Uma Casa na Árvore

 

            A casa é grande,mas repleta de simplicidade.Ela se ergue a 12 metros do chão,construída sobre um antigo tronco de pequi de quase 3 metros de diâmetro. Está  localizada bem no sul da Bahia,no município de Nova Viçosa, em meio à um trecho preservado de mata altântica . De dentro da casa, pode-se avistar o mar generoso e belo,deste maravilhoso pedaço do litoral brasileiro. A casa é toda feita de vidro e madeira. Se chega à varanda, por uma engenhosa escada em caracol. Todos os cômodos se resumem à um quarto-sala-banheiro. Quase não possui mobílias em seu interior.  Há algumas cadeiras de madeira esculpidas pelo seu dono. Mas o mais interessante de tudo não é a bela casa da àrvore…Ela apenas nos chama a atenção , e é ponto de partida, para a rica e extraordinária estória de seu dono, o artista plástico brasileiro , nascido na Polônia, Frans Krajcberg.

            Por que me lembrei dele esses dias ? Estava passeando um dia à noite pela internet e como um assunto acaba puxando o outro, vi o nome dele e uma de suas entrevistas mais recentes … Recordei-me logo, da sua incrível estória e de sua luta incansável pela natureza brasileira. Há alguns anos atrás eu tinha assistido ao seu documentário dramático, ” O Poeta dos Vestígios” ,onde ele narrava parte de sua estória  e mostrava a sua interessante arte… Eu até havia gravado esse documentário em uma fita de video cassete, que infelizmente se perdeu . E toda vez que eu via uma casa na árvore, eu me lembrava  do Krajcberg.

            A  sua trajetória passa pelos horrores da Segunda Guerra Mundial, onde perdeu toda a sua família nos terríveis campos de concentração nazista. Depois de uma temporada na França, e atraves do incentivo de seu amigo e também  artista Marc Chagall, resolveu vir para o Brasil. Aqui, se apaixonou pela nossa maravilhosa natureza, e resolveu fixar as suas raízes ( e a sua casa na árvore! ) nas terras brasileiras. A sua vida é digna de um filme de aventuras… Lutou na guerra contra os nazistas, estudou na Rússia,viveu na Alemanha e na França… E luta até hoje pela consciência ambiental do planeta. Ele disse: ” Cresci neste mundo chamado natureza, mas foi no Brasil que ela me provocou um grande impacto…Eu a compreendi e tomei consciência de que sou parte dela. ”  Mas foi no meio da devastaçao dessa nossa natureza, que ele encontrou a sua forma de expressar a sua indignação contra esses crimes ambientais… E diante dos terrenos  desmatados e queimados pela loucura humana, ele começou a coletar os pedaços de troncos, raízes,cascas,cipós e galhos… E fez deles, extraordinárias esculturas! ” Minha vida é mostrar a minha indignação contra a violência e e o barbarismo que o homem pratica…” Diz o artista incansável…Agora já com seus 88 anos de luta.

            A arte dele nos surpreende quando a vemos…Ele transforma madeira queimada , velha ou destruída, em símbolos de beleza e paz…

           

            Antes de viver na Bahia, ele praticamente morou como um eremita, na região mineira de Itabirito. Foi lá que ele descobriu os pigmentos naturais que ele utiliza até hoje nas suas belas esculturas.

            Por conta da sua luta para a preservação da natureza, ele  já denunciou o problema da exploração de minérios em Minas Gerais,as queimadas do Paraná e do cerrado, o desmatamento da Amazônia…  ” Onde estão os artistas e intelectuiais para protestarem contra a barbárie deste século? ” Falou o artista aflito… Ele acredita que a arte precisa estar engajada à vida!

            Mas como acontece muito nas nossas terras brasilis… Frans Krajcberg é artista reconhecido e aplaudido mundialmente, por onde passa. Mas pouco conhecido  na terra que escolheu para viver,amar e defender… E apesar de sua idade já avançada, continua lutando pela natureza com a ajuda da sua arte arrebatadora…  Tem uma vida simples… Costuma acordar bem cedo e sair para fotografar… ” Um dia nunca é igual ao outro…” Diz esse grande poeta das árvores… Que a gente se inspire na  arte e nas  palavras , desse bravo guerreiro artista, que mora na casa da árvore…

            Se vocês quizerem saber mais detalhes da vida e obra desse maravilhoso artista, é só acessar ao site: www.krajcberg.vertical.fr  , de onde tirei as fotos  e algumas informaçoes. Outras informações podem ser encontradas  ao acessar o nome dele na internet.

Anúncios

4 comentários em “Uma Casa na Árvore

  1. Voltei!
    Incrível!
    Vou mostrar pro marido que é o artista aqui de casa!
    Acredito que ele já deve conhecê-lo!
    Itabirito é pertinho de BH!
    bjs

  2. É pena que exista poucas pessoas com este espirito de preservação.
    A minha esperança está nestas crianças que aprendem agora desde pequeninas o valor da natureza, e o cuidado e amor que precisamos ter para com ela.
    A educação é fundamental…
    Meu sonho é que o homem tome consciência destes problemas e comece a perceber que antes do dinheiro está a vida de nosso planeta e o futuro das gerações futuras. Nossos filhos têm o direito de viverem num mundo melhor.
    beijinho amiga
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

  3. Oi Tereza,

    é uma delícia vivenciar as coisas mais simples da vida! como o ninho de pássaros e seu desenvolver!
    Antes de querer ser dentista pensei em ser bióloga…
    Hoje sou bióloga prática!rsrsrs
    Sabe o que vc contou dos micos, aqui tbm está acontecendo isso!!!
    Tem uma foto que tiramos em plena briga, mas não saiu os sabiás atacando…

    Fico muito feliz de pessoas como vc estarem gostando do blog!
    A intenção é que ele se torne um blog totalmente ECO!!!!

    PS Meu marido conheceu a casa na árvore em Nova Viçosa!!!!

    bjs

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: