As Sementes de Girassol

 

            No primeiro dia do ano, eu e meu filho mais novo, passamos boa parte da tarde plantando sementes de girassol.  Para o meu menino, uma brincadeira e para mim, um gesto intuitivo de esperança.  Os girassois simbolizam sorte e felicidade.  O amarelo forte  dessa “flor”, sempre alegra e traz mais vida  à qualquer ambiente .  Mas na realidade, tudo começou com um simples pacote de sementes de girassóis, que compramos para a nossa pequena maritaca. A avezinha adora comer essas sementinhas , e muitas delas acabam se perdendo,ao cairem no chão. O meu menino catou, então, algumas das sementes que haviam caído,após uma das refeições da  maritaca . Tivemos a idéia de plantá-las num vasinho.

         

            Confesso que não dei muito crédito às pequeninas sementes ali semeadas. Deixamos o vasinho ( que era até bem raso e estreito) no sabor do tempo. Apoiado sobre o nosso velho banco de jardim , que na espera de uma nova reforma, tem servido de “jardineira” rústica para alguns vasos de plantas. E lá passou os primeiros dias desse janeiro… Pegando sol forte, mas também bastante chuva.

            Por alguns dias, simplesmente nos esquecemos dele… Mas, como  um milagre da natureza, as sementinhas esquecidas realmente germinaram! E foi num belo dia ensolarado que encontramos, com um misto de surpresa e alegria, as plantinhas “Bebês” !

            Cinco sementinhas de girassol haviam germinado!

            Elas eram tão bonitinhas e indefesas… E cresciam a cada dia mais rápido.

            Então resolvemos que elas deveriam ser replantadas,cada uma, num pequeno vaso individual. E foi isso que fizemos na tarde de ontem.  E lá foram elas morar, novamente, no nosso velho “banco-jardineira” … Cada uma na sua própria “casinha “.

            E procurando na internet por maiores informações sobre o cultivo de girassóis, eis que descubro essa linda imagem que coloquei na abertura desse post… Um campo todo coberto por maravilhosos girassóis! E para a minha surpresa,  esse campo fica localizado aqui mesmo no estado do Rio de Janeiro, em um município do litoral norte fluminense, chamado Rio das Ostras.

             O cultivo de girassóis é praticado nas regiões sul e centro-oeste do Brasil. Mas aqui, no estado do Rio de Janeiro, é uma grande e boa novidade! 

           Foi realizado neste ano que passou, em caráter experimental , o plantio de girassóis  em pequenas propriedades de Rio das Ostras. A semeadura foi iniciada em maio, e em alguns meses depois, os lindos girassóis superaram as expectativas iniciais em produtividade!  Os técnicos esperam com isso um alto desempenho  na qualidade de óleo daí extraído.

                         E o mais interessante é que os novos campos de girassóis fluminenses, já estão virando um ponto de atração turística para agricultores e turistas que visitam esta bela cidade litorânea. Muitos carros param na beira das plantações, para apreciar a sua beleza e tirar fotos.

            E hoje, fiquei aqui em casa, observando os nossos “bebês” girassóis, e refletindo sobre os acontecimentos difíceis dessa semana que passou.  Tempos dramáticos, de lágrimas e de dor para o povo fluminense da região serrana. Mas o germinar daquelas pequeninas sementes, de alguma forma,me trouxeram um novo ânimo… E vi no sorriso do meu filho, por detrás daquela estória dos girassóis, um futuro melhor, e a mensagem maior de que a esperança sempre brilha à nossa frente…E mesmo quando julgamos tudo difícil demais, ela pode aparecer diante de nós… Num sorriso de criança ou mesmo disfarçada em um singelo girassol.

        Meu abraço cheio de girassóis pra todos!!!

        Para quem gosta de girassóis: Outras imagens e mais informações, podem ser encontradas no blog Biodiesel Enzimático, de onde tirei material para este post. Vale à pena passar por lá.

      E ainda, para quem quizer ajudar às vítimas das chuvas do Rio de Janeiro, é só passar no blog “Reencontrando as palavras”, onde há uma lista completa para os locais de recebimento de doações de todo o Brasil. (http://reencontrandoaspalavras.blogspot.com/2011/01/melhor-dar-do-que-precisar-receber.html) Seja mais uma mão amiga!

Sobre msgteresa

carioca da gema,casada , mae integral, biologa , amiga das plantas e dos bichos...Aquela que e romantica, gosta de poesia,de musica, vive a volta dos livros... Ama as viagens reais e imaginarias... Vive a aventura de morar com sua familia num recanto especial do Rio de Janeiro, entre a graciosidade da natureza e a dureza da cidade...Aquela que ainda acredita num mundo melhor!
Esse post foi publicado em natureza/flores, Nossa casa e marcado , . Guardar link permanente.

15 respostas para As Sementes de Girassol

  1. chica disse:

    Adoro girassóis e claro, adorei esse post! Quanto ao Rio, que tragédia!!
    Uma pena!

    um beijo,tudo de bom,chica

  2. Tina disse:

    Cada vez mais temos encontrado campos de girassóis por aqui no sul de Minas, são realmente muito bonitos, e já tive a experiência de parar o carro para admirar e tirar fotos… um pensamento encontrado na net…
    “Escolha focalizar o melhor lado das coisas, assim como um girassol escolhe sempre estar virado para o sol! ”
    Que voce tenha logo um canteiro de girassóis alegrar seu jardim…
    beijinhos
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

  3. anabela disse:

    Gosto de girassóis. Quando plantados em grande quantidade dá um visual lindo e acabam atraindo os pássaros. Quando era menina lembro-me que meu pai sempre plantada alguns para ter as sementes para o papagaio comer. Naquele tempo não se encontrava-as tão fácil como hoje.

  4. Flora Maria disse:

    Que maravilhosa essa imagem do campo de girassol !
    Alimenta nossa alma com a alegria do amarelo-luz, prenunciando dias melhores que virão, pois após a tempestade sempre vem a bonança.

    Beijo

  5. patricia disse:

    Oi Teresa! Eu adoro girassois! Aliás, eu gosto de todas as flores, já deu para perceber, né? Aqui em casa tb pegamos as sementes do passarinho, são as que brotam mais facilmente. Pelo menos na nossa experiência.
    Quanto ao livro Orgulho e Preconceito e Zumbis é muito legal mesmo, acho que ele vai gostar. Se ele estiver comigo, eu posso te emprestar! Vou dar uma olhada na minha prateleira e ver se já não está emprestado, ok?
    Um abraço e boa semana!

  6. rosana sperotto disse:

    Ô, querida, tenho lembrado tanto de vocês, aí pertinho de todo esse sofrimento que chega a parecer ficção. Mas, sim, os girassóis anunciam dias de alegria ensolarada que ilumina projetos de reconstrução, de renascimento. Já leste “O Jardineiro que tinha Fé”? Lembrei dele agora, vendo os brotinhos devolvendo esperança. Que o amarelo seja a cor que nos guie com entusiasmo nesse verão que vem mostrando a resposta da Mãe Terra aos maus-tratos que tanto sofre. Beijo!

  7. MARIA LUIZA disse:

    Oi Tereza,
    a esperança não pode morrer!!!!
    Nunca!!!
    Seu post retratou muito bem a idéia da simplicidade de uma criança que mesmo sem consciência do gesto, planta sementes de girrasol e um dia…
    Elas brotam, e começam a crescer!
    É a esperança….
    Somos todos como teu filho plantando girassóis!
    Somos guerreiros da esperança!
    E como um vaso , no caso uma cuba, quebrado, somos assim nós também, sempre prontos para a restauração e a transformação em um novo ser, bem melhor que éramos antes…
    Alguns sinais sempre ficam!Fazem parte da história que na memória nos fazem mais fortes!
    Vc entendeu também exatamente o que queria mostrar na história da cuba…
    Muito mais que uma economia ou um gesto ecológico ou artístico, a restauração da cuba foi um ato simbólico da luta pelo sonho, do “não desisto” !
    Sempre que olhar pra ela vou lembrar que a esperança não morre!!!
    Acho que o blog devia chamar assim:
    “Eu quero e quero….uma casa no campo!”

    Beijos querida!

    beijos brasileiríssiinhos pra ti! rsrsrs

  8. MARIA LUIZA disse:

    ops….. brasileiríssimos!!!!

  9. msgteresa disse:

    Queridas amigas!
    Vocês não imaginam o conforto que sinto na minha alma, ao ler os doces comentários de vocês! Muito obrigada pelo carinho!
    Acho que todo o Brasil está sofrendo com as imagens difíceis da última semana. E todos aqui, estamos ainda muito tristes. Mas também sei que uma grande corrente solidária foi levantada, e que muitas vidas desoladas serão amparadas. Há muito por se fazer e reconstruir… Mas lembrei de uma frase que li sobre o povo das terras altas da distante Escócia ( os “Highlanders” ) que diz: ” Quando não sobrar nada, que não nos falte a coragem!” E eu acrescentaria: Que nunca nos falte a esperança! Pois ela é a força motriz que nos faz olhar para a frente, e preserva a nossa alegria de viver. E com certeza, ela vem do coração de Deus para os homens!

    Assim como os girassóis procuram a luz brilhante do astro rei, nós também estamos sempre à procura de novas esperanças, que nos tragam algum consolo e nos mostre novos caminhos para trilhar… E que em cada singelo novo dia, desse novo ano, sejamos como essa maravilhosa “flor”!
    Que Deus abençoe a cada uma de vocês com imenso amor!
    Beijo no coração de todas!!!!
    Teresa

  10. Lucinha disse:

    Teresa,

    Eu amo girassóis, mas por incrível que parece, ainda não os plantei. Sempre esqueço de comprar as sementes.
    Quando você fala do seu David, eu me lembro do meu neto Gustavo, que esteve aqui me visitando há poucos dias atrás, mas já voltou pro Brasil.
    Ele me incentiva muito nessas coisas. Enquanto limpávamos o jardim, ele me deu várias ideias.rsrs Pena que não deu tempo de nos a colocarmos em prática, pois ele ficou apenas 20 dias, 10 desses, nos viajamos.
    Ele deixou umas sementes de ameixa, e me pediu pra plantá-las. Vou ver na net a melhor forma de fazer isso, pois quero guardar essa lembrança dele.
    O sorriso de uma criança, expressa muitas coisas boas, ou muitas vezes, apenas um olhar.
    Que os girassóis alegrem nossas vidas.
    Beijos

  11. janaina da silva disse:

    Parabéns pela imensa criatividade! adoro ver todas essas fotos e lê os seus comentários, és muita sábia e dar gosto de ver a sua alegria junto a sua família. beijos janaina us airwais!

  12. Pingback: Surpresas da primavera! | se essa lua fosse minha

  13. Lindo!!! Tenho jardins em casa, mas nunca pensei em cultivar girassol assim. Tive um, mas morreu. Conheço o lugar em Rio das Ostras e tenho várias fotos de lá, olhe no meu blog de fotografia: pattyestaky.blogspot.com
    Parabéns!!!

  14. maria ines de souza disse:

    Adorei saber sobre os girassóis! De todas as flores,eles são os que mais me encantam…Moro no litoral de São Paulo…Em Itanhaém (litoral Sul) sabe dizer se posso cultiva los neste solo? Muitas felicidades a você..Sol,milhares e milhares de girassóis em nossas vidas…grande abraço…

  15. Emanuela Nunes de Oliveira disse:

    AAAiiiiiiiii que gostoso, esse mês de setembro cada dia que vou ver minhas lindas filhotes no quintal entro em casa com um jarro, cheio de flores… vão abrindo uma a uma, especies por especies todas em seu tempo… nossa primavera esta abençoada!!! BEIJOS! amo esse cantinho e minha mãe se encantou com seu carrinho de mão de madeira, achou fabuloso, um charme!!!

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

