A Casa do Sítio

 

            A nossa casa  é simples…Nem grande nem pequena.  Foi erguida em um terreno alto, perto das árvores.  Ela  já é senhora…De um tempo meio antigo, que ainda está perto e ao mesmo tempo distante…

           Ela é guardiã da natureza…Fica ali quieta, iluminada, observando as plantas e os bichinhos ao seu redor. Gosta muito das samambaias da varanda, do bouganvilie e suas flores avermelhadas… É amiga da gigante   amendoeira da frente  e das pequeninas plantas que se espalham pelo quintal…Gosta  da visita bem humorada dos bem-te-vis  e   do encantado vôo dos beija-flores…Aprecia  o carinho do vento suave e o canto dos sábias de setembro…E adora o riso da gente!

                  Ela tem alma do Rio antigo…Muitas de suas partes vieram de outras casas muito mais antigas, de velhos casarões de Ipanema, que foram demolidos sem dó, nem piedade, para darem lugar à prédios frios e sem graça…Por isso, ela tem a memória do mar e de sua maresia  em suas paredes. E quando uma gaivota errante passa sobre os seus telhados, ela suspira  e recorda o seu passado. 

            Tem um certo orgulho das suas telhas da varanda ,que vieram das terras distantes da França  e se debruçam acolhedoramente sobre a entrada de suas largas portas…É  casa amiga, que sente prazer em acolher amigos e proteger crianças.

           Quando viemos pra cá , há oito anos atrás, foi amor à primeira vista…De nós por ela e ela por nós! Entramos na rua pra ver uma outra casa,bem menor e singela… O rapaz da imobiliária é que se lembrou : ” Vocês não gostariam de ver uma outra casa aqui pertinho? Ela se parece com uma casa de sítio…Vamos lá ? É sem compromisso…”

              E o encanto foi tanto entre ela e nós, que pequenos e inexplicáveis eventos se sucederam…E cá estamos na nossa ” casa de sítio” dentro da cidade do Rio de Janeiro…Habitando em meio a este lugar especial…Criando filhos  e plantando sonhos…

Anúncios

8 comentários em “A Casa do Sítio

  1. Que delícia de casa, Maria Teresa!!!
    Olhei detalhadamente cada pedacinho…tudo lindo…suas plantas, os cogumelos decorando perto da piscina,uma luminária linda na parede perto das mesas e cadeiras,
    e o gradil da janela!…liiindo!!…o banco… e a orquídia? voce colocou ali, ou ela mora ali mesmo…t~parece tudo tão aconchegante, tão acolhedor!!!!!
    Que o Senhor proteja o seu lar, a sua casa, que ali Ele possa ter um lugar,e os Seus braços estejam estendidos sobre ela derramando toda sorte de bençãos.
    beijinho
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    • Tina:
      A casa do sítio agradece os teus generosos elogios e que as bençãos de Deus também estejam sobre a tua casa,minha amiga!!A nossa casa realmente é simples,Tina…Não somos adeptos de decorações de luxo…Ela é assim meio rústica, mas com uma alma carinhosa. É o nosso cantinho de paz,um refúgio nesta cidade agitada e às vezes muito dura… Somos gratos à Deus por nos colocar neste recanto carioca… E esta orquidea eu ganhei de presente ,e ela ficou realmente um tempo por ali na varanda…Agora ela está num outro cantinho, junto com outras irmãzinhas ( outro dia desses eu mostro,sei que gostas delas,né ? ).

      Beijo carioca pra ti e obrigada mais uma vez pela visitinha!

  2. Que maravilha de casa, Teresa! Sabe que sonho em morar num lugar assim, pois sou de cidade pequena, quase roça e hoje moro em apartamento cercada de prédios, mas adoro o campo e fico imaginando as crianças correndo num lugar assim, quem sabe um dia…
    Deus abençoe seu lar e sua família! Adorei o blog, wordpress é tão chique! Beijo querida e mais uma vez agradeço seu carinho.

    • Cynthia:
      Eu fiquei muito contente pela sua visita! Embora a gente more numa cidade grande e agitada,também sempre buscamos um refúgio verde pra morar…E vou te dizer, está cada vez mais difícil encontrar isso por aqui…Infelizmente, a especulação imobiliária voraz está acabando com as poucas áreas verdes que ainda existem…É algo muito triste de se assistir! A nossa luta em resistir à isso também me animou a fazer este blog…Eu queria deixar registrada a nossa estória, da busca de uma qualidade de vida melhor, mesmo morando numa cidade tão grande…Espero você sempre por aqui, viu? E muito obrigada pela sua visita tão carinhosa…Adorei!
      Beijos cariocas pra ti e os seus meninos lindos!!!
      Teresa

  3. Realmente foi um grande e abençoado presente de DEUS!!!!!!!!!!Uma casa totalmente reservada para vocês,com um toque todo especial e simples de ser!!!!Vocês merecem!!!!Show de bola!!!!!Mil beijocas!!!!!

  4. Alexandra:
    Que legal a tua visita!!
    Com certeza a nossa casa do sitio e o nosso refugio e lugar de acolher a todos os nossos amigos! Que ela seja sempre um canto de paz e alegria pra todos nos…
    Beijos pra voce,minha querida!

  5. Teresa, abri as fotos e namorei cada cantinho. Que linda a morada de vocês! Parece tão fresquinho e quase sinto o cheiro bom da vegetação. Não poderias estar em outro lugar, foi o que pensei assim que vi as imagens. É mesmo uma bênção quando encontramos o nosso lugar no mundo, né? Tem um astral tão puro e uma aura de “vida antiga”, como tantos sonham hoje retomar. Sinto-me mais perto de ti agora, conhecendo teu ninho. Beijos, querida!

  6. Teresa minha amiga, suas postagens sao repletas de sentimento, achei lindo o seu jeito de escrever, o seu blog cada dia esta ganhando cor e alegria, sua casa é linda, um de meus sonhos um dia é ter uma casa com jardim na frente, um jardim nao programado como ja ouvi dizer por ai a fora, jardim das fadas, ou jardim da vóvó, o seu é assim, um jardim magico e encantado por natureza, lindas inspiraçoes para um dia, bjs!

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: