A princesa de maio

            Sei que ainda estamos apenas em março, e ainda é tão cedo para se falar das coisas de maio. Mas foram estas pequenas e belas flores que chegaram anunciando os dias frescos de outono.  As amadas e conhecidas “flores de maio”.

              Elas estavam com um ar abandonado, sob um balcão de  supermercado, me “esperando” com as suas florzinhas de um rosa vibrante e brilhante. Nem mesmo os famosos “ovos de Páscoa” haviam aparecido por lá, mas elas já estavam bem ali , todas floridas e com vários botões ainda por abrir. “Mas maio ainda nem chegou!”, Pensei em voz alta.  E lá fui eu carregando um pequeno vaso de “flor de maio” para casa…

            Mas quando chegamos em casa,  fui logo apresentando-a  à outra irmã mais velha… Uma outra planta da mesma espécie,mas  cujas flores são amarelas. Essa não floresceu este ano ainda não, e está vivendo quietinha no vaso que pintamos especialmente para ela.

            Esta já tem uma estória mais docinha… Foi presente do “Dia das Mães” do ano passado,  do meu filho menor. E juntos, transplantamos a plantinha para o vaso que  havíamos pintado em dupla.  E chamei a primeira de “rainha mãe” e a outra de “princesa”… Porque de vez em quando, gosto de batizar as minhas plantas mais chegadas como se fossem da família… (Rs…)

            E aqui estão, “princesa e rainha ” no reinado verde da nossa modesta,porém  acolhedora, varanda! 

           É claro que a “princesinha” também ganhou o seu vasinho provisório, que também foi devidamente pintado num estilo lá meio mexicano de ser… Mas acho que ela gostou deste nosso humilde reino das samambaias penduradas… E passa aparentemente bem, com as suas flores muito rosas, que ajudam a enfeitar o nosso dia !

            Na realidade, as chamadas flores de maio são plantas da família das cactáceas (nome científico: Schlumbergera truncata ). Mas curiosamente, elas são cactos sem espinhos. E recebem este nome porque costumam florescer entre o outono e o inverno, com o apogeu de sua floração no mês de maio. O motivo desse comportamento se baseia no fato que durante estes meses as temperaturas são mais baixas e os dias mais curtos. Então nos perguntamos, por que encontramos, agora em março, as “flores de maio” já floridas? Isso acontece porque ,em geral, os criadores dessas plantas simulam essas condições, ou seja, diminuem a temperatura e a duração de luz, o que as estimulam a produzir, precocemente, as suas belas flores.

            As flores de maio são nativas das florestas tropicais típicas da região norte do estado do Rio de Janeiro. Gostam de clima quente e úmido,mas com sol indireto. Na natureza, são encontradas muitas vezes como “epífitas”,ou seja, plantas que crescem apoiadas em outras plantas maiores ou em  árvores. Mas não são ,de forma alguma, parasitas. Podem inclusive ,ser também encontradas sobre algumas grandes rochas. Existem diversas cores de flores de maio:Rosas,brancas,laranjas e vermelhas. E muitás outras tonalidades podem ser também encontradas, em razão de cruzamentos entre diferentes cores.

            Elas ficam muito bonitas,quando bem ambientadas, e podem oferecer um espetáculo de flores:

          Esta foto foi retirada da net, mas quem sabe um dia, as minhas “flores de maio” me oferecerão um presente deste? (Rs…)

          E pra não dizer que só falei de flores… Vou falar de sementes também! (Rs…)

             Minha amiga Patrícia lá do Rio Grande do Sul,do lindo blog “Pássaros e flores”( pathellpassaros.blogspot.com ), me enviou ,outro dia desses, um pacote de sementes de “margaridas mexicanas” !

            Segundo a Patrícia, elas crescem muito e dão adoráveis flores ! E como gostam de muito sol, acho que vão se adaptar muito bem ao nosso “calor carioca”… Estou pensando em plantá-las perto da entrada do nosso portão de casa,para que elas enfeitem com cor e alegria o nosso caminho!

               Agradeço novamente à Patrícia, pela gentileza e delicadeza de me enviar estas sementes… Muito obrigada,querida amiga! E saiba que quem envia boas sementes sempre semeia esperança!

               Diante de um mundo  difícil e da realidade às vezes tão áspera da vida, semear novas plantas e colher novas flores , são pequenos e simples atos que com certeza, renovam a nossa alegria e geram muitos sorrisos…

            E com a imagem da “margarida mexicana” lá do blog da Patrícia, desejo novos tempos de semeadura e de belas colheitas para todos!

     Um grande abraço iluminado e florido para vocês!

10 comentários em “A princesa de maio

  1. A minha flor de maio está como a tua, preparadinha pra florir.Espero encha de flores cmo nos outros anos.Isso nos alegra. Lindas margaridas! Um beijo,ótimo fds e ótimas semeentews coloridas para todos!chica

  2. Volktei pra dizer que o link da Patrícia deve estar falatndo algo.Não abriu…beijos,chica

  3. Oi Teresa, não conta pra ninguém que eu passei por aqui:) Estou correndo, passa lá no blog e descubra por quê!
    A minha mãe ama flores de maio e me contagiou. Vamos na floricultura e ficamos: dessa já tenho, dessa não. As loucas!
    Estou louca para ver como as margaridas vão crescer aí no Rio.
    Bjs apressados, correndo!

  4. Eu adoro flor de maio, me lembra infância, minha mãe tinha de várias cores na garagem de casa, qdo chegava abril já começavam a florir. Lembrei daquela música sapato velho do roupa nova que falam das flores de maio, adoro rs
    Não conhecia margaridas mexicanas, bem bonitas.
    Bom domingo pra vcs aí! beijo querida

  5. Oi Teresa
    Tambem gosto muito desta flor, tenho varios vasinhos, mas de cores iguais, dois tons de rosa e cor de abóbora…minha irmã teve destas brancas, eram lindas, mas como ficavam perto de outros vasinhos de cor rosa, com o tempo ficaram rosa tambem…nunca mais encontramos na cor branca.
    Voce sabia que os beija-flores tambem adoram estas florzinhas?
    beijinhos
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

  6. Adoro essas flores, flores de seda, de todas a branca é a mais bela! Qaunto às margaridas, são daquelas que nascem no campo? Ontem estive no interior e vi muitas espalhadas pelos campos e, vi também uma das flores que mais gosto, as jardineiras. Fiquei com o espirito florido. Bom demais!!!

  7. oi tereza entrei por curiosidade no seu blog ,e adoreiiii,tambem tenho flores de maio de varias cores e adoro ,abraços

  8. Olá amiga, estava por aqui navegando e ao copiar essa linda foto de um vaso repleto de flore de maio brancas ,te encontrei. Sou apaixonada por flores e comprei umas flores de maio como se fossem brancas mas não são ,são bege clarinas , lindas tb. Só que estou tentando encontrar as brancas ,vc tem ? Eu moro em Ubatuba e por aqui nunca vi quem tenha e nem para comprar .Aguardo seu contato Valderly.

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

