universo, pela oportunidade que nos dá , a cada singelo dia, de sermos todos pais,mães,tias e avós, jardineiros de Seus caminhos.

            Beijos  em cada mamãe  e em todos os “jardineiros” do coração!!!!!

7 comentários em “As flores dos nossos caminhos

  1. Adorei teu texto tão lindo( como sempre) e essas flores tão bem cuidadas e mandadas pelo grande jardineiro…beijos, feliz dia das mães, chica

  2. Passei pra te desejar um lindo e abençoado dia das mães,que neste dia Deus te de muitas alegrias e felicidasdes neste dia junto de sua familia,adorei o texto muito lindo ,bjs

  3. Oi Teresa vim te visitar nesta noite fresquinha por aqui, ate quem fim!! bom os dias ainda andam calourentos! Flores, flores, flores, como sao lindas! ontem fui a uma festa de bodas e trouxe pra casa algumas rosas, uma branca, uma amarela e uma rosa, e pus em um vidro no meu quarto, coloquei fertilizante na agua, tomara que as mantenham por mais tempo, elas podiam é enraizar.. rs da uma do ver flores cortadas, mais fazer oq… de manha estou pondo elas na janela pra pegar um pouco de luz natural estao com um perfume delicioso! 🙂

    Fiquei pensando estes dias naquele email que vc me mandou, falando sobre o sea world… e sonhando em um estagio por la… Teresa vc sabe se tem algum projeto de estagio deles pras pessoas do Brasil? Seria muito dificil conseguir se sim, pois eu nem imagino por onde começar e como funciona, pra mim algo muito alem… bjs!

    ps: otro dia venho pra ler as outras postagens!

  4. Oi Teresa! Que mensagem linda vc transmite… e com essas flores!
    Aliás, já está na época da flor de maio, eu nem tinha me dado conta. O ano está voando.
    Bjs e boa semana!

  5. Oi amiga
    Minha net agora está boa…então vim correndo tomar um cafezinho com voce
    E …que linda postagem!
    Amei o seu texto, tanta sensibilidade! tanta verdade!
    Parei e refleti, tenho sim procurado da melhor maneira deixar que os caminhos da vida de meus filhos estejam sempre floridos, mas só Deus mesmo para nos dar sabedoria , para que façamos todo este trabalho de jardineiras da melhor forma possível
    bjs
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

  6. Teresa,
    Primeiro agradeço tuas visitas e comentários no ArteAmiga. E esse post com tantas flores mexeu com lado florista, que vem de minhas avós, de quem já falei em alguns posts. Lado florista meio frustrado, já que moro em apartamento. me resta andar com vasos pra lá e pra cá…
    BJô

  7. Obrigada por deixar compartilhar,
    que teu jardim cresça lindamente..
    beijos

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

