Búzios, os meninos e o mar

 

            Os pés do menino tocaram, pela primeira vez, a areia fina e branca da longa praia. O coração devia estar batendo mais forte dentro do peito, embalado pela mais genuína alegria. E com o olhar se perdendo no horizonte distante, os seus olhos se encheram da visão daquele  imenso oceano… Ele tinha apenas 12 anos, mas era a primeira vez que ele via, de bem perto, o mar.

            Essa cena descrita poderia ser parte da estória de muitos meninos por esse mundo afora. Mas esse menino, dali à alguns anos, seria parte da minha estória também… Porque esse menino,na verdade, seria o meu marido.

            Nascido e criado na amplidão das terras do planalto central do Brasil, no coração de Goiás, ele só realizou o seu sonho de ver o mar, durante uma viagem para o Rio de Janeiro. E depois disso , vieram tantos outros sonhos…

            Lembrei-me dessa estória, bem nessa primeira semana de janeiro, enquanto passava os olhos por algumas fotos nossas junto ao mar. E foi através de uma foto dessas, com o nosso pequeno David olhando o mar, que refleti sobre o fascínio que essas águas imensas exercem sobre nós… E lembrei da primeira experiência do meu marido com o oceano.

            Como fui nascida e criada junto ao Oceano Atlântico, não passei por essa emoção primeira… A praia é um dos locais mais democrático para os cariocas, e faz parte da alma do Rio de Janeiro e de seu povo… Por isso, não tenho recordação da primeira vez que vi o mar.  Certamente era muito pequena para entender aquele momento mágico, diante da imensidão azul de suas águas. Mas acho tão emocionante o relato daqueles que passaram por essa grande e preciosa emoção!

            E embora a nossa casa fique  relativamente próxima ao mar ( uns 15 minutos de carro com o trânsito livre),ultimamente poucas vezes vamos até lá. Estamos evitando as  praias urbanas, principalmente nos dias de muito tumulto e acabamos restringindo as nossas idas. Mas amamos o mar. Às vezes me contento em só passar pela sua orla e ficar de longe, assistindo as ondas quebrarem em espumas brancas na dura areia salgada…  O compositor Caymmi tinha enorme razão ,quando simplesmente declarou numa de suas músicas : ” O mar quando quebra na praia é bonito… É bonito… ”

            Mas o mar dessas fotos que me inspiraram a escrever esse post, não era o mar da cidade maravilhosa… Esse mar, de todas as fotos de hoje, é o mar da bela cidade litorânea de Armação de Búzios.  Ela fica localizada na região dos Lagos,ao norte do estado do Rio de Janeiro, junto à outras cidades pequenas e famosas, que formam uma região turística de fama até internacional. Passamos uns dias por lá, no final do verão passado, onde pudemos desfrutar um pouco, da beleza e aconchego de suas praias.

            Ficamos numa pousada pequena e confortável, na praia dos Tucuns, que por ser afastada do centro mais movimentado da cidade, ainda conserva grande beleza natural e selvagem. Bastava ir até o fundo do quintal, e abrir o portão,  para se estar nas areias quentes da praia…

  

            Mas para aproveitar melhor o banho de mar ( o mar de Tucuns  é  aberto, e portanto mais bravo), nos dirigimos às belas praias de enseadas, que por serem mais abrigadas, oferecem quase uma piscina natural… São muitas as praias que conhecemos, entre elas, as da Ferradura, dos Ossos , do Forno e a famosa Geribá. E num cantinho privilegiado e abrigado dessa última, ficamos quase um dia inteiro aproveitando as suas transparentes e esverdeadas águas. E numa imensa piscina natural, tomamos banhos de mar com os pequenos peixinhos que nadavam por lá…Uma maravilha da natureza!

             E vendo os meus meninos brincando com o pai deles, nas águas  desse pequeno pedaço de oceano, parece que o mar sempre foi parte integrante da alma do meu marido…E  tenho certeza, por breves instantes, que ele é marujo experiente e mestre das imensas águas salgadas… E,certamente, nasceu na beira de um grande mar!

            Que a beleza do mar nos traga sempre grandes e belas inspirações…Uma semana iluminada para todos nós !

9 comentários em “Búzios, os meninos e o mar

  1. Menina,
    Não conheço Búzios. Pelas fotos até senti vontade de estar lá um dia desses. Quando você fala do tumulto do Rio de Janeiro eu me lembro que o grande sonho do meu filho é conhecer o Cristo Redentor e o bondinho, mas eu nunca tive coragem de levá-lo por medo da violência.

  2. oi Tê,
    adoro ver as pessoas vendo o mar pela primeira vez!!!!
    É muito legal….aquela mistura de espanto, medo, alegria e liberdade!
    E dá aquela vertigem gosta!oso qd o mar “puxa” a gente….
    Não me lembro a minha primeira vez (que vi o mar…rsrrsrsrs), pois era pequena!
    Mas amo de todo meu coração o mar!!!
    Sou das montanhas mas me sinto tão bem qd passo uns dias abençoadas numa prainha!!!
    Búzios, não conheço….
    Conheço o Rio, e Saquarema.Viagem que fiz adolescente.Nunca mais voltei…
    Tenho ido muito pro sul da Bahia!!!!!
    Estou apaixonada!!!!
    Um mundo é tão grande, o Brasil…..se pudesse viveria a metade do ano viajando….
    Quem saba um dia…..
    Bom, deixa eu ir…..
    Toda vez que venho ao seu blog é muito gostoso e não dá vontade de sair!!!!

    bjs

  3. Tambem não me lembro quando vi o mar pela primeira vez, sei que já há mais de 30 anos não o vejo.
    Moro entre um mar, mas um mar de montanhas., meu marido não conhece o mar até hoje, acredita? Meus filhos quizeram leva-lo no finaç do ano, mas ele sempre arruma uma desculpa, depois da colheita, depois da adubação, depois…depois…
    Mas não vemos ( os filhos e eu) a hora de leva-lo, quero estar presente para ver sua emoção, porque sei que vai sim ser emocionante.
    Não conheço o Rio, somente as praias paulistas, os filhos sim conhecem praias do Rio, do Espirito Santo, e as paulistas tambem.O mar é sempre lindo, em todo lugar, não é?
    Lindos os seus filhos…
    beijinhos
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

  4. Eu gosto muito de Buzios e suas lindas praias. Eu adooooooooooro o mar, ele sempre encanta!!!

    Lindas fotos ! Ótimo dia e tudo de bom,chica

  5. OI QUERIDA, QUE PASSEIO HEIM?!É TÃO BOM QDO SAÍMOS COM A FAMÍLIA,É UM PRESENTE DE DEUS! GOSTO DEMAIS DO SEU BLOG E DOS SEUS RECADINHOS,MEUS FILHOS ESTÃO DE FÉRIAS E SEXTA FEIRA CHEGARÁ MAIS UMA FILHA,ELA DISSE QUE QUER DENGO DA MÃE, E QUER QUE EU FAÇA MUITAS COISAS GOSTOSAS! PODE? ( POR ISSO QUASE NÃO TENHO TIDO TEMPO PARA VISITAR AS AMIGAS BLOGUEIRAS) MAS EU CURTO, PQ SEI QUE SÃO MOMENTOS ÚNICOS, TEREZA.
    UM ABRAÇO, SUA FAMÍLIA É LINDA! DEUS A ABENÇÕE! BJOS Rô

  6. Oi Teresa bom dia! vim ver a postagem do mar, o oceano acho que remete emoções em todos, eu também não lembro da sensação de conhecer o mar pela primeira vez, eu moro a uns 400 e poco km de distancia do litoral mais próximo o da grande Vitória ES, mas e dês de bebe vamos pra la na casa de minha vó de trem! Gosto de ir de trem e voltar de ônibus, gosto muito de trens!

    Todos os ambientes naturais me remetem sensações diferentes, uma cachoeira me traz calmaria e serenidade, já o mar me traz coragem! bjs minha amiga, vou viajar amanha, quando voltar lhe dou noticias, devo ficar uns 15 dias

  7. Olá querida, que post lindo! Pelo texto sensível e pelas fotos.
    Sabe que eu estava no mar agora há pouco (dia de semana? Longa história!), pensando como eu posso gostar tanto do mar. Fico horas dentro da água – odeio areia! -, sem fazer nada, só pensando na vida e olhando o horizonte. Tenho ido à noitinha, para evitar o sol e a bagunça, mas aqui é tranquilo. 5 minutos a pé. Eu já disse que se morasse em uma cidade litorânea, não ia conseguir trabalhar, ia ficar só na praia!
    Bjs e obrigada pela visita. Aqui a semana começou conturbada tb, agora é que estou podendo retribuir visitas, navegar (virtualmente) um pouco.

  8. Buzios deve ser lindo! Imagino o quanto seus meninos aproveitaram, os meus vivem pedindo pra ir a praia, mas apesar de morar perto, nós fomos uma vez sozinho com os dois e passamos apuro, cada um corria pra um lado, juramos que só voltaríamos com mais gente pra ajudar rs… Por enquanto ainda não fomos expulsos ainda da casa da v, deram uma melhoradinha rs..
    OBS: meu marido que veio de campo grande MS também nao tem lembranças de praia na infancia coitado, nunca ia rs…
    beijo Teresa!

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

