Meu pequeno Bonsai

            Quando acordei hoje, soube logo as notícias sobre o terrível terremoto que atingiu o Japão. Fiquei muito triste e comovida… Estes tremendos abalos sobre a superfície da Terra, sempre deixam um grande rastro de destruição e terror. E as assustadoras “tsunamis” fazem das zonas costeiras um palco de total desolação… Meu Deus, quanto sofrimento e tristeza! Mas quem poderá ser imune à estas monumentais forças da natureza?

            E diante de mais esta tragédia da história humana (pelo que dizem os especialistas, foi um dos piores terremotos dos últimos anos…) Fiquei pensando no povo japonês e  na sua atitude  frente à tão assustadora situação… As reportagens relatam um povo calmo,pacífico e preparado para enfrentar mais este terrível desafio das imensas forças da natureza. Os japoneses são treinados durante o ano, para essas situações de emergências causadas pelos terremotos.  Pelo que eu li há algum tempo atrás, o Japão é um dos países com o mais alto índice de terremotos do mundo… Um recorde que ninguém quer invejar.

            E comecei a me lembrar que outro dia, comentei com a amiga virtual Cynthia (do blog “Fala Mãe!”) sobre a nossa ligação aqui de casa com a cultura japonesa…  Quando ainda era menina, convivemos por muito tempo,eu e minha família, com vizinhos de origem japonesa , aqui no Rio de Janeiro. Éramos muito amigos e companheiros, naquela época boa e já distante… E as lembranças daquele convívio  ficaram cimentadas na minha memória…E com eles apendemos muitas coisas interessantes, e até hoje temos muito respeito e admiração pelo povo do Japão. Por isso, quando vi as reportagens, senti como se “velhos amigos” estivessem por lá… Fiquei muito triste mesmo!

            Mas eu queria hoje, falar de alguma coisa bonita e que lembrasse esse corajoso povo japonês… Eis que olho para o canto da sala e vejo lá, quietinho e  delicado, o meu pequeno “bonsai”, que ganhei do meu marido há algumas semanas atrás.

            Para quem não conhece, um “bonsai” é na verdade, uma  miniatura de uma árvore. A tradução da palavra equivale ao significado “árvore em bandeja”.Não existe nenhum tipo de alteração genética nisso… É acima de tudo, uma técnica de jardinagem que permite manter a planta ,originalmente grande, em pequeninas dimensões. Ou seja, são árvores que se transformam em verdadeiras obras de arte! O meu bonsai veio como está aí na foto acima… Depois, procurando na net informações de como cuidar dele,  vi que em alguns deles havia miniaturas também! Por isso, arrumei logo companhia pra ele… Na minha versão “tupiniquim” ,é claro… Com direito à vizinhos sapos,cogumelos e joaninha!

            Embora a arte do bonsai seja logo associada à cultura japonesa, descobri que na realidade,ela teve a sua origem na China.Sua chegada ao Japáo remonta  entre as datas 1192 d.c.  e 1333d.c. , onde encontrou o seu verdadeiro florescimento. No ocidente, a arte do bonsai tem se desenvolvido muito nos últimos 20 anos e encantado os admiradores da jardinagem!

            E como sou muito curiosa, fui atrás das origens do bonsai brasileiro… E encontrando “sites” muito interessantes,descobri que  o primeiro exemplar de bonsai chegou ao Brasil em  1908, na primeira leva de imigrantes japoneses, trazidos aqui pelo navio Kasato Maru… Era um pequeno tronco de amoreira que teria sido feito e trazido por um monge budista,Tomojiro Ikaragui. Mas ninguém soube o que aconteceu com a planta… Ela foi confiscada pelos fiscais sanitários!

             Mas o primeiro bonsai genuinamente brasileiro,que se tem notícia, foi um buganvílle, cultivado por um jovem chamado Tyotaro Matsui,na década de 30. De lá para cá, a arte do bonsai foi crescendo  pelo Brasil e conquistando o coração de todos que apreciam esta maravilhosa arte!

            Interessante é que no início das técnicas bonsais por aqui,não existiam vasos apropriados, e as pessoas improvisavam com latas de querosene cortadas e latas de marmeladas!

            Pelo que eu pesquisei, a grande maioria das árvores podem ser usadas como bonsai. Mas as espécies mais utilizadas são: Pinus (pinheiros), Azaléias (Rhododendron), Ulmus (olmos) e Ficus (figueira).

            O meu bonsai é de figueira. Quando ele chegou aqui em casa,tinha dois frutinhos de figo… Uma graça!

            Mas muitas outras  árvores frutíferas tem sucesso como bonsai: Acerola, amora,pitanga, jabuticaba, romã,maçã e as famosa cerejeiras .

         E outras espécies que ficam muito bonitas como bonsai são: Árvore da felicidade, jasmim,paineira, ipê amarelo e bambu.

            Na minha busca de informações sobre os maravilhosos bonsai,encontrei estas fotos lindas que postei aqui… E também descobri um site muito bom, que pra quem se interessar mais pelo assunto, traz muitas informações sobre esta incrível e antiga arte. É o site “Atelier do Bonsai – Ribeirão Preto-SP”. Nele, o seu autor, Mário Leal, um brasileiro especialista e apaixonado pelo bonsai, traz preciosas orientações  sobre estas técnicas de transformar árvores em pura e encantadora obras de arte… (http://atelierdobonsai.com.br/)

            A foto acima mostra a beleza e a delicadeza de um bonsai do próprio  Mário Leal.

            E para terminar o post de hoje,  deixo a belíssima imagem de um jardim de bonsai e os meus sinceros desejos de um tempo melhor e mais suave, para o valoroso  povo japonês… Um tempo de delicadeza e harmonia… E a beleza de um bonsai! 

      Meu abraço carinhoso para todos!

Anúncios

20 comentários em “Meu pequeno Bonsai

  1. Só uma alma iluminada traria à tona a beleza de um povo em um dia de tanto dor. Sim, querida, precisamos colocar luz na positividade. Acredito que só assim podemos colaborar com os que sofrem, que essa é a mais poderosa oração. Abraço grande, bom final de semana!

  2. Teresa,

    Seu bonsai é lindo, Parabéns pelo lindo presente.
    Amiga, eu soube do terremoto antes de ir pra cama, não consegui dormir direito lembrando daquelas horríveis imagens.
    Concordo com tudo que você escreveu sobre esse povo. Aqui vivem muitos japoneses, que vêm para estudar Inglês, eles são alegres e simpáticos.
    A cultura deles é muito rica. Mas é a reação da natureza, nada podemos fazer, a não ser rezar e pedir proteção a Deus.
    Lindo post, que veio de um coração muito lindo que é o seu.
    Beijos

  3. Linda lembrança e homenagem ao povo que sofre nesses dias…Lindos bonsais.Bela postagem, nem me admiro.É sempre assim!

    beijos,ótimo fds,chica

  4. Oi Teresa, que lindos esses bonsais! Eu sempre brinco, dizendo que quando não tiver mais espaço para árvores no pátio, vou cultivar bonsais!
    Bj e bom final de semana!

  5. Oi Teresa! Acho que só tem as aventuras quem observa a natureza;) No caso, eu observei meu quarto, pois não tenho nada contra insetinhos, desde que fiquem longe da minha caminha, ah ah!
    Quanto ao inseticida, não será melhor usar o de cheiro forte, pelo menos nos damos conta de que estamos sendo envenenadas??? Desconfio das coisas inodoras, não são naturais. Inodora, só a água, pelo que me lembro!
    Obrigada pela preocupação, eu realmente não costumo usar inseticida, detesto, deve ser por isso que tive essa reação forte.
    Bjs!

  6. Lindo o seu bonsai! Sempre admirei os cuidados que os japoneses tem com a natureza, com as plantas, enfim com a vida … Tenho pedido a Deus que os proteja a cada instante, pois sabemos que a natureza é imprevisível. Às vezes penso que 2012, não foi só um filme, mas uma premonição do que já está acontecendo. Quanta trajédia em poucas semanas de um ano que está começando!

  7. COMO BOA OBSERVADORA QUE VC É, E MUITO SENSÍVEL TAMBÉM, VC RELATOU UM FATO GRAVE COM A DELICADEZA DE UMA JAPONESA, AMEI AS IMAGENS, LINDOS BONSAIS E QUERIDA, OBRIGADA PELO CARINHO E ATENÇÃO QUE VC ME DÁ COM SEUS GENTIS COMENTÁRIOS! O CANTINHO DA VOVÓ MARIA QUER TER MAIS SUA VISITINHA! VC FAZ FALTA E MUITÃO VIU! BJOS AMADA E QUE DEUS A ABENÇÕE PARA VC NOS ABENÇOAR COM SEUS COMENTÁRIOS E IMAGENS LINDAS QUE FAZEM NOSSOS OLHOS SORRIR!

  8. Oi amiga
    Que lindos!!!
    Sabe que só vi um bonsai na minha vida rsrsrs
    na casa de uma tia, ela ganhou do filho em um natal…achei interessantíssimo e lindo..
    Tenho aqui em casa uma mini romã…está em uma lata…será um bonsai???
    Minha irmã me trouxe junto com tantas outras plantas…vou cuidar melhor dela rsrsrs
    um grande abraço bem carinhoso amiga
    Tina (SONHAR E REALIZAR) ( MEU CANTINHO NA ROÇA0

  9. Oi Teresa bom dia! Nossa tem tantos anos que eu admiro os bonsais, eles são incriveis e a sensação de ver uma arvore grande e bela em uma bandejinha é sureal, já tentei montar alguns bonsais mais de fato nunca consegui que ficasse legal, acabei por plantar em vasos maiores e deixei crescer, vou ver suas outras postagens!

  10. Cruzes, Teresa, esqueci do bichinho! Identifiquei sim, mas como acabei de postar umas borboletas agora, só amanhã… mistério!!! Bjs.
    p.s. vc não tem facebook?

  11. Olá Tia!
    Achei lindo o seu Bonsai, aliás acho muito linda essas miniaturas de árvores…Ela também são boas porque dão menos trabalho…(rs)
    Ô tia, como eu queria poder ir aí, mas por causa das minhas provas não pude ir com minha Vó e minha Tia Patrícia.
    E nós aqui só ficamos na expectativa de nós irmos aí, ou vocês virem aqui….
    Beijos e Abraços daqui de Goiânia!
    Saudades!

  12. normalmente nao customo prestar muita atençao a arvores ou coisas do genero mas gostei muito da sua coleçao e quero desejar boa sorte para os seus bonzais no futuro bj que tenhas muitos mais no futuro

  13. Sou iniciante na arte bonsai. estou aprendendo. Uma coisa sei que tenho que é apreciação pela linda natureza. também moro próximo da floresta da tijuca desde pequeno. Todos os dias eu vou apreciar meus pré-bonsais e se brota uma folhinha eu noto e vibro. Já tenho mudas de graviola, uva, pitanga, jamelão e flamboiants, que quero transformar em futuros bonsais. Parabéns pelo seu blog, é de muito bom gosto. Sou artista plástico, pai, marido e sensível, gosto de ler e de música. Acima de tudo amo O Sr Jesus e também minha família.

  14. parabems muito lindo os bonsais a inda vou ter um na minha casa amei todos eles

  15. Parabens, esta bem cuidado o teu bonsai, eu tambem sou um apaixonado por estas pequenas plantas, morei em curitiba e foi lá que eu conheci esta tecnica de miniaturização de arvores, e me apaixonei por esta tecnica, desenvolvo alguns exemplares só por roby, mais as pessoas que eu mostro p amigos e conhecidos acham que eu levo jeito p isto, só que eu sou corretor de imoveis e faço este trabalho por hoby, e é muito gratificante cuidar deles e depois ser comtemplado c uma linda floração dos bonsai de acerola de pitanga. sou um apaixonado de carteirinha.

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: