A lua e os micos

            No sábado passado, dia 19 de março, tivemos  a oportunidade de observar o interessante fenômeno da “Super Lua Cheia”. Isto acontece quando  o nosso querido e romântico satélite,  se encontra numa distância mais próxima da Terra. E devido à esta proximidade, a lua aparece muito mais iluminada…Uma lua cheia maravilhosamente brilhante!

            A última vez que tal fenômeno lunar ocorreu foi à 18 anos atrás… Bastante tempo para se esperar uma lua cheia perfeita ! Disseram os astrônomos que apesar da lua se encontrar naquele dia tão mais perto da Terra, tal fato não acarretaria nenhum tipo de alteração significativa… no máximo, uma pequena alteração na intensidade das marés. Mas seja como for, a lua sempre nos encanta e traz  um ar romântico  no ar… E seja coincidência ou não,fruto mais provável da minha imaginação, foi nesse exato dia que os micos estrelas voltaram a aparecer aqui no nosso quintal.

            Foram chegando um a um… Meio tímidos e curiosos como sempre, fazendo alarde da sua presença com os seus ruídos e assovios finos. E os galhos da nossa amendoeira gigante,logo ficaram repletos de miquinhos engraçados e barulhentos. Corremos para oferecer-lhes uns pedaços de banana e eles já mais à vontade, trataram de degustar rapidamente a fruta tão querida e apetitosa.

            Eles andaram sumidos daqui de casa desde o final do ano passado… Depois de conflitos com os sabiás laranjeiras, do calor escaldante do verão carioca e da temporada de chuvas, acho que eles devem ter mudado a rotina de suas “viagens” pelas árvores da vizinhança . De vez em quando eu os via pela rua… Nos galhos altos de árvores das calçadas ou “caminhando” em cima dos fios dos postes elétricos. Mas haviam praticamente desaparecido aqui da nossa casa… Por isso achei curioso em vê-los de volta ao nosso quintal naquele dia da “Super Lua Cheia”… Verdade que  era de tarde, e a lua não havia ainda dado o ar da sua graça,mas quem sabe a mágica lua não deu empurrãozinho nessa nossa estória? (Rs…)

            Brincadeiras à parte, a verdade mesmo é que já estávamos sentindo falta desses “nossos ilustres” visitantes por aqui… Eles são sempre um motivo de alegria e encantamento! E sem querer, acabam sendo “atração turística” aqui no nosso recanto… Todos que nos visitam ficam encantados em vê-los pulando e fazendo os seus movimentos graciosos em cima da nossa grande amendoeira!

            Mas a verdadeira estória dos micos estrelas aqui no Rio de Janeiro não é tão encantadora assim… Segundo os estudiosos e ambientalistas, esses pequenos primatas pertencem à espécies consideradas invasoras,pois não são naturais do ecossistema local. Esses espertos macaquinhos são originários  do nordeste do Brasil, mais precisamente habitam a chamada caatinga arbórea, acima do rio São Francisco. Esses que nos visitam aqui em casa, também são chamados de “mico de tufo branco”, cujo nome da espécie é Callithrix jacchus.  Aqui no Rio,também podem ser encontrados os “micos de tufo preto”,muito semelhantes, da espécie Callithrix penicilata, e que também pertencem a região mais ao norte do nosso país.

            Por essa razão, os cientistas acreditam que com a sua chegada nesta cidade, os micos acabaram ocupando o espaço natural de outros micos locais, que competindo por alimento e espaço com eles,acabaram reduzindo em número ou até mesmo desaparecendo das matas locais. Além disso, os micos estrelas podem causar um impacto ambiental para muitas aves ,uma vez que gostam de se alimentar de ovos de espécies como o sabiá  e sanhaço. Aqui mesmo no nosso quintal,testemunhamos a luta dos sabiás para manterem os macaquinhos longe do seu ninho… Uma luta que nem sempre rende vitória para esses passarinhos.

             Mas os micos estrelas comem também frutos,algumas flores,pequenos invertebrados como rãs e lagartos , e ainda a goma de certas árvores.  Desde que chegaram aqui no Rio, estes miquinhos encontraram um ambiente muito favorável para eles, e estima-se que exista uma população de cerca de 10.000 deles espalhados pela cidade. Se adaptaram bem a vida urbana carioca,e podem ser encontrados em várias ruas ,próximas as matas desta nossa grande cidade.

            Mas mesmo com essa fama de “intruso meio vilão” no meio científico, o fato é que estes pequenos animais conquistaram o coração de muitos cariocas… E é quase impossível a gente se sentir insensível à  simpatia inconfundível  destes bichinhos! Eu mesma acho-os tão graciosos e adoráveis! (Rs…) 

            Espero realmente que um dia seja encontrada uma maneira ideal de conviver com os micos estrelas, sem muito prejuízo para as espécies nativas das matas daqui… Mas só sei que por enquanto, eles tem alegrado os nossos dias,com esse jeitinho “nordestino e carioca ” de ser!

            E a a minha “Super Lua” ?

           Bom, depois de esperar a aparição dela, num céu meio nublado daqui do quintal de casa, eis que consegui guardar as seguintes imagens:

      A lua tentando aparecer entre as nuvens…

      A lua se revelando, com um halo mágico ao seu redor…

       E finalmente… A encantadora e misteriosa “Super Lua Cheia”!

      Tão bela e brilhante… Lua de tantas noites e estórias!

     Companheira de romances e poetas…

     Impossível não dizer:  Ah, se essa lua fosse minha!

      Meu abraço iluminado para todos!

Anúncios

8 comentários em “A lua e os micos

  1. Como sempre lindo seu post. Tu sabe que sempre te leio pelo email mas nem sempre da pra vir aqui comentar.
    Hoje, me achando meio ingrata, resolvi dar uma passadinha por aqui.
    Eu ja morei numa casa que tambem tinha monte de micos. São ariscos mas aos poucos vao se habituando aos moradores da casa e alguns comiam banana direto na minha mao.
    Não sabia de todos esses detalhes sobre eles e gostei de saber.
    E ressalvas a parte eles sao encantadores.
    Ahh..e a lua aqui tambem foi linda. E o ceu tava limpinho.
    beijocas e otimo final de semana proce.

  2. Teresa,
    Que coisinhas mais fofas. Eu conheço essa turma.rsrs Trabalhei muito tempo dentro dos canteiros de obras dos condomínios da Barra da Tijuca, ou seja, nosso escritório era móvel.
    Na hora do almoço eu ia ler na beira da lagoa e eles ficam á minha volta, era muito divertido. Um dia eu estava conversando com uma moradora e o filho dela estava chupando manga..kkkkk Você acredita que um deles roubou da mão do menino..kkk Foi um susto muito grande, o menino não sabia se chorava pela manga ou pelo susto, mas no final ele até riu.
    Era muito lindo conviver com eles, alimentá-los e até filhotes eu acompanhei o crescimento. Teve um que tomou choque no fio e perdeu o rabinho..kkk Que saudade.
    Desejo que encontre uma forma deles conviverem bem com os pássaros.rs
    Olha, quanto a lua, sem comentários… é linda demais!
    Que a lua continue iluminando as nossas vidas.
    Lindo post. Grande abraço.

  3. Que delícia esses vizinhos assim pertinho…Natureza ao lado é maravilha!beijos,lindo fds!chica

  4. Oi Teresa bom domingo! Nossa perdi a lua cheia!!! Estou meio desfocado dos assuntos e noticias, ou eu a vi e nem reparei, pois as vezes quando ela nasce por de traz de um morro ao longe de frente a janela do meu quarto, ela fica bem amarela e enorme… Fazer o que já passou.

    Aqui na minha cidade tambem tem desses miquinhos, aqui perto de casa não mais em outra regiao da cidade, seu post ficou lindo como sempre, a noite de lua cheia ai no seu quintal deve ter um ar de contos de fada, maravilhoso!

  5. oI Teresa! Realmente, adorei esse post. Que honra, ter esses bichinhos em casa, livres e soltos… se todos os humanos fossem assim… aqui na Espanha já vi 2 pássaros grandes, não sei se são papagaios ou o quê, presos numa gaiola pequena. É um crime!
    bjs pra você, estou respondendo os seus comments no post de hoje. Vc vai entender por quê quando lê-lo!

  6. Que fofuras esses miquinhos parecem até de pelucia,quanto a lua estava mesmo linda,obrigada por me visitar la no vida no campo,obrigada beijos.

  7. Ai a lua estava mesmo linda,aqui não deu pra ver pois estava chovendo,muito lindas as fotos.beijoca linda.

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: