Na esquina do tempo

             Sempre que entra dezembro, começa um corre-corre daqueles… Anos letivos que terminam, início dos festejos de fim de ano, pessoas tentando terminar  os projetos que começaram… Os dias parecem mais curtos do que antes. O tempo nos cobrando os seus preciosos minutos.

            Desde que chegamos de viagem, estamos tentando nos adaptar à correria de fim de ano, e a impressão que temos é  de que estamos numa esquina do tempo, ou seja,  que em algum minuto mágico, tudo se renova  e  as estórias começam a ser contadas de outra forma.

            Mas basta um pequeno passeio pelo nosso quintal, pra se ter a certeza  de que a natureza mantém os seus ritmos constantes… As flores continuam no seu desabrochar silencioso e os passarinhos sempre cantando.

            O ninho de sabiás agora já deve estar vazio… Passamos quase todo o mês de novembro tomando conta do ritual diário da mamãe sabiá e seus filhotinhos. E embora o ninho dela estivesse muito alto, num galho da nossa gigante amendoeira, com uma escada e muita delicadeza, conseguimos  tirar umas fotos dos filhotinhos ( ainda pelados e não muito bonitinhos) lá dentro do ninho. 

 

             É  uma dádiva acompanhar a vida desses bichinhos tão maravilhosos… Os sabiás são aves símbolos da nossa identidade brasileira e enchem de sons o nosso ar!

           Mas nem tudo são flores para um casal de sabiás e seus filhotes indefesos… A mamãe sabiá precisa estar muita atenta aos perigos dos arredores… E quantas vezes presenciamos os seus ataques aéreos furiosos contra o bando de micos estrelas que também adoram passear pela amendoeira! Muito ágil  e  belicosa, a pequena passarinha sempre colocou pra correr os  macaquinhos assustados… Uma batalha incrível de se ver!

             Nossos pássaros de madeira, ” empoleirados” na varanda, são testemunhas mudas dessas e de tantas outras estórias e conflitos animais que se passam bem aqui em nosso quintal… Já viram tantas coisas estranhas, como a vez que uma coruja  lutou com um gambá e acabou se dando mal… Coisas  da vida  animal!

 

 

             E enquanto o tucano, a arara e a corujinha ficam de guarda na entrada da nossa varanda, outros passarinhos sempre dão o ar de suas graças… São os bem-te-vis, os sanhaços, rolinhas e beija-flores e tantos outros, que trazem encanto para este pedacinho do nosso mundo!

            E um finalzinho morno de tarde chega por aqui, com um céu meio cinza e meio azul, me encontrando no meio dos meus pensamentos sobre o tempo que se vai e o novo tempo que surge à nossa frente… O perfume suave e exótico do manacá de cheiro agora embala as luzes alaranjadas da nossa tarde…

             E fico ainda pensativa , enquanto  escurece neste quintal de passarinhos encantados e flores graciosas… E sei que nessa esquina do tempo em que estamos, entre um ano que se vai e na expectativa do ano vindouro, é hora, acima de tudo, de gratidão… E dentro do meu  coração agradeço à Deus  pela colheita boa do ano que está terminando  e  pelas esperanças do novo tempo que vai chegar! E contemplando o ritmo leve e discreto da natureza, me vem a vontade de aprender cada vez mais com ela… E ser como aquele rio constante, que desafiando a distância e as pedras do caminho, consegue sempre chegar  até o mar…

    Um final de semana iluminado  e de muita paz para todos nós!

Anúncios

2 comentários em “Na esquina do tempo

  1. Oi Tê,
    posso te chamar assim???
    Que lindos seu sabiazinhos!!!
    Os meus já foram….
    E o pé de manacá!!!
    Plantei uma mudinha…vão vê se pega!!!!
    bjs e obrigada pela presença sempre carinhosa no blog!!!!

  2. Esses dias vi um ninho acho que de pomba trucal, era grande, e fiquei imaginando, como que depois da chuva forte o ninho ainda fica lá, nos temos que passar cimento pras nossas casas não cairem , e elas que so usam gravetos, as vezes acabamos por pensar em coisas engraçadas né!

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: