A árvore da pátria: o pau brasil

            Não sei se já comentei isso antes por aqui… A minha rua está em obras!

           Mas não pensem que tudo apenas se trata de uma simples “obrinha” de reparos, dessas que não costumam trazer muitos transtornos…Não é não.  Na verdade tiveram de retirar todo o calçamento de paralelepípedos, para dar lugar à um imenso e interminável canteiro de obras… Que ninguém sabe quando vai realmente terminar! Mas tudo bem… Se é para o bem de toda a comunidade, só nos resta ter paciência  e esperar por melhores tempos que virão…

                 Nem me lembro mais de quando, precisamente, os homens da prefeitura do Rio de Janeiro chegaram, munidos com seus fabulosos tratores e máquinas escavadoras … Muitos tubos vieram para serem inseridos por debaixo da terra, para melhorar a nossa rede de esgoto e evitar prováveis e incertas enchentes das redondezas. Desde alguns meses, tivemos de travar constantes batalhas contra a cruel poeira que invadia as casas e causava desconforto à muita gente… Quando o sol castigava, sair à rua era como se a gente estivesse num grande deserto empoeirado… Quando a chuva  derramava as suas águas , tudo virava um enorme lamaçal pantanoso… E estamos resistindo à tudo isso bravamente! E como carioca gosta de cultivar o bom humor, a gente acabava rindo das nossas próprias desventuras, perdidos nessa rua com jeito de canteiro arqueológico… Meus filhos ficavam sempre perguntando, se algum dia os operários iriam encontrar um “fóssil de dinossauro” (Rs … ) !

               E o que essa longa explicação tem a ver com o famoso “pau brasil” ?  Calma, que eu explico… Depois de refeitas as calçadas ( durante longos meses ficamos sem elas!) , à pedido de alguns moradores de “alma ecológica”, os operários fizeram canteiros para o plantio de novas mudas de árvores. É claro que também pedimos que fizessem dois pequenos canteiros na nossa calçada … Estamos sonhando em plantar mudas de ipês,  para enfeitar esse nosso cantinho de rua.

               E foi à partir daí que conhecemos um vizinho que é paisagista e defensor das causas da natureza…Ele já havia plantado algumas mudas de árvores no nosso lado da rua (inclusive alguns ipês!) e resolvemos ir conversar com ele sobre esse assunto… A casa dele se assemelha à um horto, repleta de plantas e cercada pela beleza da mata ao redor.  Ele tem a paixão de um botânico, e nos fala com carinho, sobre o seu cantinho e as suas plantinhas… Ele é uma pessoa que vive conforme as idéias em que  acredita. Eu e meu marido ficamos contente em conhecê-lo. E foi na casa desse homem,de alma verde, no seu refúgio  ecológico, que vi a sua pequena àrvore  de pau brasil… E me tocou o coração lembrar,diante daquela árvorezinha indefesa, que a sua espécie famosa, que deu origem ao nome do nosso país, está em vias de extinção… Gente, como pode ser isso?  Uma árvore nativa e cuja madeira foi primordial no início de nossa História como um país, está quase desaparecendo desse mundo… E quem vai se lembrar disso?

       Essas imagens acima mostram o pequeno pé de pau brasil e o detalhe das suas folhas. Foram tiradas lá na casa “horto” do nosso vizinho .

            Só para relembrar a antiga História do nosso país… Logo que  os primeiros colonizadores europeus chegaram por essas terras ( portugueses e franceses) fizeram do tronco do pau brasil a sua grande fonte de renda. As propriedades químicas do caule avermelhado dessas árvores,fornecia a tinta necessária para colorir as roupas dos europeus… O negócio era tão lucrativo que havia até o chamado “tráfico  de pau brasil”, onde portugueses e franceses disputavam a exploração dessas árvores nativas. Com o passar de todos esses anos de exploração madereira e destruição das florestas nativas, o pau brasil foi ficando com a sua população bem diminuída( concentra-se agora na área preservada próximo à Porto Seguro , na Bahia )… E se encontra atualmente, no triste e penoso caminho da extinção!

                       A imagem acima mostra um dos mapas mais antigos do Brasil ,onde estão em evidência as árvores de pau brasil.

      Esta foto de pau brasil vem de um site da internet, e mostra um pau brasil que foi plantado na cidade.

        

     Numa tentativa de conservação da espécie, muitas árvores de pau brasil estão sendo plantadas em áreas urbanas.

 

  Acima, flores e sementes do pau brasil…

            Caesalpinia echinata é nome científico do nosso brasileiríssimo pau brasil. Seu tronco,galhos e frutos são dotados de muitos espinhos. Mas nem esse fato pôde diminuir à voraz destruição de suas árvores.  A impiedosa lista de espécies em extinção demonstra isso, com seus terríveis dados estatísticos.

             Mas nem é preciso procurar essa lista para se ter uma noção do que realmente acontece… Afinal, quem de nós pode dizer que vê um integrante dessa espécie por aí, todos os dias?  Eu mesma me admirei quando vi essa pequena representante de pau brasil na casa do nosso  vizinho…

             E nesse tempos de mudanças políticas, com uma nova presidente na direção de nosso país, temos de ficar atentos às muitas possibilidades desse novo contexto, em que buscamos um país mais digno para os brasileiros….Sim, há muitas coisas a serem feitas pelo nosso povo simples e lutador… Muitas mudanças ainda são necessárias para a consolidação de uma nação  com um futuro melhor para todos…

              Mas também não podemos esquecer do nosso nobre pau brasil e de outras árvores, e tantos outros seres, que se encontram na direção da cruel extinção . Porque acima de tudo, eles fazem parte do “tesouro biológico” do nosso país e de suas futuras gerações.

       Meu grande abraço carinhoso pra todos vocês, queridos amigos ,que com certeza , sonham com um futuro melhor para todos !

      Para mais informações acesse: http://www.arvores.brasil.nom.br/paubras1/index.htm

About these ads

Sobre msgteresa

carioca da gema,casada , mae integral, biologa , amiga das plantas e dos bichos...Aquela que e romantica, gosta de poesia,de musica, vive a volta dos livros... Ama as viagens reais e imaginarias... Vive a aventura de morar com sua familia num recanto especial do Rio de Janeiro, entre a graciosidade da natureza e a dureza da cidade...Aquela que ainda acredita num mundo melhor!
Esse post foi publicado em árvores da nossa flora, Nossa casa, reflexão sobre o nosso cotidiano, Rio de Janeiro e marcado , , , . Guardar link permanente.

22 respostas para A árvore da pátria: o pau brasil

  1. Oi Teresa bom dia! Arvore nativa que nao vemos mais nas florestas, eu mesmo só vi as plantadas, falar mais o que né.. abraços!

  2. Tina disse:

    Oi amiga querida

    Ha algum tempo atráz tive muita vontade de plantar com os “netinhos” algumas mudas de árvores que estão em extinção, e uma delas seria o pau-brasil…mas não encontrei, aliás uma pessoa queria me vender um , mas como não conhecia direito fiquei com medo de comprasr gato por lebre rsrsrsrsrsrs
    Fui no IEF de uma cidade aqui perto, me enrrolaram…agora lendo sua postagem, a vontade reacendeu…filho mais velho trabalha com topografia, e vai muito ao IEF de Poços de Caldas, vou ver se ele me ajuda, quero plantar pau-brasil…decidido, vou lutar por isso, nem que seja uma árvorezinha só.
    Acho que o governo deveria ajudar mais neste sentido…por aqui pelo menos não ajuda em nada, só enrrola a gente.
    beijinho querida
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

  3. MARIA LUIZA disse:

    Oi Teresa,
    ganhamos uma muda de pau brasil….
    Ela está com uns 40 cm e vou plantar lá na casinha!
    Quanto tempo demora pra ela se tornar uma ávore “adolescente” ????

    PS Adoro passar aqui no seu cantinho verde!!!!!!Q delícia!!!!!
    bjs

  4. anabela disse:

    GOSTEI DAS INFORAMÇÕES! TEM UM SELINHO PARA VOCÊ NO MEU BLOG.

  5. Maria Rita disse:

    oi amiga..como foi de fetas?Espero que bem e com saúde!!
    Não foi desta vez que eu ganhei o quebra-cabeça!!Snifff…mas parabéns a vencedora!!
    Fiquei com uma curiosidades..aquele gingerbred man é enfeite, ou é de comer mesmo?rsrs..deu uma vontade!!

    Amiga..aqui pertim de minha casa em uma praça, tem várias árvores de pau-brasil e outras espécies tbm..pena que pau-brasil é mto frágil, seus galhos quebram com um vento mais forte.Tem pessoas que nem conhecem, é uma pena né?
    Estas flores estão lindas!!

    beijos
    Mª Rita(Janelas e Caminhos)

  6. Teresa querida
    To aqui na casa da minha mãe de férias, marido vai viajar, espero que minha mãe não nos expulse pois os meninos quebram tudo por aqui, sofro rs
    Coisa preciosa esse seu vizinho, tb adoro conhecer gente assim, gente que ama as plantas é com certeza de bom coração!
    Gostei da aula de botânica, tava destreinada, bióloga de araque que sou rs…
    beijo e paciência na reforma daí!

  7. patricia disse:

    Oi Teresa!
    Eu tenho um pau-brasil! Foi uma das primeiras árvores que plantei quando comprei o meu “cantinho no meio do mato”;) Bom, não era mato até eu me mudar pra cá!!! Voltando ao pau-brasil, ele já está maior do que eu, mas ainda não deu flor.
    Que legal ter vizinho com consciência ecológica. Outro dia estava vendo diversas calçadas sem nem um espacinho para plantar árvores. Depois as pessoas reclamam de calor, enchentes…
    Há uns dias atrás ganhei uma árvore de um vizinho: caroba. Pensando melhor, acho que vou fazer um post sobre o assunto;)
    Quanto aos livros: então você é leitora compulsiva como eu! Eu geralmente leio entre 4 e 6 livros ao mesmo tempo, é bem como você falou, vou alternando entre um e outro. Geralmente os de contos ficam na cabeceira, para uma olhadela rápida antes de dormir.
    Bj e bom final de semana!

  8. chica disse:

    Adorei teu comentário por lá. muito coerente e verdadeiro.tantas vezes não temos paci~encia de esperar…

    Gostei muito dessa tua postagem ede saber mais sobre essa linda árvore, tão nossa!!! E que coisa boa um vizinho como o de vocês… beijos,já te linkei, com teu nome…beijos,chica

  9. Flora Maria disse:

    Excelente postagem, Teresa !
    Completas informações e belas imagens !

    Aqui no Parque das Águas temos um Pau Brasil que foi plantado pelo Getúlio Vargas, há muitos anos atrás. Tem até a placa indicativa do ato ! Mas nunca vi suas flores…

    Beijo

  10. rosana sperotto disse:

    Bom dia, querida! Que delícia começar a semana nessa “onda verde” que sempre encontro aqui. Gostei de encontrar flores gêmeas das minhas no teu jardim próspero e também da aula sobre a árvore brasileira tão injustiçada, né? Acredita que aqui na cidade, fizeram até uma cerimônia para o plantio de um pau-brasil, e tempos depois, viram que a tal arvorezinha não se tratava da espécie? Pequena mostra da falta de preparo que infelizmente ainda norteia o trato com a natureza. Um linda semana aí, no verão carioca que deve estar bombando de calor, né? Beijos!

  11. GANHEI SEMENTES DE PAU-BRASIL E GOSTARIA DE PLANTA-LAS ,MAS ME DISSERAM QUE NÃO NASCE , COMO FAZER PARA ELAS GEMIRAR , ELAS SÃO DE COR VERMELHA E PODE SER PLANTADA EM VASOS E ELA CRESCE MUITO

  12. Lourdeca disse:

    Nesta data quero lhe deixar todo o meu carinho. Desejando-lhe que cada vez mais as bençãos de Deus recaim sobre você e os seus, que seus sonhos sejam sempre renováveis, e realizáveis. Muita saúde, Paz, Alegrias, Carinhos e tudo o mais que houver a amiga tâo especial, que agora redescubro o talento outrora adormecido pela escrita. Felicidades

  13. ygor disse:

    muiiiiiiiiito legal gostei desta arvore

  14. Telma Andrade de Argolo disse:

    Fico muito curiosa para conhecer a flor da árvore do pau Brasil,pois tenho umexemplar na porta da minha casa ,não sei até quando vou poder mante-lo ,mais espero ansiosa pelas flores,ele tem mais ou menos uns seis anos ,será que vai demorar muito para florir?

  15. luzia kubica disse:

    Oi TEREZA PARABÉNS PELA REPORTAGEM!!!
    sou amante da natureza moro em uma pequena chácara na região de Curitiba Pr. e tenho
    duas arvores de pau Brasil, a primeira já tem 4 metros e a segunda com 1 metro e meio.
    Estou anciosa esperando a florada. Ahh… e no tronco de outras arvores cultivo uma grande variedade de orquídeas silvestres, que agora é tempo de florada.
    BEIJOS
    Luzia

  16. vitor madeira disse:

    ola ! boa tarde
    eu amo esta arvore seria possivel me enviar umas sementes para mim?
    um abraco de Paris.

  17. olá vcs podem me dizer como faço pra conseguir mudas da arvore pau brasil gostaria de plantar na minha rua na cidade de santa maria rs

  18. Amei conhecer um pouco mais de você Teresa, do lugar lindo onde mora e em especial amei a história de vida que nos contou de seu vizinho o homem de alma verde, é muito lindo ver tanta beleza junto eu fico presa a sua escrita, suas palavras dá uma paz no coração e acabo esquecendo toda a agitação do dia a dia. Você é fantástica cada dia que venho aqui fico mais apaixonada pelo seu blog e cada vez me sinto mais próxima de você. Na chácara plantei vários pés de Ipê, mas ainda estão novinhos e pequenos, não sei se conseguirei vê-los florir, mas estou vendo gradativamente seu crescimento. A história do Pau Brasil é uma pena… vou lhe contar um acontecimento, que me deixou profundamente triste e irritada, por volta de 1980 na época que eu ainda estava na educação. O Governo do Estado,mandou para cada unidade escolar uma pequenina muda de Pau Brasil, e essa pequena mudinha ficou por algum tempo num cantinho da secretária da escola, eu aí então perguntei, ninguém vai plantar essa muda? A resposta veio imediata, tem coisas mais importantes para fazer do que ficar plantando. Então pedi a diretora que me desse a mudinha que eu levaria para chácara e plantaria lá. A resposta foi…Não posso dar nada aqui, isso tudo é patrimônio do Estado, tudo é controlado. “Respondi”, sim patrimônio… mas ela está morrendo está seca sem uma gota d’agua, se não forem plantar eu gostaria de plantá-la. Mas não obtive resposta. Após algum tempo, a mudinha patrimônio do estado, estava jogada atrás da caixa d’agua da escola, morta. Enfim, não pude retirá-la da escola, das mãos de quem não dá valor a natureza, não pude salvá-la, pude apenas vê-la morta. Muito triste. Bom Teresa como sempre escrevo demais, aqui consigo me soltar, no meu blog ainda estou um pouquinho presa heheheh mas com o tempo vou me soltando. Obrigada pelo seu carinho, não vou desanimar não, o bloguinho já é muito querido por mim, sou uma pessoa sozinha meu filho trabalha e o blog é minha companhia, eu já o amo. Vou em frente e vou buscar outros amigos. Beijos minha super e querida amiga. Desejo a você uma noite tranquila e uma linda quarta-feira.
    Sonia.

  19. Oi,meu nome é Edemar Ferreira moro em Arroio do Tigre (RS)gostei muito das fotos e da explicação sobre essa árvore que é uma maravilha de nossa mata atlântica,parabéns pelo seu trabalho de cultivar e manter ela sempre bonita

  20. karine disse:

    são lindas essas àrvores

  21. Pingback: O “Pau- Brasil” em nosso quintal | se essa lua fosse minha

  22. Sissym disse:

    Teresa,
    Nunca vi a flor, é linda!
    Adorei voltar ao passado e ler este post.
    Beijos

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s