O quadro impressionista

Marie no jardim,1893

            Desde  que o vi…Me encantei por ele!

            Disse pra mim mesma: ” Que quadro mais lindo!”

           E a tela colorida ficava  me ” acenando” lá de um stand de vendas do Aeroporto Internacional Tom Jobim,aqui no Rio de Janeiro. A vendedora prontamente me disse que estavam em liquidação…E que o preço estava pra lá de bom…Talvez uns cem reais nos dias de hoje. Pensei na oferta tão convidativa…E o quadro silenciosamente me chamando… Não deu pra resistir muito e acabei levando-o pra casa. E eu estava feliz como uma criança…

                     Queria colocá-lo de frente para a porta de entrada da casa,mas não deu… E tive de achar um novo cantinho pra ele, uma parte da parede que segue em direção ao corredor dos quartos. Deixei-o alojado bem encima de um pequeno e solitário sofá, cuja cor combina com ele. E , na mesma hora, o lindo quadro iluminou aquele ambiente…

                      Mas eu não sabia ainda quem era o autor do quadro (a vendedora apressada não soube dizer) e muito menos quem era a moça de silhueta suave, que docemente enfeitava a cena do jardim.

                     Passei muito tempo me questionando sobre isso e comecei a pesquisar na internet…Até que um dia, encontrei-o num catálogo de vendas de pinturas!  E acabou o mistério! O nome do autor era o pintor noruegues, mas criado na Dinamarca, Peder Severin Kroyer.

Auto-retrato de Peder Severin Kroyer

            Assim como  Monet , Renoir e tantos outros fantásticos pintores  impressionistas, Kroyer se destacou como um dos mais conhecidos e mais coloridos pintores do seu grupo, a chamada comunidade de Skagen. 

               Muitos pintores nórdicos se reuniam no pequeno e distante vilarejo de pescadores de Skagen, no extremo norte da Dinamarca, e Kroyer era o líder não oficial do grupo. Ele pintou lindos quadros  por lá, retratando a vida local desta pequena vila junto ao mar. E viveu maravilhosos dias de primavera e verão,caminhando por suas praias. 

Peder Kroyer e sua esposa,1899  (as praias de Skagen na Dinamarca)

            Depois de descobrir isso tudo, cheguei a identidade da moça que suavemente está eternizada no belo quadro…Ela se chama Marie e é a bela esposa do pintor. Ele a pintou também em outros quadros. E o jardim iluminado certamente é o da  casa deles em Skagen.  

 Marie Kroyer,1890

            O impressionismo foi um movimento artístico que ocorreu no final do século XIX  na Europa. E o nome tem a sua origem  na obra “Impressão, nascer do sol” ( 1872) de Claude Monet, um de seus maiores pintores. O impressionismo  buscava a alegria da luz e do movimento, em forma de pinceladas rápidas que traduzissem o momento. Seus pintores amavam pintar ao ar livre. São muito famosas as pinturas de Monet e de seus jardins.

            Eu mesma já conhecia alguma coisa sobre os impressionistas…Mas nunca havia escutado falar de Kroyer  e sua dinamarquesa Skagen!

Mulheres e pescadores em Hornbaek,1875

            Mas sem dúvida, foi a beleza natural do quadro de Kroyer  e a sua doce Marie que me trouxeram até aqui. Impossível não gostar deste quadro tão impressionista na sua alma,que nos leva a entrar como um visitante ilustre neste suave jardim.

Outro lindo quadro de Kroyer: As meninas Benzon,1897

            E fico até hoje encantada com este nosso quadro impresionista e o seu jardim florido… E enquanto a vida passa com todas as suas águas imensas, a doce Marie sempre estará ali, sentada, lendo , e aquecendo os corações de todos que a veêm…

O quadro de Kroyer, Marie e seu jardim, na parede da nosa casa ( 2010)

Sobre msgteresa

carioca da gema,casada , mae integral, biologa , amiga das plantas e dos bichos...Aquela que e romantica, gosta de poesia,de musica, vive a volta dos livros... Ama as viagens reais e imaginarias... Vive a aventura de morar com sua familia num recanto especial do Rio de Janeiro, entre a graciosidade da natureza e a dureza da cidade...Aquela que ainda acredita num mundo melhor!
Esse post foi publicado em Admiráveis artistas, mar/praia, natureza/flores, Nossa casa e marcado , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para O quadro impressionista

  1. Ah que lindas pinturas! Sabe, eu tb adoro pintura impressionista, e quando sulteira comprei um livro lindo com gravuras de monet, que sonhava deixar na mesinha de centro da sala de estar, mas com esse criançada aqui nunca ousei deixar amostras, pois eles não tem só, pintam mesmo ahahahah Vi seu jardim aí embaixo, teresa, vc mora no paraíso mesmo hein? muito lindo! gde beijo

  2. katia disse:

    Teresa,esse quadro não está com você por um acaso da natureza,a doce Marie, a bela que está no quadro nos transmite muita paz,amor,carinho e suavidade assim como você! e tem até a sua semelhança fisíca.O olhar cativante,o sorriso largo e bonito,a pele bem clarinha,algo inexplicável ,mais a semelhança clara e evidente.Lindo quadro mesmo.E você sempre doce e meiga.Beijos

  3. msgteresa disse:

    Cynthia:
    Aqui em casa nao e muito diferente nao… Os meninos pintam e bordam tambem…( Rs…) ! Pelo menos, o quadro fica na parede,ne? Um pouco fora do alcance de algumas maozinhas arteiras… ( Rs… )
    Muito obrigada querida, pela sua adoravel visitinha!
    Beijinhos pra voce e os teus fofinhos !

    Katia:
    Fiquei ate emocionada… Eu realmente gostei desse quadro desde a primeira vez que eu pus os olhos nele!
    Ai,ai… Quem me dera ser parecida mesmo com a Marie… Ela parece ter sido uma pessoa tao bonita e cativante… Sabia que ela era pintora tambem?
    Eu fiquei imaginando a vida desse grupo de pintores la da distante Dinamarca… Imaginei os veroes e as doces primaveras que passaram em Skagen…
    E o mais incrivel e a gente poder viajar nesse tempo atraves das lindas pinturas que eles deixaram!
    Muito obrigada, minha querida, pelas tuas palavras tao carinhosas e que iluminaram ainda mais o meu dia… Eu nao sou isso tudo nao…(Rs… ) Mas fico contente em saber que eu passo sentimentos positivos pras pessoas…Voce tambem e uma pessoa bonita,especial e carinhosa!
    Beijos pra ti e as princesinhas!

  4. Tina disse:

    Muito lindo!
    e a maneira que voce o encontrou e comprou…a sua paixão à primeira vista…sua pesquiza para encontrar o autor…decididamente este quadro foi feito pra voce…
    Que alegre sempre a sua casa e os seus dias…
    beijinho
    Tina (Sonhar e Realizar)

  5. Paula Frade disse:

    Estive a ver televisão e vi um programa sobre a biografia do pintor! Apaixonada pela sua obra fui fazer uma pesquisa!
    Eu sou de Portugal! Professora de arte!
    Quando diz que deu 100 reais pela tela …. pergunto-lhe?! É verdadeira???!
    É que se for, acredite que tem uma pequena fortun em casa e fez um grande investimento! Conseguiria vender a tela por um valor muito superior!!!!! Felicidades!

Deixe aqui o teu comentário... Vou adorar! E muito obrigada pela tua gentil companhia!

