Enfeitando o nosso Natal

             Me alegro sempre quando chegamos à época do Natal. Desde que eu era menina, ficava atenta aos primeiros indícios de que o Natal estava chegando… Os adultos fazendo planos para a ceia e as crianças sonhando com os possíveis presentes que iriam ganhar!  Mas o que me deixava mais contente, era ver os enfeites e as luzinhas pisca-pisca que faziam os nossos olhos infantis se arregalarem e o nossos sorrisos se abrirem em sinal de felicidade… E,naquele momento, o mundo parecia ficar mais bonito e seguro para se viver, e éramos mais livres para  sonhar !

            Depois, a gente cresce ,e passa a ter contato com novas realidades…E o passar dos anos, nos acrescenta as marcas do nosso caminhar. E quando o fim de ano e a época natalina chega, muitas vezes nos pega de surpresa, e atônitos pensamos: ” Meu Deus, já é dezembro ! ” E a correria nos nossos afazeres e uma certa dose de ansiedade tomam conta da rotina da gente…

            Mas bem escondidinho,lá no fundo dos nossos corações, a criança que um dia já fomos, volta à cena  e  parece nos cobrar as saudosas alegrias de nossa infância… E a menina que mora aqui comigo, no fundo da minha alma , logo me empurra para procurar o lugar aonde estão guardadas aquelas luzinhas pisca-pisca do ano anterior… E ela  fica sempre muito alegre quando as reencontra… Está na hora de enfeitar a casa para mais um Natal !

            E depois de me enrolar em mil e uma coisas, e  com a mente cheia de pretensa racionalidade, tentando adiar  as “tarefas natalinas”… Acabo me achando,numa tarde dessas passadas,  sentada no tapete da sala, com o meu filho mais novo, e desenrolando as famosas luzinhas pisca-pisca…  E me ponho a   abrir as caixas meio empoeiradas, dos nossos pequenos enfeites natalinos, que passaram tantos meses guardadas no  armário…  Mas a cada abrir de caixas, soam gritinhos de alegria  e muito riso…Que tornam a nossa tarde  com cara de festa!

            E das embagens improvisadas, iam surgindo os meus “anjinhos” pequeninos e delicados…Nossos companheiros já de muitos anos  de estrada! Lembro que os comprei em Petrópolis há muito tempo atrás, quando era ainda recém casada… E para  o meu contentamento, ainda estão praticamente perfeitos e hoje acompanham os enfeites mais novos e maiores… Brincamos um pouco com eles … Os colocamos para “proteger” as nossas “casinhas de Natal”…

             São ,sem dúvida, ótimas  companhias também  para os bonecos de neve, meio deslocados no nosso clima tropical…

             E protegem o amor do  casal de anõezinhos mágicos, recém chegados nas malas de nossa  viagem…

             Já as anjinhas gêmeas, mais novas do que eles, guardam a bela casinha do Papai Noel…

             O Papai Noel  ” gaúcho”, presente de alguns anos do meu pai, e vindo diretamente de Gramado, para enfeitar os nossos natais, parece muito feliz na companhia de alguns seres natalinos…

            Ah… E os meus ursinhos que adoram brincar ! Também são bem antiguinhos e estão sempre presentes na nossa decoração natalina!

            Mas no desenrolar da tarde,  lembro que ainda falta  alguma coisa… A nossa árvore de Natal!

            No entanto, ela não está escondida numa das caixas do armário… Apenas alguns dos seus enfeites ainda estão lá.  Na realidade, ela nos espera num cantinho reservado de nossa varanda… Nós a encontramos fazem apenas alguns dias… Ela é um galho da inflorescência do nosso coqueirinho!

            Quando viemos morar aqui nesta casa, havíamos perdido a nossa linda árvore de Natal… Ela era um pinheiro artificial, todo de plástico, mas parecia muito real. Ficava maravilhosa com os inúmeros enfeites que colocávamos sobre ela…Mas agora, ela não existia mais…Era só saudade!  Então, num dos primeiros Natais que passamos aqui, ficamos em comprar uma substituta para ela… Mas, um dia, já chegando bem próximo ao Natal,eu  estava no quintal,quando vi uma grande inflorescência do coqueirinho caída ao chão… E num segundo, vi nela a figura de uma possível árvore de Natal!

             Sendo assim, acostumei nessa época,  fazer o nosso pequeno “galho” de Natal!  Os meus meninos me ajudam sempre a coletar o galho e a enfeitá-lo, com bolinhas e pisca- pisca… Gosto também de por uns lacinhos vermelhos pra ficar mais charmosinha! Sei que ela não é ainda a “árvore dos nossos sonhos”, mas com certeza, ela é natural e  cumpre bem o seu papel com simplicidade e alegria!

            Na sua base, está a minha anjinha grande e brilhante,também amiga de longa data… E o pequeno e singelo  presépio!

             E vocês, minhas queridas amigas e amigos, também  guardam com carinho os seus enfeites natalinos e as suas recordações de Natal ?  Adoraria saber as suas estórias…

           Que o maravilhoso espírito natalino possa iluminar  os nossos dias!

8 comentários em “Enfeitando o nosso Natal

  1. Oi Tereza,

    adorei seu comentário. por isso vou responder aqui mesmo e no seu blog tbm!

    Somos mutio detalhistas e gostamos de tudo bem feito, não importa o tamanho, o valor e nem do que se trata…tem que ser feito com amor!

    Na profissão, em casa fazendo faxina ou uma comidinha gostosa, tudo feito com carinho tem outro valor…

    Estamos construindo, só Deus sabe como…
    Nem tudo que reluz é ouro!rsrs

    Então a escolha de duas torneiras, fazem a diferença!
    E somos tbm perseverantes, enquanto não fica do nosso jeito,não desistimos!

    É a saga da casa no campo!

    Casa não, casinha (140 m²)!

    Mas em tudo dou graça, pq se Deus não permitisse, nem um tijolo teria sido assentado!

    Em tudo procuramos ver o agir de Deus…

    Mesmo nas coisas aparentemente erradas achamos a mão do Senhor!!!!

    Então, o nome do blog deveria ser:
    EU QUERO, QUERO E QUERO UMA CASA NO CAMPO!!!!!

    bjs querida
    e obrigada pela sua sensibilidade que me deixa mais animada na caminhada!!!!

    PS Sua decoração de natal está parecendo uma vitrine de loja!!!!!
    Que lindo, Teresa!!!!!

  2. Ah.. mesmo não conseguindo me empolgar com os adornos natalinos, não tem como não se encantar com a sua decoração, sou do tipo que não consegue, mas acha lindo quem gosta rs…Adorei pincipalmente os duendes e a nevezinha no blog rs
    beijo querida

  3. Querida amiga
    Sem dúvida sua casa está maravilhosamente enfeitada…que alegria! que benção!
    Todas peças encantadoras, e estão cumprindo muito bem o seu papel de enfeitar e trazer alegria ao seu lar.
    Parabéns! voce tem bom gosto…
    Que este espírito de alegria e paz que sentimos no Natal, seja constante no seu lar.
    beijinho
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

  4. Oi Tereza! Encontrei o seu blog hoje e me deparei com um post que é a minha cara! Eu guardo meus enfeites de um ano para outro, por muitos anos, todos embaladinhos e encaixotados, para não estragar. A minha árvore é a mesma há muitos anos, mas é bem grande, para caber tudo: pisca-pisca, ursinho de pelúcia, até os cartões de natal. O bom é que de um ano para o outro, eu esqueço tudo o que tenho guardado, então abrir as caixas dos enfeites é abrir caixas recheadas de surpresas, muito divertido. Tenho um post mostrando um pouco da minha decoração de natal, passa lá no blog!

  5. Olá Teresa,amei seus enfeites de natal,ficaram lindos e não vejo a hora de estar aí com vocês para ver essa linda decoração,pois as vibrações são boas,como sempre você coloca amor em tudo que faz e transmite seu amor e carinho a todos que estão a sua volta.Agradeço a Deus todos os dias pela linda família que me deu e é claro por você fazer parte dela.Que o espirito natalino e o seu verdadeiro significado possam estar em todos os corações e que Deus nos abençoe sempre.
    Beijos.

  6. tambem gosto muiiiiiito do natal! não sei se já comentei mais minha mãe também gosta muito desta data, ela ia no pasto que tinha aqui perto de casa, ” tem um ate hoje aqui perto” pra pegar colonhão pra montar a arvore, fazia questão de montá-la com mato, e entupia ela de enfeites, nada caro nem sofisticado mais o que agradava aos olhos dela, ela separava um cômodo da casa so pra pendurar as luzes! e os parentes viam pra ca, minha casa ficava com umas 15 pessoas dormindo pelo chão e mais algumas ao longo do dia que vinham para o churasco, hj em dia mudou muito tudo, mais faz parte da mudança da vida ne, mesmo assim gosto do natal enormemente!

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

