Março e suas águas

            Depois de muitos dias sem chover, março chega prontamente com suas águas.  Nem é preciso falar do alívio que essas pequenas chuvas nos trouxeram… Basta dar uma olhada ao redor , ver e sentir o frescor no ar que nos cerca. E as plantas então?  Estas parecem mais do que agradecidas, refletindo no verde vivo os sinais de felicidade que uma boa hidratação produz…Uma alegria botânica que nos contagia e alegra o nosso dia.

 

     O antúrio parece até sorrir, exibindo as suas belas folhas recortadas. E mesmo o pacato  burrinho, já cansado de tanto carregar suas flores, sob um sol tantas vezes impiedoso, parece mais feliz…

            E nos esquecendo desse fevereiro abafado e muito quente, vamos fechando mais um verão aqui na nossa cidade maravilhosa…E revendo tantos outros verões passados, eis que me deparo com muitos outros inícios de março e suas frescas águas. E muitas cenas já esquecidas na memória, surgem como testemunhas desses dias…

      Um gato descansando sobre um barco na praia de São Francisco, em Niterói, enquanto a chuva não vinha…

     Um dia de passeio na nossa Prainha, com o mar iluminando o dia cinzento…

     Nossos meninos bem mais novos  e eu, num dia fresco e suave de um março do nosso passado recente…

                 E a paisagem maravilhosa que embalava os nossos  sonhos !

            E o nosso março de “agora” começa assim no Rio de Janeiro…Discreto,chuvoso e repleto de esperanças para o caminhar de mais um ano . Impossível não lembrar de Tom Jobim e de sua eterna “Águas de Março”: “São as águas de março fechando o verão e a promessa de vida no seu coração…” E afinal de contas, março sempre simboliza o “real” começo de ano para todos nós, pois passadas as férias e o carnaval, é a época em que as atividades do novo ano realmente se estabelecem.

            Que a ira das grandes águas passadas seja aplacada,e que as águas desse março possam levar para bem longe as nossas preocupações e  ansiedades , assim como as eventuais tristezas que surgem no nosso caminho… E que essas doces águas venham serenas , tranquilas, trazendo alívio, alegria e esperança para cada um de nós. 

            E me deixo levar pelas  lembranças de tempos bons e renovo a fé em dias ainda melhores que virão… E que muitos maravilhosos marços venham pela nossa estrada!

           

        Um lindo março para todos!!!

11 comentários em “Março e suas águas

  1. Linda família , lindas fotos e claro, desejo um MARÇO lindo prara todos!beijos,chica

  2. Oi querida,
    Nunca mais passei por aqui mas tenho acompanhado via email seus lindos posts. E esse não foi diferente, todo cheio de poesia.
    Um beijao pra voce.
    margaret

  3. Oi Teresa!
    Aquela planta, banana do mato, é fácil de fazer mudas. A minha mãe podou e jogou os galhos no matinho atrás de casa(sem eu saber) e quando vimos, elas estavam bem bonitas e adaptadas. Depois tivemos que pedir para alguém pular para o lado de lá e pegar umas mudas, pois eu queria plantá-las na casa da praia:) Bem feito, né?
    Tem gente sem noção mesmo, ontem a minha vizinha estava cortando o resto das árvores dela no pátio… laranjeiras e árvores lindas. Vou ter que plantar mais algumas para compensar esse desastre.
    Falando no seu post, que lindas essas fotos, essas flores… que bom que aí voltou a chover, aqui parou um pouco. A minha casa já estava mofando, em pleno verão!
    As sementes chegaram?
    Bjs e bom findi.

  4. Oi amiga
    estou de volta! e vim logo te visitar…
    como sempre…imagens maravilhosas! e um blog delicioso de se ler e estar…
    bjs
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

  5. Olá, Teresa:
    Vi sua mensagem carinhosa lá no blog. Foi um encontro maravilhoso, no meu “point” da velharada de Copacabana. Isso é tra-di-ção!!!!
    Sobre o nome dos meses, na realidade, na época dos gregos, troianos e romanos, março era o primeiro mês do ano, tanto que setembro, outubro, novembro, dezembro querem dizer mês sete, etc.etc. Foi um papa que fez uma mudança no calendário, mas não mudou o nome dos meses.
    Acabei de falar com a Helena e já contei do nosso encontro. Espero que você mande a foto e aí coloco lá no blog. A Helena me falou que conhece esses quebra-cabeças e os acha lindos.
    Um abraço muito carinhoso da Cecilia.

  6. Oi!
    Que antúrio diferente! Ele dá flor? Nunca tinha visto um com folhas recortadas. Aqui as águas de março estão caindo mansinhas … Já dá para perceber algumas flores e folhagens bem felizes!!!

  7. Oi Teresa! Pode usar as sementes, depois vc vai ter centenas delas, como eu!
    Quanto ao feriado, hum, eu não gosto de sair tb, ontem vim da praia e tinha um movimento louco… no sentido contrário, ufa! Mas hoje estou louquinha pra sair:)
    Vou para um lugar mais tranquilo, na serra.
    Beijinhos e bom carnaval!

  8. Oi Teresa,

    Além das imagens lindas, seu texto é simplesmente tocante, que faz as imagens parecerem vivas.
    Mês de Março me lembra a minha separação, que foi no começo de Março de 2001. Mas águas passadas não movem moinhos. rsrs
    Que as águas de mais um novo Março venha nos transbordar de alegria.
    Amiga sua família é linda e os meninos são muito fofos.
    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Ah ! tem um flor do lado direito do meu blog, que parece um hibisco, mas eu não tenho certeza. Quando você for lá, dá uma olhadinha, e se souber me conte.rs
    Beijos

  9. Pra mim tambem foi um alivio minha amiga essas aguas de março, a grama por aqui andava toda seca!! Um calor insuportável que faz aqui na minha cidade no vale do aço! Um dia desses estava andando no asfalto e nao sei nem expressar o calor que eu estava sentindo, eu tambem gosto demais dos dias nublados, sua foto dos cocos ficou linda!

  10. Você é uma graça de pessoa e só poderia ser uma biologa, é a segunda biologa que conheço e faz a grande diferença no universo, sua família adorável, suas imagens nos leva a um mundo mágico, muito agradável de se ver, animais natureza, armonia, paz e encanto… Como nada é por acaso pesquisando “Híbiscos”, acabei me deparando com a beleza não apenas das flores no seu blog, como também na beleza de suas mensagens, palavras, paisagens, sem contar a linda família, parábens seu blog é muito agradável de se visitar. Pena que a distância e bem acentuada, pois moro na selva de pedras e curtu muito paisagens natureza, animais (principalmente gatos), gosto de fadas, lua cheia, gnomos , elfos, elementais e o seu jardim como sua plantas estão uma graça, parece com aqueles que se vê e filmes de contos de fadas. Você pode até não ser uma fada, mas se parece com uma, tem uma luz intensa que brilha tanto que sem conhecê-la percebe-se a energia positiva, alegre, humana e ao mesmo tempo rara, pois muitos hoje em dia não se importam com quase nada, e principalmente a natureza e os animais. Sou casada e tenho dois filhos também um menino de 10 anos e uma menina de quase 3 anos. Obrigada por você fazer parte deste mundo pois é com pessoas como você e sua linda família que esperamos um mundo melhor… Abraço a todos e até a próxima. Sueli Rego/SP-CAPTIAL

  11. Ola querida!
    Achei lindo seu jardim e as fotos de boa qualidade.
    Gostaria de saber qual a câmera que você usa ou usou.

    Um forte abraço, Missionaria Marilene da Cidade João Pessoa na PB.

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

