Vida de esquilo

  

            Já tem quase 3 anos que tiramos a foto desse pequeno esquilo . Era abril e estávamos passando uns dias na famosa Ilha Grande, no litoral sul aqui do estado do Rio de Janeiro.  Havia chovido na noite anterior, e o céu ainda estava salpicado de muitas nuvens cinzas, mas a exuberante beleza da ilha parecia intocada…Tomávamos o café da manhã na sala aberta da pousada, quase uma varanda de frente para o mar e a mata, e os bichinhos apareciam para nos visitar… Micos, pássaros diversos ( muitos beija-flores!) e esquilos curiosos, como esse da foto (Rs… )! O simpático dono da pousada sempre colocava uns pedaços de frutas para atrair os bichinhos, que não costumavam rejeitar a pequena refeição.

            Pedaços de banana madura , manga e mamão eram petiscos deliciosos para pequenos esquilos com fome matinal… E eles vinham de mansinho, mas sempre atentos ao menor sinal de risco. 

            E eles tratavam de saborear as suas frutinhas bem rapidinho…. E quando olhávamos de novo, já haviam sumido dentro da mata ao redor! Os meninos se divertiam com a cena… E eu , talvez, mais do que eles!

            E me lembro que enquanto tomávamos o café, muitos beija-flores vieram para nos visitar também… Muitos de penas azuis esverdeadas, que brilhavam à luz da manhã… Um encanto!

             Já  tínhamos lá a nossa convivência com os beija-flores aqui de casa, que quase todos os dias nos visitavam… Mas tomar café da manhã com os esquilos eram uma novidade tão simpática ! 

            Fomos embora da ilha levando muitas belas recordações.  Um lugar de especial beleza  e muita natureza… E habitada por um povo simples e hospitaleiro.

           Mas nem as mais belas ilhas são poupadas… E em janeiro de 2010, ela também acabaria virando um trágico palco das chuvas imensas e sua fúria. Difícil esquecer aquela noite… 

           E devido aos últimos acontecimentos dramáticos, também causados pelas tais “águas de janeiro”, impossível não pensar na Ilha Grande, que igualmente havia sido ferida por esses fortes eventos naturais. 

            A nossa ilha Grande também passou por difíceis momentos… Houve o medo, o trauma e a dor… Mas foi juntando as suas forças,e superando os seus limites dolorosos.  Hoje continua brilhando no meio da baía de Angra, como uma linda esmeralda no oceano… 

            Mas quando me lembro dessa formosa ilha, lembro daqueles esquilos curiosos e suas alegres visitas no café da  manhã , no meio daquela paisagem maravilhosa entre o mar e a floresta atlântica… Raros momentos de beleza e graciosidade!

            Mas muito tempo depois, no inìcio do outono passado, eu estava na varanda dos fundos daqui de casa, quando tive uma adorável e encantadora surpresa: Havia um esquilo na escada que dá para o terreno das árvores! Mas como? Nós já morávamos nesta casa há 8 anos e eu nunca havia visto um esquilo por aqui… E ele parecia igualzinho ao que nós tínhamos visto lá na Ilha grande! Fiquei tão contente… Mas nem deu pra tentar fotografar… Foi tudo muito rápido, e ele logo se escondeu  no meio das plantas! Corri pra contar pra todo mundo que eu havia visto um esquilinho bonitinho e bem na nossa casa… Mas até hoje não voltei à vê-lo!  Será que eu tinha me enganado? Seria uma impressão errônea da minha mente?

            Meses depois, conversei com o vizinho da casa acima, e ele me disse que  deveria ser um esquilo mesmo, pois ele próprio já tinha visto alguns deles! Mas ele me explicou que eles eram meio raros de aparecerem por aqui e também muito ariscos… Tinham medo da presença humana!

            E lá fui eu procurar saber mais sobre a vida dos esquilos…

  

            Os esquilos são pequenos roedores que gostam de viver na parte de cima da árvores. Costumam se alimentar de sementes e frutos duros, pois precisam fazer o desgaste de seus dentes. Muitos esquilos ajudam na distribuição das sementes de muitas plantas. E fazem suas tocas nos ocos das árvores altas, para estocar alimento e cuidar de seus filhotes.São criaturas pequenas, rápidas e curiosas…  E quem não se lembra dos famosos esquilos “Tico e Teco”  dos desenhos de Walt Disney? Ou seja, são figuras cativantes do nosso universo infantil.

            O esquilo bonito dessa imagem acima é o primo europeu do nosso esquilinho ( ou caxinguelê)… Esse primo “rico” mora num parque  da cidade de  Londres, e  é mais ambientado com a presença humana. Está acostumado a ser bem tratado , em geral, pelas pessoas que frequentam o seu território.

            O nosso esquilo brasileiro é bem parecido, talvez um pouco menor, e é habitante das floresta amazônica e trechos de mata atlântica. Mas não costuma se sentir bem com a presença de seres humanos… Realmente é arisco e bem ligeiro.

( foto da Net) 

            E penso cá com os meus botões, que esses nossos esquilinhos brasileiros devem estar certos no seu proceder… Com tanto desmatamento e alteração dos nossos ambientes naturais, não é de se estranhar que eles sejam avessos aos barulhos e confusoes humanas… Para quem é bicho, é perigo na certa!

            Mas mesmo assim fico sonhando… Sonhando com dias melhores para a nossa flora e fauna brasileira,  dias mais tranquilos em que as pessoas respeitem mais a natureza ao seu redor… E quem sabe então, haverão mais esquilos iguais aqueles da Ilha Grande, que saltitando alegremente, aparecerão de vez em quando… Para tomar um “lanche” com a gente, na nossa própria  varanda?  

      Meu abraço carinhoso pra  vocês!!!

     Meus amigos e amigas: Não se esqueçam que o Rio ainda está precisando de ajuda para os desabrigados das enchentes… Amigas blogueiras  se reuniram para promover  uma “Rifa Solidária” em favor  dessa causa… Quem puder ajudar participe e divulgue! Qualquer informação é só acessar o link “Rifa Solidária” que se encontra na barra lateral aqui no blog!

                                         Agradeço de coração!!!

9 comentários em “Vida de esquilo

  1. Nunca vi um esquilo (pessoalmente) , eles são muito bonitinhos…e precisam mesmo serem ariscos, terem medo do homem, pois até nós humanos nos preocupamos com o que o homem pode fazer com eles.
    Termino este comentário com uma frase muito oportuna.
    “”Precisamos aprender a amar todas as espécies vivas, aí sim teremos um mundo melhor e mais justo!” Marta Naufal Arruda ”

    beijinho amiga
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

  2. OI QUERIDA! ESTOU MUITO TRISTE COM O QUE HOUVE AÍ NO RIO,QTA DESTRUIÇÃO! PESSOAS DESABRIGADAS…
    EU NEM SEI O QUE FALAR, FICO TRAVADA, PQ É TANTA COISA RUIM QUE PERCO AS PALAVRAS!
    TABÉM PENSO QUE TERIA QUE HAVER MAIOR FISCALIZAÇÃO DA PREFEITURA E NÃO LIBERAR A CONSTRUÇÃO EM LUGARES ONDE A NATUREZA IMPERA, COMO MORROS , SERRAS…
    QUERIDA, É MUITO TRISTE MESMO!

    BJOSSSSSSSSS E AMEI O TEU RELATO SOBRE O ESQUILO, LINDO!

  3. Olá!
    Fofíssimos os esquilos! Aqui no zoológico de BH eles circulam livres pelas árvores. Quanto à história da cobra é verdadeira, aconteceu no sítio do vovó Chico e eu realmente a vi, depois de morta é claro! Saí correndo, dei uma volta enorme quando a Renatinha gritou e os homens foram correndo matar a cobra. Se ela não morresse com uma paulada, morreria de surdez, porque os gritos da mulherada atraiu toda a visinhança. Verdade! kkkkkk Deve ter bem uns 10 anos que tudo aconteceu…

  4. Olá querida! Que bom que o meu post sobre caixas foi inspirador! Os seus posts, como esse, são muito lindos e inspiradores. Uma vez eu vi um esquilo, na região das Missões, mas foi muito rápido e eu não tinha uma câmera boa, de qualquer jeito, não ia dar uma boa foto! Claro que fiquei plantada embaixo da árvore esperando que ele voltasse….
    Aqui em casa recebo a visita de gambás e lagartos. Vc que é bióloga, me responda algo se puder: é normal um gambá andar por aí durante o dia? Aqui, já vimos diversos! Bom, por aqui as cigarras têm cantado à noite… Os bichinhos têm toda a razão em fugir dos humanos. Bjs e bom final de semana!

  5. Eles são lindos e poucas vezes os vi de perto.No Rio, no J.Botânico e na Itália, nos parques …Adorei a postagem,Linda!beijos,tudo de bom,chica

  6. Olá não é bem uma resposta, sou professora e trabalho com crianças de 3 anos de idade, todo ano desenvolvemos um projeto direcionados aos animais e cada turma adota um bichinho de estimação e a minha turma este ano será o esquilo. Gostária muito de algumas idéias, informações que pudessem me ajudar a tornar este projeto prazeroso e conscientizador do respeito aos animais.Obrigada, abraços.

  7. Eu ficava olhando pros esquilos na tv e imaginando se aq poderia ter deles, e um cert dia fui num parque de uma cidade ao lado, meu amigo dizia que la tinha esquilos, entao fui conferir, num é mesmo, é um parque com floresta de mata atlantica, aqui tem uma enorme reserva de mata atlantica, os esquilos de la estvam mais ou menos acostumados com a presença humana, eram lindinhos!!! Foi a primeira vez que os vi de perto!

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

