Eu e os livros

             Os livros são uma paixão antiga em minha vida… Mesmo quando eu era pequena, e ainda nem sabia ler, eu já era fascinada por eles.  Não era porque tínhamos em casa muitos livros, na verdade, os livros eram personagens raros na nossa rotina diária.  Mas talvez por isso mesmo, quando eles entravam em cena na nossa pequena casa, eles enchiam a minha vida de criança de sonhos e fantasia!

            Com esses pequenos companheiros literários era possível  voar bem alto e em questões de minutos ( ou mesmo segundos!), nos transportávamos para lugares muito distantes, e muito além dos nossos muros… Eram viagens fantásticas, onde histórias admiráveis se passavam em lugares exóticos e  bem diferentes da nossa realidade.  Pelos livros, comecei a querer conhecer o mundo!

            Lembro muito bem das primeiras leituras, do meu pai me contando as estórias  dos gibis e de pequenos livros infantis… Muitos deles vinham da casa do meu tio ( irmão dele), pois na época, devido as dificuldades da vida, não sobrava muito dinheiro pra compra de livros… Eles eram um luxo na nossa existência! Por isso, quando eles chegavam até nós, eram muito bem recebidos…Pequenos presentes que nos encantavam! 

            Hoje, passado tanto tempo, posso dizer que tenho muitos livros… Uma idéia talvez absurda para mim naqueles tempos infantis. E ainda sou apaixonada por eles!  Uma das coisas que mais gosto é ir até uma livraria e ficar ali…Imersa no meio deles, me imaginando parte daquilo tudo. 

            Gosto de livros sobre diversos assuntos…E conforme o meu humor  ou a minha curiosidade do momento, vou lendo um pouco de tudo… Adoro livros clássicos, de autores consagrados e de estilos variados… Tem horas que gosto de livros de romance  e poesia…E tem tempos que devoro biografias de cientistas e mergulho na história da Ciência!  Amo também os livros de viagens  e  de aventura… E tenho mania de atlas e mapas geográficos!

            Atualmente estou lendo 3 livros ao mesmo tempo ! Quer dizer, conforme a minha “onda emocional” do dia, leio um deles : ” 1808 ”  de Laurentino Gomes, ” Einstein, sua vida e seu universo” deWalter Isaacson e  ” Do universo a jabuticaba” de Rubem Alves . Recentemente acabei de ler “Sem medo de viver” de Max Lucado. São livros de assuntos diferentes… Mas nessa fase que vivo, me fazem companhia . São realmente todos muito bons e sugiro com alegria à todos que apreciam uma boa leitura.

            Outro dia desses, vi esta frase de Mário Quintana, que retrata bem  o prazer da leitura : ” Dupla delícia:  O livro traz a vantagem da gente estar só e ao mesmo tempo acompanhado”.

            E foi pensando nessa minha paixão pelos livros, que visitando o charmoso e lindo blog  ” Idéias de fim de semana ” da Anna Terra, a algumas semanas atrás, resolvi participar do sorteio do belíssimo livro e ensaio fotográfico, “Encourados”, do fotógrafo Geyson Magno, com textos de Adriana Victor. O livro é resultado de um mergulho fundo no universo nordestino da caatinga e das pessoas que vivem na lida dos bois. É um trabalho primoroso e de alto valor fotográfico e cultural . Muito bonito mesmo… Mas imaginem, qual não foi a minha surpresa, quando vi que eu havia sido a feliz ganhadora deste livro! 

            E agora, finalmente esta semana, o livro “Encourados” chegou aqui em casa!  E como fiquei contente! E a minha paixão pelos livros  se acendeu novamente!

            E quero agradecer mais uma vez à Anna Terra pelo belísimo presente… E também dizer que o livro superou as minhas expectativas, pois ele é um trabalho realmente incrível!  As lentes sensísiveis de Geyson Magno traduzem com muita arte a vida dura  e difícil deses bravos brasileiros, que lutam pela sobrevivencia nas áridas terras do interior do nordeste, e os belos textos de Adriana Victor nos levam a alma da caatinga e desses homens corajosos… O livro é um documento de uma parte da nossa brasilidade!

            É o retrato falado de um Brasil que muitos brasileiros desconhecem !

 Meu filho David e o livro “Encourados” 

            E continuo em estado de graça… Curtindo o meu novo livro!

            Mas o que eu mais gosto de ver ultimamente, são os meus meninos folheando e lendo livros com a maior naturalidade possível, na nossa casa cheia de livros! O mais velho, o Daniel, já é leitor legítimo  e devora com facilidade os livros que lhe caem nas mãos… O menorzinho, pelo jeito, já está indo pelo mesmo rumo! E fico super feliz, pois acho que o amor à leitura é uma herança preciosa que passamos aos nossos filhos… E os nossos livros são os pequenos degraus que podem levar à um bonito caminho…

            E como bem disse o nosso poeta, Fernando Pessoa, ” Quem não vê bem uma palavra,não pode ver bem uma alma.”

 

        Uma linda semana pra todos !!!

4 comentários em “Eu e os livros

  1. Oi Teresa!
    Um amor seu filho!!!
    Tenho lido pouco…
    Muito envolvida com a obra não estou conseguindo me concentrar !!!
    Adoro ler…o último que li foi “A cabana” de William P. Young.
    Li em 2 dias! Maravilhoso!!!!
    bjs e uma exc semana!!!!

  2. Oi amiga
    Aqui em casa gostamos muito de livros, menos o marido, não tenho lido muito ultimamente, não sei porque, não consigo me consentrar na leitura.
    Os filhos são até demais, os tres leem muuuuuito, o mais velho é até demais, adora um sebo, quando vai até lá traz até 10 livros de uma vez. O do meio não tem mais onde colocar os seus livros lá no quarto dele na casa da tia, (ele trabalha e faz pós-graduação em Varginha). E o caçula faz Ciências Sociais em Alfenas, tem que ler muito, quase não compra livros (são caros demais pra quem tá fazendo faculdade, trabalha e ganha pouco) mas os irmãos (já formados) abastecem ele com livros e mais livros…Aqui em casa não tem mais lugar, o negócio foi fazer um cantinho de leitura, em uma pequena casa que temos aqui no quintal, coloquei estantes, mesa para leitura,sofá e todos os livros…mas já chegaram muitos outros que estão enchendo o quarto do filho mais velho, e ele não me deixa levar pra lá, pois ainda não leu todos…está ficando complicado, confesso.
    Mas me alegro por ve-los assim amando a leitura, pois sei que só faz bem.
    beijinho
    Tina (SONHAR E REALIZAR – MEU CANTINHO NA ROÇA)

  3. Oi, querida Teresa!
    Nossa paixão por livros se iguala… Como uma eterna sonhadora sempre viajei numa boa leitura, quando criança li e reli dezenas de vezes os livros de Monteiro Lobato (ganhei o primeiro já bem usado e os outros pegava na sala de leitura da escola), quando adolescente namorei um jornaleiro só para pegar revistas e gibis emprestados… Meus filhos ainda pequenos comprava coleções e mais coleções para “prepará-los para o futuro”, e a casa foi se enchendo de livros… Hoje em dia coleciono diversas revistas sobre plantas, culinária e artesanato, às vezes pego emprestado o livro que a filha está lendo… E imagine a faculdade que ela está cursando? Isto mesmo,
    Biblioteconomia! Nosso assunto vai looonge…
    Como disse Mario Quintana: ” O verdadeiro analfabeto é aquele que sabe ler, mas não lê….”
    Um grande abraço querida!

  4. Tb amo livros (vc não sabia, né?) e não conhecia esse que vc recomendou.
    Teresa, eu não tive muitos livros infantis. Desde pequena, sempre li livros de adultos. Minhas amigas mais próximas tb, sempre leram de tudo um pouco. Comecei a ler Agatha Christie com 9 ou 10 anos! Com 1 ano eu já riscava os livros de Seleções dos meus pais… Ainda temos aqueles livros, são ótimos. Nossa, estou falando demais.
    Realmente, os livros nos fazem querer viajar!
    Super beijo amiga!

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

