A Borboleta Disfarçada

            Já estava escurecendo…   A noite começava a cair, quente e sem brisa, nesse calor do nosso Rio, com jeito de “Saara”.Estávamos sentados na varanda da nossa casa, quando ela apareceu… Imensa e ágil…. Voava por debaixo das velhas telhas, fazendo um alvoroço!  Era uma enorme borboleta de nome Caligo, que talvez mais agitada ainda pelo calor, teimava em ficar rodopiando pela nossa frente. Bastou uma pequena pausa da borboleta sobre a viga de madeira para termos certeza…Sim, era uma bela Caligo com as suas asas de “coruja”… Uma maravilha da natureza!

            Não deu nem para pensar em tirar umas fotografias ( a foto acima foi encontrada na net),pois tão rápida como veio, em questão de segundos, já tinha desaparecido rumo as folhas das bananeiras… As Caligos daqui de casa  são visitas muito ligeiras!  Não deixam nenhum rastro pelo caminho, mas sempre nos surpreendem com a sua figura  graciosa e o seu vôo  misterioso…

            Velhas conhecidas nossas , costumam sempre aparecer ao entardecer… Mas conheço a sua fama desde que eu tinha uns 11 anos e li o livro “O Caso da Borboleta Atíria”,de Lúcia Machado de Almeida (Da coleção Vagalume…Quem se lembra?). Adorei  e tenho esse querido livrinho comigo até hoje! Foi a primeira vez que entrei em contato com os “segredos” desse maravilhoso mundo dos insetos. E ali conheci o grande truque da Caligo: Quando em situação de perigo, essa estratégica borboleta pousa de modo que as suas asas fiquem abertas e mostrem, no seu “desenho” uma “cara de coruja”! E como esta ave é grande predadora de muitos animais pequenos, o possível predador da borboleta se sente ameaçado e desiste da sua presa!

            Para ilustrar melhor o que estou dizendo, vou mostrar um exemplar de Caligo ( morto ) que tenho guardado. Ele está velhinho e as suas asas estão faltando alguns pedacinhos, mas dá para se ter uma idéia do desenho de “coruja” que é formado por suas asas abertas.

      Não parece mesmo uma cara de “corujinha”? (Rs…)

      São esses grandes mistérios da natureza e os seus muitos caminhos ,  que fazem diferença na luta pela sobrevivência…

      E foi na net ( reportagem da UOL ) que encontrei nessa semana, a apresentação de algumas extraordinárias fotografias.Elas  mostram seres vivos que praticam uma outra forma de defesa curiosa: o mimetismo !  E pra quem esqueceu da aula de Biologia ,vou lembrar… O mimetismo é um recurso usado por muitos seres vivos, em que eles ficam “disfarçados” de acordo com o próprio ambiente em que vivem, de modo que  se tornem quase que “invisíveis” aos seus predadores naturais…Resumindo, é um tipo de camuflagem!

            As fotos reproduzidas abaixo são da autoria do fotógrafo Alex Hyde, que especializou-se em registrar animais  que fazem dessa “arte” de camuflagem natural  um fator de suma importância à sua sobrevivência.

Viram o sapinho verde?

E a mariposa ?

 O lagarto parece uma continuaçao do galho de árvore… 

O esperto peixe se confunde com o fundo…

 Um louva-à-deus disfarçado de flor… Que lindo!

 Os sapos daqui de casa também são assim… Muitos ficam disfarçados de folhas secas!

 Outro lagarto espertinho… Se confunde com o próprio tronco da árvore!

 E pra terminar… A bela borboleta disfarçada de “folha”!

Não é incrível?  São essas e outras “estórias” surpreendentes, que me fazem tão apaixonada pelas coisas da natureza… E ela é sem dúvida, uma inesgotável fonte de beleza, inspiração e de muitas surpresas!

     Que todos nós tenhamos sempre os olhos bem abertos, para encontrar na natureza , a cada dia, uma nova alegria… E para isso, não precisamos de muita coisa… Às vezes, basta apenas apreciar o leve e bonito vôo de uma delicada borboleta!

      Uma semana maravilhosa para todos! !!!!

Anúncios

9 comentários em “A Borboleta Disfarçada

  1. É incrível e muito lindo mesmo tudo isso.Adorei ver e eu e meui netinho nos encantamos.Ele deu aula sobre isso, pois lê muito,apesar de ter apenas 8 anos, se interessa por tudo…

    Muito legal de ver! beijos,como sempre lindo tudo aqui!chica

  2. Oooooiiiii Teresa! Que bom que vc gostou das minhas fotinhos. Ah, eu pesquiso aqui e ali, para tentar entender melhor as coisas. Tá, confesso, sou curiosa mesmo:)
    Se soubesse, teria guardado a borboletinha pra você. Mas será que chegaria inteira aí no Rio? Ah, se você pesquisar sobre o aracuã, me repasse algumas infos. Não sei se é só daqui do sul, mas tem bastante no local onde moro, pois o pessoal cuida e tem uma área verde bem grande aqui perto de casa. É um galinácio e come de tudo: plantas, flores, frutos… É do tamanho de uma galinha mesmo. Fica mais nas árvores do que no chão (esperto!). Dizem que é muito saboroso, mas como alguém pode comer um bicho tão lindo?
    Bjs e obrigada pelas visitinhas e pelos recadinhos carinhosos.

  3. Oi teresa,

    Em primeiro lugar, quero lhe agradecer pela amável visita ao meu jardim. Sou carioca também.
    As imagens são lindíssimas. Já temos uma coisa em comum; o amor pela natureza.
    Voltarei muitas vezes, pois vi muita coisa interessante.
    O jardim amou sua visita, volte sempre!
    Abraço brasileiro e carioca da gema.rsrs
    Beijos

  4. Primeiro quero agradecer aos carinhosos comentários nos meus blogs. Você é mesmo muito sensível e percebe bem a beleza nas coisas simples da vida. Quanto às borboletas … Ontem peguei uma dentro da minha cozinha. Ela entrou pela janela da área, voou até a sala e retornou para cozinha onde joguei sobre ela um pequeno tecido e a peguei e soltei pela janela. Meu filho tem pavor de borboletas e aí você pode imaginar a situação naquele momento. Já o levei no borboletário do zoológico e ele entrou junto com um dos estágiários que explicou tudo sobre elas, mesmo assim ao sair para fora não demonstrou perda do medo. Eu gosto delas, principalmente das azuis.
    Boa semana para você! Abraços.

  5. Oi Tê,
    Que imagens maravilhosas!
    Que artista é esse tão fantástico que pinta cada criaturinha de acordo com seu ambiente???
    Quem será esse arquiteto, construtor, artista plástico que planeja tudo assim…tão naturalmente lindo e perfeito!!!!
    Vc conhece Ele???
    Deixa eu te contar um segredinho…Eu falo com Ele todos os dias!!!
    E Ele me ouve e me responde….
    Pode demorar, mas Ele não esquece de nenhum de nós!!!!
    Se uma borboleta Ele cuida com tanto zelo, quanto mais nós que somos seus filhos amados!!!
    Obrigada pelo divino post!!!!

    Bjs querida!!!!

  6. Ótimas imagens, Teresa !

    Dessa forma podemos apreciar os tesouros da Mãe Terra, essas jóias que muitos não percebem por não terem o olhar aguçado dos amantes da Natureza !
    Que sejamos nós, então, os portadores dessas lindas imagens.

    Beijo

  7. Voltei, Tereza! Espero que vcs estejam curtindo a viagem. Dá uma passadinha lá no blog, tem sorteio até o dia 13. Bjs.

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: