Vida de flamingo

 

            Depois de voltarmos ao nosso ninho carioca, e de tantos dias longe de casa ( e dos computadores! ), me pego atarefada e “enrolada”, tentando me reencontrar na rotina do dia a dia.

            Tudo parece estar no lugar, do jeito que era antes.  A nossa casa, a nossa rua e  os caminhos desta cidade, tão cheia de contrastes.  De certo que nem todas as notícias são boas. Encontramos um Rio de Janeiro assombrado e machucado, mais uma vez, pela força da loucura e da violência. Crianças feridas e lágrimas derramadas. Momentos de luto e tristeza.  E a cidade maravilhosa chorou pelos seus filhos perdidos…

            Me desculpem por tocar neste assunto novamente. Sei que foi tudo tão violento… Uma estória dramática de terror. Mas já fui professora de escola pública, aqui neste meu Rio de Janeiro, e tudo doeu fundo na minha alma carioca .

            Mas graças à Deus, muitas vidas foram preservadas, e as nossas crianças,mesmo apesar de todo o trauma , estão tentando superar a dor. Elas estão de volta à sua escola. Tentando retornar a rotina dos seus estudos e de seus caminhos juvenis. E os seus professores também. São para mim, todos eles, alunos e professores, heróis anônimos dessa cidade, na luta contra a face escura do medo e da loucura humana, que tenta destruir o que é simplesmente belo e natural.

            Mas o que os flamingos tem a ver com essa estória? Todos devem estar se perguntando…

            Os flamingos são aves belíssimas. Grandes,de porte altivo e maravilhosa plumagem. Vimos alguns deles pela nossa viagem à Flórida.  E o que mais chama a nossa atenção nestas magníficas aves, é a cor rosa flamejante de suas lindas penas.  Embora existam vários tipos de flamingos na natureza, os mais famosos são esses de coloração rosácea. E muitas pessoas perguntam a razão desta cor tão especial de sua plumagem. O mistério já foi decifrado há bastante tempo atrás. Os flamingos são cor de rosa devido ao seu tipo de alimentação. Possuem um mecanismo nos seus bicos que possibilita a filtragem  da água dos lagos e reservas aquáticas aonde vivem. Através deste “filtro”, eles podem se alimentar de  minúsculas  algas e invertebrados, dos quais absorvem uma substância que gera neles a bela coloração rosa… Uma surpresa encantadora da natureza!

            Sempre admirei a beleza destes animais. Tirei muitas fotos deles e fiquei refletindo sobre a questão do tipo de vida que levam… Eles nascem com o “dom” de flitrar o seu alimento.  E o bom alimento neles produz uma beleza exuberante!

          Acredito que Deus nos deixa mensagens através da vida dos animais, e nós simplesmente não percebemos… “Filtrar” é um verbo que nos sugere a separação das coisas impuras daquelas que nos são úteis. O nosso próprio organismo faz isso diariamente. E diante de tantas situações insólitas e difíceis pelas quais às vezes passamos, precisamos muito exercitar isto: a filtragem das nossas emoções .  Mas é exercício nada simples de se fazer, demanda nosso tempo, nossa disponibilidade, e acima de tudo, demanda muita coragem… E muita fé! E é através da visualização de coisas boas e que nos trazem esperança, que podemos conseguir ir além dos nossos traumas e medos, em direção à uma vida melhor.

            Fazer essa filtragem dos nossos medos é tarefa árdua e constante… Mas condição básica pra se  ir adiante e ser mais feliz consigo mesmo.

            Falando assim,parece que sou “especialista” no assunto. Na verdade, sei que todos nós,cariocas,e brasileiros em geral, somos aprendizes constantes deste processo… E nunca desistimos de ter esperança!

            Então, espero que sejamos um dia como os nossos queridos flamingos… Filtradores dos estímulos ruins, de nossos medos e dramas, e que a gente consiga apesar de tudo, ter fé nos dias melhores que virão.

            E deixo o meu abraço carinhoso e solidário para todos esses nossos heróis anônimos, destas nossas selvas urbanas, que lutam para construir um futuro de mais alegria e mais sonhos para todos… 

       Que a paz e o conforto de Deus esteja nos nossos corações a cada singelo dia  !

Anúncios

9 comentários em “Vida de flamingo

  1. Lindíssimos flamingos e sobretudo, a mensagem que conseguiste passar… Filtrar as coisas boas é preciso!!!Lindo! beijos,FELIZ PÁSCOA! chica

  2. Oi Teresa!
    São de verdade mesmo? Perfeitos assim?
    Eu adoro flamingos (novidade!) e tenho um artificial no pátio… a história é engraçada, vou contar no meu blog um dia desses. Posso copiar uma dessas fotos para ilustrar?
    Teresa, vc sempre consegue escrever coisas maravilhosas, que talento!
    Bjs e bom feriado.

  3. oi querida amiga
    Estas aves são mesmo muito bonitas, nosso Deus é maravilhoso e fez tudo com perfeição.
    E quando mais uma vez o Brasil sofre e chora com o nosso Rio de Janeiro, vemos mais uma vez o quanto Deus é maravilhoso…consolando corações, dando forças e coragem, e as portas daquela escola já está aberta para que seus alunos voltem da melhor maneira possível às aulas.
    Sim, Deus é bom…Deus é muito bom!
    bjs
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

  4. Teresa,

    Senti muito a sua falta, bom saber que está tudo bem e você está de volta.
    Lindas imagens desses flamingos. Uma vez eu encontrei um bando deles em Cabo Frio, onde fui saber porque eles têm essa linda cor. A natureza é perfeita.
    Lindo texto, lindas imagens, como sempre.
    Uma Páscoa abençoada pra você e toda a família.
    Beijos

  5. Queridas Amigas:
    Também senti muita falta de vocês! Seus comentários carinhosos me afagam a alma e me animam sempre… Vocês todas são pessoas muito especiais !
    Deus é maravilhoso, e é Ele que renova as nossas forças a cada dia e nos salva das nossas fraquezas humanas.
    Desejo à todas uma Páscoa de Paz e de alegria!
    Teresa

  6. Olá Teresa! Adorei o post, os flamingos, a mensagem e também adorei encontrar teu comentário cheio de carinho, passo retribuindo tal sentimento compartilhado com nossa generosa Rosana! Deixo-te um beijo carinhoso e desejos de uma Páscoa muito muito feliz carregada de sentimentos de renovações como deve ser, para você e tua família! Bjo grande! Cris…

  7. Nossa… Eu não sei como pode… Todos os dias que não tem nada para fazer… entro nesse Lindo site. Adoro o seu site. parabéns pela criadora ou criador. se eu pudesse eu falava a todos os meus amigos que este site é Maravilhoso! Todos os dias me encanto com cada postagem de Vcs. Ainda sou Criança mais adoro coisas desse Jeito… Obg ao criador ou criadora desse site pq se não tiver nada a fazer eu entro nesse site 🙂 Bjssss

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: