O Ipê Branco e a Paz

            No início da tarde agitada, em meio aos barulhos de carros e sirenes apressadas, tenho essa grata surpresa: A visão maravilhosa de um lindo ipê branco!

            Acho que que se trata de uma árvore ainda jovem…Não me lembro de vê-la florida antes. Mas está magnífica… Exuberante, com suas inumeráveis flores muito brancas!

            Ela se ergue de forma discreta,mas agora completamente iluminada, próxima a uma pracinha, que fica quase em frente ao colégio dos meus meninos. Muita gente passa por ali todos os dias… Há sempre muito barulho e agitação,pois é uma importante avenida que liga o nosso bairro à outras partes da cidade.

            Paro com o meu filho menor do lado, para apreciar a imagem daquela encantadora árvore… E já estamos atrasados para a escola! ( Rs… )  Ele se diverte com a cena e diz, “Mãe, ela é uma árvore mágica… Ontem ela não estava com nenhuma flor! ” Ficamos rindo juntos… Vai ver ele tem razão.

            Depois que deixei o meu filho na escola, fiquei uns minutinhos parada ali,do outro lado da rua, e parecia que só eu estava vendo aquela  bela árvore e suas flores… As pessoas passavam todas muito apressadas e os carros mais ainda… E por aqueles breves minutos,me senti meio distante do mundo e de sua pressa constante… Meu Deus, a gente corre tanto… Pra quê?

            E senti uma paz terna tomando conta daquela tarde e de suas urgências humanas… Aquela pequena árvore, lindamente vestida de branco, estava nos enviando uma suave mensagem de paz… E mesmo em meio a todos os ruídos do trânsito e da vizinhança, havia uma imensa sensação de paz inundando aquele momento… A árvore parecia nos dizer, ” Não fiquem tão ansiosos com os seus problemas…Tudo vai se resolver…Tenham paz nos seus corações! ” E antes de ir embora, fiquei imaginando, se escondido na árvore, havia um anjo…

           Fui com a máquina fotográfica no outro dia, torcendo para que ainda não lhe tivessem caído muitas flores.Mas as fotos que tirei da árvore florida, não fizeram justiça ao momento… Ela realmente ainda estava exuberante ! E a paz também ainda estava por ali… Junto à sua beleza e frescor!

            E fiquei com aquela impressão tranquila ao longo daqueles dias… Sob o efeito daquele mágico ipê branco…

            Mas o dia não tinha terminado…Uma simples ida à padaria, se revelou com uma  outra boa surpresa : Uma garça branca, belíssima, passeava ao longo do rio ao lado ! 

            A garça andava devagarinho e bem tranquila no rio,que hoje em dia está muito sujo e poluído. Olhando com mais atenção, vimos que ela não estava sozinha… Havia outras garças mais distantes! Ficamos imaginando o que elas poderiam estar fazendo por ali,uma vez que não deve existir mais peixes naquele pobre rio…Talvez elas tivessem em busca de alguns sapos e outros bichinhos que  conseguem viver naquele tipo de ambiente tão mal tratado…

            Mas o fato é que elas estavam ali! E eu ainda estava com a máquina fotográfica na minha bolsa, e graças a isso , foi posível registrar a cena… E mesmo em meio à toda aquela sujeira do rio e aparente desolação, a garça também enviava ali a sua mensagem de paz…E como se fosse um anjo todo de branco, nos dizia que mesmo no meio das condições difíceis,  sempre há esperança…

            E no dia seguinte, me alegro com o meu hibisco amarelo, que há muito tempo não dava flor… Lembrei logo do ipê branco e da garça do rio… Que a gente não se canse nunca de buscar pela nossa paz interior, e nem deixe de ter esperança de que dias melhores virão…

3 comentários em “O Ipê Branco e a Paz

  1. Oi amiga!
    Que linda a sua postagem!
    Não temos ipês brancos por aqui, só amarelos e rosa…meu sogro plantou um ipê branco à algum tempo, mas ele nunca deu flores…não sei se não gosta do local ou do clima…
    Meu hibisco amarelo tambem está florido…lindo!…
    Como é bom poder apreciar a natureza e toda a sua beleza, não é mesmo?
    beijinho
    Tina (Sonhar e Realizar)

  2. Sou tão repetitiva por aqui, né, amiga querida? Mas não consigo conter as exclamações com as imagens sempre tão lindas, recheio perfeito para os textos inspirados. Teu olhar é um garimpeiro de primeira na escolha dos ângulos, tanto das fotos como das cenas internas e externas que o cotidiano nos oferece. Ipês brancos são raros por aqui, talvez por isso tão apreciados. Nos últimos tempos, tenho me rendido à beleza das flores brancas, até as mais comuns. No canteiro, junto às coloridas, elas parecem iluminadas e muitas vezes roubam a cena. Talvez seja por isso mesmo, carregam a mensagem de paz que tanto precisamos. Suspirei em sequência com a serra carioca, que não conheço. Quem sabe um dia, hum? Beijos perfumados da primavera daqui!

  3. Acho que os anjos estao em cada animalzinho ou plante que nos remete a estes pensamentos, são seres de Deus, e sem rancor no coraçao, logo devem que sao anjos mesmo!

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

