O Jardim Secreto

            Existe escondido em nosso quintal,um jardim secreto, onde habitam seres extraordinários… Não muito longe dos nossos olhos e além da nossa imaginação!

           Este jardim fabuloso guarda muitos mistérios e surpresas,que certamente passam despercebidos dos olhares menos atentos… Mas basta prestar um pouco mais de atenção, para se descobrir pequenas e fascinantes criaturas,que são personagens vivos desse grande teatro da vida!

             Caminhando por entre os “camarões” floridos,  vou ao encontro de uma dessas pequeninas criaturas: Um belo exemplar de lagarta de fogo,que distraída se alimenta de suculentas folhas…

            E indo mais um pouco adiante, deparo-me com uma “comunidade” de belos  cogumelos de chapéu, que se estabeleceram em uma reentrância de um galho da nossa amendoeira gigante. Apareceram num piscar de olhos, após as primeiras chuvas da primavera.

           Continuo em minha jornada curiosa e pelo som que escuto,aguardo para ver o brilhante artista: Uma cigarra grande e formosa ,que logo aparece sobre mais um dos galhos da frondosa árvore!

            As cigarras começaram a sua cantoria há poucas semanas, e com o início de dias mais quentes e longos,se preparam para o seu concerto anual,durante o qual, enchem o ar com seus sons altos e inconfundíveis, anunciando lindos dias!

             Tempos depois, chego um pouco atrasada, para assistir ao maravilhoso espetáculo: A borboleta amarela,de suave beleza, rompe o seu casulo cor de rosa e renasce para a vida!

          É o grande espetáculo da vida que se renova e nos encanta,com os seus mínimos detalhes… Quem será capaz de não se emocionar com esta  delicada e milagrosa cena,em que a desajeitada aparência de lagarta dá à luz a um alado ser de trajes tão belos?

             E os meus passos continuam à procura de outros seres que se escondem da nossa desatenta visão… E me encontro agora,no meio das helicônias que já floresceram… E me assombro com a quantidade de pequeninas abelhas douradas  que voam  sobre elas!

 

            Mais abaixo, descubro o endereço dessas minúsculas abelhas… Uma colméia com entrada em forma de tubo, é o abrigo seguro dessas grandes operárias do mel.

           Essas gentis abelhinhas não possuem ferrão e são dignas representantes das abelhas tipicamente brasileiras… Não oferecem nenhum risco aos seres humanos e produzem um gostoso mel. São conhecidas pelo nome de Jatí ou Jataí. 

              Mas enquanto observo as atividades das nossas abelhinhas simpáticas, ouço um som leve, que vem das águas da piscina de casa… Nem preciso pensar muito pra adivinhar a origem dos sons…  

            Sim,tinha que ser um deles!

           Apenas mais um dos nossos amiguinhos sapos que moram pelo quintal!

         De vez em quando, atraídos pelo encanto das águas, acabam indo parar dentro da nossa piscina… E não conseguem sair!

       Daí vem a ajudinha humana, que nessas horas entra para dar uma “mãozinha” aos pobres e iludidos sapos… O resgate vem através de uma grande puçá, que logo os libera à terra novamente… É claro que eles nunca nos agradecem…Nem olham pra trás e saem pulando rapidamente em busca de seus esconderijos …

                 Assim é um pouco dessa vida no nosso jardim secreto…Pulsante e de pequeno tamanho, mas com grandes emoções! 

             E para descobrir esses seres minúsculos, porém de imensa poesia e encantos, é só ter um tempinho  pra gente mesmo…Caminhar bem devagar em meio a natureza que temos ao nosso redor, e prestar mais atenção no que está além de uma simples observação rotineira… E certamente assim, sempre havemos de descobrir algo que nos traga alegria e contentamento… E depois é só relaxar, voar nos pensamentos e escutar com mais cuidado, as  canções que vem no vento…

Anúncios

2 comentários em “O Jardim Secreto

  1. Oi Teresa! voltei ao seu blog depois de ontem, acho que alguém não se encantar ou se emocionar por estas coisas, são frias e calculistas, a simplicidade elaborada da natureza é a coisa mais linda do mundo!

    Teresa estou com uma leve impressão que meu comentário de ontem não ficou salvo no seu blog, bjs e abraços pra vcs ai da terrinha maravilhosa!

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: